II etapa regional do Try On Adventure Meeting ? Sul Brasilis acontece na região dos cânions

Por Redação - 15 Ago 2006 - 21h43

Anderson Roos divulgou nesta segunda-feira os números da aguardada corrida de aventura Try-On Sul Brasilis / O Caminho dos Canyons. São 142 corredores inscritos para a prova deste próximo Domingo, com largada marcada para as 8 horas da manhã no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município de Praia Grande, no extremo sul catarinense.

Na principal categoria, Expedição, a organização contabilizou 22 quartetos e 8 duplas, enquanto na Aventura, indicada para os iniciantes, somaram-se 6 quartetos e 7 duplas. Todos os quartetos são mistos, com um integrante do sexo oposto. Apesar desta prova pertencer ao circuito catarinense, os gaúchos são maioria, com 70 atletas inscritos: "Pela proximidade, os gaúchos foram mais numerosos nesta etapa. Atribuímos às más condições da BR 101, no trecho sul, a principal causa da baixa adesão de equipes de SC e PR", constatou Anderson após fechar o balanço de inscrições. Os catarinenses quase empatam, com 68 representantes, e os paranaenses com 4, sendo que 12 atletas são locais de Praia Grande.

O percurso passará por trilhas, cachoeiras, rios, estradas íngremes e pedregosas, além, claro, dos majestosos canyons da região, que chegam em alguns pontos aos 1000 metros de altura! O desafio será dividido em trechos de mountain bike, trekking, canoagem em ducks (caiaques infláveis), rapel e orientação.

Duzentos alunos assistem palestra sobre Turismo de Aventura - Escola Estadual Bulcão Viana, segunda-feira, 19h15: pátio vazio e trovões anunciam temporal. Mesmo assim, o Diretor da Escola, Arlindo Teften, o Professor de geografia Rodrigo Rosa e o incansável Samuel, nosso montador de palco, ajudam a acomodar o duck e a bike na parede, esticar o telão e ajustar o projetor e os fios dos aparelhos. O cenário está armado, bate o sinal.

São Pedro segura as pontas e só mandaria a enxurrada na madrugada. Pontualmente às 19h50 o pátio do coração da Escola encontra-se lotado; estudantes do ensino médio, de 15 a 18 anos, se amontoam em meio a um burburinho animado e olhares curiosos. Foi só apagar as luzes apertar o Play e o silêncio tomou conta. A primeira imagem do estado de Santa Catarina surgiu e pontos espalhados no mapa indicavam os destinos de turismo de aventura. Começou a sonzeira. Imagens de ação se entrecortam com passagens, falas e água, no distante rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz. Caiaques infláveis guiados por turistas entusiasmados desafiam corredeiras de até 4 metros de altura! Batem e rodopiam entre pedras e degraus de água e descem sambando rio abaixo... Este vídeo do site aventura.info mostrava, ali no pátio da Escola, por primeira vez a estes filhos de colonos, plantadores de arroz, banana e fumo, a adrenalina do rafting em corredeiras, que por hora nas corredeiras de Praia Grande, só foram vencidas através do bóia-cross.

Terminado o vídeo, o professor de Geografia Rodrigo Rosa, querido pelos alunos também por ser um experiente guia de turismo, assume o microfone e faz uma introdução apresentando-nos e dando boas-vindas ao projeto e à corrida de aventura do próximo Domingo. Ressalta a importância da região para o segmento e convida a todos a participar dos roteiros de aventura já praticados na região, descrevendo-os um por um.

Em seguida o jornalista Andrés Baró passa ao comportado público dados sobre o crescimento do Turismo de Avenutra no Brasil e no Mundo, e chama a atenção sobre a vocação natural do município para este tipo de atividade. Convida os jovens do município a conhecer esta nova e promissora ferramenta de trabalho. Um novo projeto de vida pode ser vislumbrado em Praia Grande, no lugar da incerteza e dificuldades da caótica vida nos grandes centros urbanos.

O turismo de aventura atrai um público qualificado, de alto poder aquisitivo que traz desenvolvimento econômico e social. E os fantásticos canyons da região sem dúvida fazem deste lugar um destino de aventura único em todo o Brasil.

A palestra temática leva aos jovens de diversas localidades do Estado de Santa Catarina belas imagens, ação, roteiros de aventura e, sobretudo, uma injeção de ânimo no setor turístico. Em Praia Grande, a continuidade deste trabalho será dada por uma forte parceria entre a Escola, a APCE (Associação de de Condutores Locais de Ecoturismo), empresariado local e prefeitura. Juntos têm a missão de levar os jovens praiagrandenses a conhecer e experimentar os diversos roteiros de turismo de aventura da região, através de aulas de campo e do incentivo com equipamentos e infra-estrutura para as práticas dos esportes de aventura.

Concluindo a palestra foi mostrada primorosas matérias da SPORTV e BAND SPORTS sobre outras etapas do Circuito Catarinense de Corridas de Avneutra. Doze vagas serão sorteadas entre os alunos da escola para a corrida de aventura Try-on Sul Brasilis / O Caminho dos Canyons. Eles competirão na categoria iniciante, e por 30 km vão explorar e conhecer melhor as trilhas e rios da sua terra.

Redação
Por Redação
15 Ago 2006 - 21h43 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais