Paletada Adventure será realizada na Ilha dos Frades

Por Redação - 22 Ago 2006 - 17h12

Prepare-se para a prova a próxima etapa da Paletada Adventure. Nesta etapa, válida também pelo CNA – Circuito Nordestino de Aventuras, a SubZero Esportes de Aventura preparou uma prova com o verdadeiro espírito expedicionário, onde a auto-suficiência e a coragem serão fundamentais para o melhor de desempenho da equipe. Remar, andar por vegetações densas sem trilhas e construir embarcações para vencer obstáculos, estes serão alguns dos desafios a serem enfrentados.

Entrevista com Anderson Magalhães – Diretor da prova

O que levou a SubZero preparar uma prova neste estilo ?
“Sempre tivemos vontade de fazer um prova selvagem. Somos aventureiros e gostamos de trilhar o desconhecido, tenho certeza que será uma experiência única para os participantes e para nós organizadores.”

Qual o nível de auto-suficiência que será exigido nesta prova ?
“Cada equipe deverá se preparar para ser auto-suficiente, não será possível encontrar muitos lugares para a compra de suprimento e nessa prova não disponibilizaremos caixa de apoio. Será uma prova roots!”

Um prova em uma ilha, essa promete ser uma prova bastante molhada ?
“Alguns paleteiros haviam comentado que gostariam de uma prova com remo, só estamos atendendo a pedidos. (risos)”

Jungle Trekking, fale um pouco dessa modalidade.
“Nas competições que montamos procuramos elevar o nível técnico da navegação ao máximo. Nesta prova resolvemos inovar colocando alguns trechos de navegação por matas densas e sem trilha, esse é o Jungle Trekking. Acreditamos na qualidade técnica de nossos atletas, essa só vai ser uma diversão a mais.”

O local escolhido para a concentração da prova foi um pedaço do paraíso, a Ilha dos Frades na praia de Paramana, localizada na Baía de Todos os Santos. Com apenas 6 km de extensão e situada praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades apresenta paisagens lindíssimas, apesar de ser uma das menores ilhas da Baía. Segunda a lenda, a ilha recebeu este nome depois que os índios tupinambás assassinaram dois frades, que foram para a ilha com o objetivo de catequizá-los.

Considerada reserva ecológica desde 1982, possui a forma de uma estrela de 15 pontas e apresenta belas praias, coqueirais, montanhas, lagos, cachoeiras e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com a existência de árvores nativas, inclusive o pau-brasil.

Existe na ilha uma pequena vila, conhecida como Vilarejo de Ponta de Nossa Senhora, na qual moram apenas 45 pessoas. Suas praias maravilhosas, com águas límpidas e cristalinas, excelentes para a prática do mergulho, são marcadas também pela presença de vários monumentos históricos coloniais, como as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII (de onde se tem uma linda vista da praia), a Igreja de Nossa Senhora do Loreto construída no século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, o Farol, situado no morro atrás da Praia de Ponta de Nossa Senhora, as ruínas de um lazareto, as ruínas de um armazém, onde os escravos ficavam de quarentena, as ruínas de um entreposto, onde os escravos eram colocados para engordarem antes de serem vendidos e as ruínas de uma casa de farinha.

Outras praias também fazem parte da ilha como a Praia da Costa, Praia do Torto e a Paramana, essa principal vila da ilha.

O acesso à Ilha dos Frades é realizado a partir da Ilha de Madre de Deus, onde se pode atravessar em barcos alugados até Paramana ou Ponta de Nossa Senhora. O tempo de travessia é de aproximadamente 15 minutos.

Mais informações: www.paletada.com.br

Redação
Por Redação
22 Ago 2006 - 17h12 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais