Equipe Hi-Tec vence a 6a edição do MSOQ

Por Wladimir Togumi - 02 Dez 2002 - 16h48

A equipe Hi-Tec foi a vencedora da 6a edição do Mild Seven Outdoor Quest, realizado pela primeira vez fora da China. Depois de 4 dias de competição através das florestas de Borneo, a equipe Hi-Tec, formada por Keith Murray, Steve Gurney, Aidan Craig e Danelle Ballagee, venceu a corrida pela segunda vez consecutiva no percurso de 281km. Em segundo lugar ficou a Nokia e em terceiro a equipe norte americana GoLite. "Foi muito difícil", disse Aidan Craig, da Hi-Tec, sobre o percurso. "Mas isso torna a vitória mais prazerosa".


Equipe remaram juntas durante a largada promocional
foto: Mild Seven Outdoor Quest

A corrida teve uma largada simbólica para marcar o início do MSOQ 2002. Equipes de diferentes países se juntaram para remar as dragon boats, embarcações símbolos da China, lar do Outdoor Quest até a mudança para um terreno mais desafiador como o de Bornéo. Em seis anos de realização, o Outdoor Quest conseguiu a reputação de ser uma das mais difíceis corridas do mundo. É uma corrida realizada por etapas, onde participam equipes de 4 competidores com pelo menos um atleta do sexo oposto ou um membro com mais de 50 anos de idade. Os competidores se esforçam durante 4 dias nas modalidades de mountain bike, técnicas verticais, canoagem, bike'n run e corrida em trilhas. A premiação total do evento é de US$ 200.000,00.

O principal desafio das equipes foi o calor, a humidade e sol forte da região. Para o defensores do título além da natureza eles enfrentaram a pressão das equipes européias como a finlandesa Nokia, a suíça Raidnature.ch, a inglesa SAAB Salomon e a francesa Ertips X-Adventure, além da norte americana GoLite. No primeiro dia de corrida Antonio de La Rosa, atleta da equipe Red Bull, passou mal durante a perna de 30km de canoagem oceânica e acabou desclassificando a equipe. A Red Bull era considerada como uma possível zebra no MSOQ 2002, podendo chegar à vitória correndo por fora.


Trabalho em equipe durante a corrida
foto: Mild Seven Outdoor Quest

Uma dificuldade particular do último dia de corrida foi a corrida até o pico do Monte Kinabalu, a quase 4000 m de altitude, o último grande obstáculo entre a Hi-Tec e a vitória. "Estávamos preocupados com esse trecho porque a Nokia e a GoLite vivem em alta altitude, e já estavam aclimatados com o ar rarefeito do pico," notou Steve Gurney. "Mas nenhum de nós moramos nessas condições. Estávamos com medo de que algum de nós começasse a sentir o mal da altitude - o pior."

E apesar de Keith Murray concordar com a falta de oxigênio, os Kiwis ficaram logo atrás da Nokia e da GoLite ao subir a montanha e permaneceram a uma distâcia razoável durante a descida. A equipe GoLite foi a vencedora desse estágio. As equipes, em seis horas de corrida, subiram para o pico de uma montanha gelada e então desceram para uma região tropical. Esse tipo de extremos que os competidores enfrentam é padrão nas provas do MSOQ.

A questão agora é se a Hi-Tec vencerá novamente em 2003. Seria a terceira vitória consecutiva no Outdoor Quest, se igualando com a Nokia, vencedora em 98, 99 e 2000. A equipe estava tão forte este ano que Mike Kloser, da GoLite, se referia à equipe com "os masters". Mas a equipe Hi-Tec não falou sobre os planos do ano que vem, preferindo comemorar o título deste ano. "Foi uma semana difícil de corrida - dura, rápida e interessante," disse Murray sobre o evento e o local. "Meu único plano agora é ir para casa e me recuperar."

 

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
02 Dez 2002 - 16h48 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais