Foi debaixo de muita chuva e enfrentando muita lama que os atletas, divididos em duplas e quartetos, disputaram a última etapa da Try On Adventure Meeting Ecogerais 2006, que aconteceu em Mariana nos dias 13 e 14 de outubro. A prova, marcada por inúmeras surpresas e disputas acirradas entre os competidores, recebeu equipes de outros estados como do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Porém, o resultado final da etapa e a equipe que disputará a final nacional da Try On Adventure Meeting só será confirmada no decorrer da semana.
A Praça da Sé foi o cenário ideal para a distribuição de mapas, kits e para as últimas orientações da organização aos participantes. Os atletas estudavam o material e buscavam traçar a melhor forma para vencer o percurso. A largada foi dada pontualmente às 11 horas. As equipes partiram de bike em direção a região montanhosa que esconde a pequena Mariana, uma das mais importantes cidades do circuito do ouro. Os quartetos pedalaram aproximadamente 32km e as duplas 13 km até chegar a primeira área de transição da disputa. Os trechos percorridos eram de grande variação de altitude e apresentavam vários riachos e uma trilha íngreme por onde passava apenas um atleta por vez. Com a chuva forte, as trilhas e estradas se transformaram em rios e a lama exigiu muito das bikes e dos atletas. "De prêmio vamos querer a revisão das magrelas", brincavam os atletas com a organização da prova.
Até o AT2, os quartetos Trotamundo e Yak´s Ale Raja Fitness se revezavam na primeira colocação, com diferença de tempo variando apenas entre 2 a 10 minutos. No PC 6/AT1, localizado na usina hidrelétrica do rio Mainart, os quartetos se dividiam. Dois integrantes da equipes seguiam de trekking por trilhas e os outros dois de duck descendo 10km do rio Mainart até o PC 8/AT2, onde foi realizado o vertical. Enquanto os atletas que desceram pelo rio faziam ascenção. As equipes que nunca tinham remado com duck passaram dificuldades e não conseguiam remar para frente. É muito difícil manter o controle do duck em represas, e muitos atletas ficavam rodando no mesmo lugar. Neste AT, a Yak´s e a Trotamundo chegaram juntas no duck porém, os integrantes da Yak´s que seguiam por terra se perderam por três horas, fazendo com que a Trotamundo disparasse na frente.
Paralelamente, as duplas desciam o rio de bóia cross, até chegar ao PC10 da prova curta, onde pegavam as bikes e seguiam para os últimos 13km de pedal por estradas secundárias e fazendas. A equipe Xingu, de Três Corações, foi a primeira a completar a prova curta com o tempo total de 9 horas e cinco minutos, 49 minutos antes da segunda colocada, a Absoluta. O terceiro lugar ficou para a dupla Melo Almeida que chegou na Praça da Sé às 21h53. Porém, os primeiros colocados no circuito Try On Adventure Meeting Ecogerais 2006, na categoria dupla, foi a equipe Na Raça Aventura composta por Renato Caixeta e Marcos Pimentel.
A noite caía e a chuva resolveu dar uma trégua aos competidores. No PC 9 / AT3 no vilarejo de Mainart, os quartetos chegavam de trekking, pegavam as bikes e seguiam por mais 40km de pedal. Ainda em Mainarte, no PC 12/ AT4, mais uma vez eles se dividiam e seguiam dois remando por 8km no rio Galaxo do Sul e dois de trekking por 10km até o PC 13 onde eles eram obrigados a se revezar. No último PC, localizado no vilarejo Miguel Rodrigues, os quartetos partiam para os últimos 33 km de bike, por um trecho rápido e de estradas. Muitas descidas aguardavam os competidores que seguiam em bikes sem freios e desgastadas pela lama e pela chuva.
As 09h05 minutos do sábado, depois de mais de 150km de percurso, a equipe Trotamundo foi a primeira a chegar na Praça da Sé. Totalizando 22 horas e 07 minutos de prova, o quarteto chegou 02 horas e seis minutos antes do segundo colocado, a equipe Yak´s. O terceiro lugar foi garantido pela Carcará, que completou a prova às 13h10.
Mas o resultado ainda pode ser alterado nos próximos dias. A organização deverá realizar um júri que será composto por 3 capitães de equipes e 2 membros da organização, para analisar os horários e as equipes que passaram por cada ponto de controle espalhados ao longo do percurso. Se for confirmado que a equipe Yak´s não cumpriu a ordem de todos os Pc´s ela poderá ser desclassificada na etapa, dando ao quarteto Trotamundo a vaga na final nacional do circuito Try On Adventure Meeting 2006. O resultado oficial deverá sair até a próxima quarta-feira, dia 18 de outubro.
Curiosidades - Para muitos competidores, esta foi a primeira prova de 150 km, e a primeira de um circuito mineiro em 2006. As equipes de apoio, peça chave no bom desempenho das equipes, também precisaram criar métodos para sobreviver à chuva e a lama que se formou nos trechos da prova. Várias pessoas que faziam o apoio dos atletas secavam as roupas nos motores dos carros e se esforçavam para consertar bikes e bóias furadas.
As equipes de apoio receberam os road´s book com opções de caminhos até os AT´s e eram informados qual a melhor opção em caso de chuva para evitar atoleiros e estradas mais perigosas. Mesmo assim, uma equipe de apoio resolveu não seguir as orientações da organização e optou por pegar o caminho mais curto. Porém, a idéia não foi a melhor, e o apoio ficou atolado até o amanhecer do dia, prejudicando sua equipe que foi obrigada a abandonar a prova pois as bikes não chegaram ao AT seguinte a tempo.
Classificação Provisória
Duplas:
1 -
Xingu - 20:05
2 - Absoluta - 20:54
3 - Melo Almeida - 21:53
4 - Na raça aventuras - 22:30
5 - Minas Explorer - 22:52
6 - Forest Gump 1 - 01:20
7 - Forest Gump 2 - 1:20
Quarteto
1 -
Trotamundo - 09:07
2 - Yak´s - 11:13
3 - Carcará - 13:10
4 - Matreiros - 16:50
5 - 4 Cantos do Mundo - 17:10
Mais informações: www.ecogerais.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website