Neste último fim de semana os atletas Márcio Franco, Gabriela de Carvalho e José Luiz Reginato venceram a terceira etapa do circuito Gaia Adventure - Solo Races. Esta última prova de 2006 aconteceu em Ilhabela, São Paulo, e contou com a presença de 88 competidores.
|
A expectativa era grande durante o briefing no sábado, momentos antes da largada. O tempo não ajudou muito e a forte chuva da manhã fez com que a organização precisasse mudar de última hora os primeiros trechos da prova: os caiaques da largada deram lugar às bikes.
Às 10:20h de sábado os atletas largaram da Praia do Jabaquara. Partiram pedalando direto ao PC4, onde deixaram as bikes e seguiram com os caiaques até o PC2; no terceiro posto de controle estavam os primeiros picotadores (parecido com um PC virtual, serviam para “controlar” os competidores e garantir que todos passassem no local determinado). Durante os trechos iniciais de prova, a liderança se alternou constantemente e ainda não tinha como definir os primeiros colocados.
De volta ao PC 4, era hora de pegar as bikes e seguir com muito fôlego para o próximo posto. Subida, subida e mais subida... O esforço foi grande para chegar aos demais picotadores que estavam no AT. Foi neste momento que a atleta Silvia “Shubi” Guimarães desistiu do desafio: “Estava muito cansada, em uma hora de prova esvaziei meu camelback, quando percebi não tinha mais água. Ou controlava meu cansaço ou navegava, não tive escolha.” O próximo passo era seguir de trekking ao ponto mais alto da prova, o PC6. “Apesar de ser uma subinha curta, foi bem puxado”, descreve Macuco.
No antepenúltimo posto de controle da prova, o sétimo, era só pedalar, passar pelo PC8 e seguir até o teste de habilidades na Praia do Pacuiba. No PC9 todos deviam acertar um alvo utilizando uma zarabatana, instrumento indígena de sopro. Os atletas com boa pontaria receberam um picote da organização e puderam seguir para a chegada, os que erraram, tiveram que descer 500m até a praia para encontrar o picotador.
Após aproximadamente quatro horas de prova, divididos em 12km de trekking, 30km de bike e 3km de remo, o atleta Márcio Franco completou a última etapa de 2006; o segundo colocado foi Marcelo Macuco. Com o resultado, os integrantes da equipe SOS Mata Atlântica garantiram as duas primeiras colocações no Ranking do Circuito, que encerrou a sua edição 2006 em grande estilo. Em terceiro lugar na etapa ficou o atleta Erasmo “Xiquito”.
“Prova em mata fechada, a orientação é o que mais pesa. Tive que usar bastante a cabeça... Dessa vez eu não errei o tiro como em Igaratá, onde também, por afobação, passei duas vezes no mesmo PC”, nos conta Marcinho.
Entre as mulheres, Gabriela de Carvalho, Gisele Volpi e Talita Margonari foram as primeiras colocadas, enquanto José Luiz Reginato, Ramon Valls Martin e Guilherme Figueiredo conquistaram o desafio na categoria máster. A primeira dupla a chegar foi Ricardo Yukio e Gleidson Tavares da equipe INT Loucos, seguidos por Ricardo Bukalil e Clovis Nunes da Extreme e Claudia Vidigal e Roger Marin da Os Parros.
André Iervolino, feliz com o sucesso do circuito, declarou: “A prova foi completa. Quem navegou bem conseguiu abrir vantagem. Este é um esporte de força e resistência, mas quem não soube pensar não teve bons resultados.”
Os planos para 2007 são de acrescentar mais uma etapa no circuito - fazer quatro provas nos cenários paradisíacos de São Paulo e, com o tempo, aumentar o percurso, conforme os atletas forem se adaptando às corridas individuais.
Master
Zé Luiz 4:09
Ramom Vals 4:21
Guilherme Figueiredo 4:36
Feminino
Gabi Carvalho 4:36
Gisele Volpi 6:29
Thalita 6:42
Masculino
Márcio Franco 3:23
Marcelo Macuco 3:54
Erasmo Xiquito 3:56
Mais informações: www.gaiaadventure.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website