A equipe gaúcha de São Leopoldo, Servajão, foi a grande vencedora da 5a etapa do circuito catarinense de corrida de aventura, a Try-On Sul Brasilis, realizada neste Domingo em Florianópolis. O quarteto misto Servajão completou os 64 Km de um radical percurso em 10h38, seguida pela equipe Krakatoa (10h48) de Santa Cruz do Sul, RS, e a Kalango (10h56) de Nova Petrópolis, RS. A melhor catarinense colocada foi a Papa Siri, a primeira dupla a cruzar a linha de chegada com o tempo 10h47. Seus integrantes vieram de Balneário Camboriú e Pomerode.
Cinco minutos após a meia-noite, Roos dá a largada em estilo Le Mans no portal da Try-On Sul Brasilis, colocado em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio da Lisboa. Os 100 corredores da categoria expedição correram por 50 metros de encontro aos 50 caiaques duplos que os esperavam na Prainha. Freqüentadores dos bucólicos barzinhos e restaurantes do bairro se deliciaram assistindo a fantástica largada de camarote. Vestidos de cores, capacetes, salva-vidas e mochilas, os competidores se aglomeraram na beira do mar atrás dos remos, empurrando seus caiques no mar. As brilhantes luzes dos head lamps foram sumindo aos poucos no mar escuro, que por estar nublado não recebeu a luz da lua-cheia desta agitada noite em Floripa.
Os corredores remaram para o norte por 6 km pelo mar, até a entrarem pela foz do rio Ratones. A remada aqui era na direção a montante do rio; isto é, em direção à nascente, vencendo a correnteza e força da água que corre em direção à foz, na Baía Norte. A remada pelo sinuoso e escuro rio Ratones consistiu em mais 8 Km, totalizando 14 Km nos caiaques duplos. O desembarque, próximo ao centrinho do bairro Ratones, foi bem concorrido: “cinco equipes chegaram juntas! E logo depois chegaram outras vinte... Parecia uma outra largada”, se admirava o organizador, que acompanhava de perto todo o percurso.
Trekking e cascading no breu da noite - Dos caiaques, as equipes correram bastante até a costa da lagoa. Os longos 18 Km de trekking foram variados: trilhas estreitas, desníveis acentuados, partes com lama e muitas bifurcações, exigindo o máximo de atenção na navegação noturna. O cascading, rapel na Cachoeira da Costa, de 12 metros, aliviou um pouco a tensão. Mas em seguida, os atletas seguiram para um dos trechos mais difíceis da prova, a orientação noturna pelas trilhas na densa floresta que margeia o norte da Lagoa da Conceição. O lugar é isolado e de natureza vibrante. Muitas equipes perderam posições seguindo o rumo errado.
Na Vargem Grande tomaram as bicicletas. Os 28 Km de single trekking de mountain bike, trilhas apertadas que só passa uma bike por vez, foi pesado. Os morros na Vargem Grande e depois da Barra do Sambaqui exigiram muita energia dos atletas nesta etapa final da corrida. As equipes voltaram de Vargem Grande para Ratones, realizaram mais um trekking de 6 Km no maciço que separa o bairro de Santo Antônio da Lisboa, e voltaram para as magrelas em direção à Barra de Sambaqui, onde venceram um desnível de 150 metros. Pela costa seguiram até a chegada em Santo Antônio da Lisboa, no mesmo ponto da partida.
Categoria Aventura concorrida - Para os competidores da categoria Aventura, o evento começou às 8:10 horas do Domingo, com 9 Km de trekking, 3,5 de caiaque e 7 de mountain bike. “A categoria Aventura é um incentivo para atrair novos adeptos para disputarem corridas de aventuras no Estado”, declarou Ross. Estudantes, veteranos, profissionais e até famílias estão aderindo às trilhas das corridas de aventura em Santa Catarina. Na categoria Aventura não tem rapel e a navegação é para iniciantes. Qualquer pessoa que goze de boa saúde pode participar de um percurso de até 30 Km, planejados para bicicleta, caminhada por trilhas e ramada em caiaques.
O quarteto misto gaúcho Naturação chegou na frente, entre estes “aventureiros”, com o tempo de 3h07, seguido pelas duplas catarinenses: Bike Aventura (3h09), de Ibirama, e a Xokleng (3h11) de Criciúma. A diferença entre os três foi apertada, o que confirma o espírito competitivo desta equipes que seguramente na próxima temporada irão evoluir e disputar o Circuito na categoria Expedição.
RESULTADOS
Categoria Expedição – Largada: 0h05
Quarteto Misto
1º- Servajão (São Leopoldo-RS) - 10h38
2º- Krakatoa (Santa Cruz do Sul- RS) - 10h48
3º- Kalango (Nova Petrópolis- RS) - 10h56
Duplas
1º- Papa Siri (Baln. Camboriú e Pomerode-SC) - 10h47m
2º- XS Adventure (Canoas-RS) - 11h26m
3º- Água Verde (Jaraguá do Sul-SC) -11h28m
Categoria Aventura – Largada: 8h10
Quarteto Misto
1º- Naturação (RS) - 3h07
2º- Paquetá (São Paulo) - 3h17
3º- Água Doce (Pomerode-SC) - 3h22
Duplas
1º- Bike Aventura (Ibirama-SC) - 3h09
2º- Xokleng (Criciúma-SC) - 3h11
3º- Hewai (Florianópolis-SC) - 3h25
Mais informações: www.sulbrasilis.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website