Serra das Andorinhas: local histórico na Amazônia é palco para o desafio da Kaluanã Amazônia Extrema

Por Redação - 31 Ago 2006 - 15h40

A Serra das Andorinhas, também conhecida como Serra dos Martírios, no Pará, será o cenário da maior corrida de aventura da região Norte do país, que abriga nossa valiosa Amazônia: a Try On Adventure Meeting – Kaluanã Amazônia Extrema.

Serão 200 km de percurso em meio à diversidade de ecossistemas que a serra apresenta. Os atletas devem ter conhecimentos sobre orientação e navegação com bússola; habilidades nas técnicas verticais (rapel, tirolesa e ascensão); canoagem em águas brancas, mountain bike e trekking – as modalidades envolvidas numa corrida de aventura.

Poderão participar duplas, trios ou quartetos, mistos ou não, apenas na categoria PRO. Mas só as equipes que se inscreverem em quarteto pontuam no RBCA – Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura e no Meeting.

A terceira etapa da Kaluanã Amazônia Extrema acontece entre 22 e 24 de setembro e promete muita emoção e adrenalina num cenário inusitado. A região da Serra das Andorinhas possui uma aura de mistério e de luta. Seu relevo acidentado vai exigir preparo físico dos atletas e a presença de animais e um número significativo de onças, obrigou a organização a inserir duas dark zones (quando a prova é interrompida durante certo período noturno).

Natureza Exuberante - Antiga moradia de povos que deixaram seus registros nas pinturas e cerâmicas, a Serra das Andorinhas é também chamada dos Martírios porque foi o palco da Guerrilha do Araguaia que durou de 1973 a 1975, durante o governo militar. A Serra está situada nas margens do rio Araguaia, também chamado pelos indígenas de “Paraupava” que na língua tupi-guarani significa “água grande e rasa”, em São Geraldo do Araguaia, sul do Pará. Um local onde o cerrado brasileiro se encontra com a floresta amazônica revelando-se como uma das regiões mais ricas do país em termos de diversidade biológica.

O Parque Estadual da Serra dos Martírios / Andorinhas possui uma área de 60 mil hectares e engloba oito ecossistemas; 106 sítios arqueológicos; 5.677 gravuras e pinturas rupestres catalogadas; cavernas; grutas e cachoeiras; 580 espécies de animais vertebrados, dos quais 26 estão na lista de animais em perigo de extinção, como a onça pintada, o gavião-real, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. E para completar diversas espécies vegetais e plantas medicinais. Um verdadeiro tesouro natural e histórico.

Guerrilha do Araguaia - Foi uma guerra silenciosa. Calada pelas mordaças da censura durante o período militar, mas até hoje profundamente marcada na alma dos moradores da região. De abril de 1972 a janeiro de 1975, São Geraldo do Araguaia foi palco de uma guerrilha entre revolucionários e o regime militar. A comunidade, que não tinha nada com isso, se viu envolvida numa teia de morte, tristeza e destruição.

Essa guerra, jamais admitida pelo governo, foi uma grande operação militar desenvolvida pelo Exército, Aeronáutica e Marinha e mobilizou no auge do conflito, 3.200 homens e 12 aviões, incluindo 4 caças de combate T-6, para lutar contra os guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil (PCB), entre eles o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, comandados pelo ex-deputado federal Maurício Grabois.

O movimento foi organizado pelo PCB na ilegalidade, entre 1966 e 1974. Por meio de uma guerra popular prolongada, seus integrantes pretendiam implantar o comunismo no Brasil, à semelhança do que ocorrera na China (1949) e em Cuba (1959).

Os moradores do local, que nem sabiam o que era regime militar ou perseguição política, democracia ou comunismo, sofreram todos os tipos de perdas que estão intrínsecos numa guerra. Hoje se fecham no silêncio. Com o término da guerrilha, o governo rebatizou a Serra dos Martírios como Serra das Andorinhas, para não associar o nome de tão belo lugar à triste guerrilha.

Mais informações: www.kaluana.com

Redação
Por Redação
31 Ago 2006 - 15h40 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais