Com o objetivo de comemorar a Semana do Soldado, incentivar a prática desportiva e realizar a integração entre entidades civis e militares, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, realizou a I Corrida de Aventura “Brigada Niederauer” no dia 19 de Agosto de 2006.
As equipes foram constituídas por 04 integrantes, sendo 03homens e 01 mulher, que desenvolveram diversas atividades desportivas, objetivando principalmente a união, o espírito de corpo e a plena integração do homem com a natureza da região central do estado. Participaram da atividade 15 equipes, sendo 12 militares e 03 civis.
Por ser a primeira competição de corrida de aventura, organizada pelo comando da brigada as inscrições foram limitadas às unidades militares e entidades civis de Santa Maria convidadas.
Os atletas realizaram as seguintes modalidades: Mountain bike, Trekkimg, Técnicas verticais (rapel), Canoagem(barcos militares), Tiro (ar comprimido), Basquetebol (lance livre), a distancia total da prova foi de 40 km. A equipe vencedora geral foi a Vanguardeiro que representou o 1º Regimento de Carros de Combate-1º RCC.
Relato do Navegador da equipe vencedora da corrida. (Marcio Guerra)
Chegamos no local de partida às 6:30 da manhã onde antes da solenidade de abertura do evento foi realizada a inspeção do equipamento obrigatório e recebimento dos mapas e cartão de picote. Foi informado na reunião no dia anterior que trocaríamos de mapas 4 vezes durante a corrida, o que realmente aconteceu. Os mapas já estavam com os pontos locados e as escalas variavam entre 1:20.000, 1:25,000 e 1:50,000 e usamos também uma foto aérea em um dos trechos.
Às 7:00 horas foi dada uma primeira largada no Circulo Militar onde todas as equipes, já com as bikes e equipamentos individuais, embarcaram em viaturas militares (caminhões) e seguimos em comboio durante 50 minutos até São Martinho da Serra onde seria realizada nova largada.
Com um tiro de salva de canhão partimos para o primeiro trecho de 15 km de bike. Pelo caminho encontramos dois tipos de PC's: os identificados com letras de passagem obrigatórias por toda a equipe e os identificados com números. O trabalho em equipe contou muito nessa corrida, no total foram 26 Pcs.
Chegamos no PC A em 2º lugar e aumentamos o nosso ritmo e na primeira troca de mapa, que foi no PC C, chegamos em primeiro lugar. Trocamos o mapa por uma foto aérea e foi aí que os problemas começaram. Abandonamos a estrada principal e continuamos pedalando pelos campos e lavouras para chegar no PC D, onde recebemos os barcos. Perdemos um bom tempo nesse trecho, pois errei o caminho na primeira tentativa. Chegamos no PC D em 4ª colocado. O trecho de remo foi muito difícil, pois o barco era enorme e além do peso da embarcação ainda estávamos com as bikes e mochilas. Passamos uma equipe na transição para bike no final do remo e chegamos e 3º no PC E, onde realizamos um rapel de 40 m na taipa da represa Val de Serra.
Voltamos para as bikes por mais 4 km até o PC F onde mais uma vez trocamos os mapas e deixamos duas bikes. Nessa pernada a equipe foi dividida, enquanto eu pegava o PC 7 que ficava em um cemitério abandonado, o restante da equipe continuava até o PC G. Conseguimos passar por mais uma equipe nesse trecho e quando chegamos ao PC G encontramos a equipe que estava em primeiro saindo da prova técnica, que foi arremessos de basquete. Tínhamos 8 lances para converter 4, convertemos apenas 1.
Deixamos as bikes, trocamos novamente de mapas e partimos para o último trecho de trekking. Estávamos 10 minutos atrás da primeira colocada e faltava menos de 10 km para o final da prova. Nesse momento a nossa vontade de vencer falou mais alto, pois treinamos muito para essa prova e conseguimos aumentar o nosso ritmo e mesmo o terreno sendo bastante pesado não paramos de correr nunca. Alcançamos e ultrapassamos a equipe que estava na nossa frente antes de chegar no último PC, onde realizamos mais uma prova técnica: tiro com armas de ar comprimido. Foram 8 tiros para acertar em 4 balões e acertamos 3. Após a prova técnica partimos para os últimos metros até a linha de chegada e comemoramos muito a vitória.
Gostaria muito de agradecer a participação da Leonice, da equipe Caverá de Caxias do Sul, que aceitou o nosso convite. A sua participação foi muito importante para a nossa vitória a sua experiência contou muito.
Agradeço ao Cap Nilo e ao Sgt Mayer pela dedicação nos treinamento, pela compreensão e pela raça durante toda a prova.
Agradeço o Comando da Brigada pela iniciativa e pela organização da 1ª Corrida de Aventura em Santa Maria.
Nossa equipe, a Vanguardeiro, representou o 1º Regimento de Carros de Combate-1º RCC.
Integrantes: Nilo, Guilherme Mayer e Marcio Guerra (Equipe Chimarrão – Santa Maria).
Leonice (Equipe Caverá–Caxias do Sul)
Colocação: 1º Lugar equipe Militar
1º Lugar Geral
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website