Edição de aniversário de 5 anos de Sul Brasilis em Floripa

Por Redação - 14 Set 2006 - 11h26

Cresce a expectativa para a edição de aniversário da Sul Brasilis, em Floripa. Após 5 anos organizando corridas de aventura em Santa Catarina, o atleta e diretor técnico Anderson Roos faz o balanço: 12 provas realizadas, 1035 Km de trilhas, rios, mar e costões. Atletas de toda a Região Sul, além dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e de países vizinhos, como o Uruguai e Argentina, exploraram ao longo destes anos as incríveis paisagens naturais catarinenses e vivenciaram a adrenalina das provas Sul Brasilis.

Concluindo meia década de existência, a Capital recebe novamente mais uma corrida de aventura, desta vez a Try-On Sul Brasilis, etapa Florianópolis, programada para os dias 7 e 8 de outubro. "Estamos contentes em planejar mais uma prova em Floripa; todas as provas que organizamos na cidade batem recorde de inscritos entre iniciantes e atletas experientes", afirma Roos. Na categoria iniciantes, a etapa que se realiza anualmente em Florianópolis sempre é a que mais atrai curiosos e corredores estreantes, que nunca participaram de uma prova multidisciplinar como esta. Certamente é uma forma lúdica e intensa de se praticar turismo na Ilha da Magia.

O esporte está se popularizando com o passar dos anos e, sobretudo, em razão do esforço de organizadores em realizar provas em cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, oportunizando a formação de novas equipes e o desenvolvimento do turismo de aventura em diferentes regiões do estado. Neste ano o Circuito Catarinense conta com seis etapas: Garopaba (Sul), Pomerode (Vale Europeu), Balneário Camboriú (Costa Esmeralda) e Praia Grande (Sul Catarinense), já realizadas; Florianópolis (Capital) e Schroeder (Rota dos Príncipes) marcadas para 8 de outubro e 10 de dezembro, respectivamente. Veja o calendário no site www.naturesporte.org.br

Qualquer um pode participar - Um exemplo que traduz esta promissora aceitação ao esporte, veio da última corrida realizada em Praia Grande, no extremo sul catarinense. Um gerente de pousada, um dono de posto, uma chef de restaurante e uma estudante juntaram-se e formaram o quarteto misto PK ADVENTURE, equipe estreante local que conseguiu chegar em segundo lugar na categoria aventura (iniciantes): "A paisagem do canyon Malacara é ainda mais bonita vista das trilhas!", se admirava a menina estudante Cláudia Aguiar, de 19 anos, que conheceu melhor sua fantástica região e sua potencialidade para a prática do turismo de aventura.

Outro caso de perseverança foi a participação do veterano Ramón Augusto, que com seis décadas nas costas resolveu pôr à prova suas árduas sessões na academia. Com sua nova mountain bike participou de todos os trechos da corrida, com sua colega, a estudante Blanca Engels, e finalizou a prova sentindo-se muito bem, maravilhado com as paisagens que descobriram entre os paredões do município. Seu médico também aprovou, disse que agora exibe um preparo físico de um senhor quinze anos mais novo!

Qualquer pessoa que goze de boa saúde e pratique exercícios regularmente está apto para participar de uma corrida de aventura. É preciso iniciar-se pelo percurso da categoria iniciantes; afinal são 25 Km planejados em trechos de bicicleta de montanha, trekking (caminhada por trilhas), canoagem em rios, lagoa ou mar, técnicas verticais e orientação, que deve dar o rumo correto à equipe. A psicologia assume um papel fundamental também no trabalho de equipe; afinal o quarteto, ou dupla, devem alcançar unidos os postos de controle espalhados pelo percurso e, finalmente, a linha de chegada.

Mais informações: www.sulbrasilis.com.br

Redação
Por Redação
14 Set 2006 - 11h26 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais