A quarta prova da temporada 2006 do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura – Etapa Itambé Caminhos de Balsa Nova – programada para o próximo dia 18 de novembro, será um marco para o esporte amador paranaense. Pela primeira vez no Estado, atletas da modalidade irão participar de um estudo científico.
Este trabalho está sendo desenvolvido pelo professor Julio César Bassan, responsável pelo laboratório de Fisiologia do Exercício das Faculdades Dom Bosco, com o auxílio do estudante de Educação Física Eduardo Barbierini. Ambos vão coordenar um trabalho científico que vai investigar o caminho para uma melhor preparação dos atletas da modalidade. O estudo será todo desenvolvido com recursos da Faculdade Dom Bosco e os atletas passarão por uma bateria de exames a partir da coleta de sangue e testes de esforço físico, dando início ao projeto.
A partir dos dados iniciais, será desenvolvido um estudo, o qual permitirá analisar o comportamento e as reações do corpo humano diante do esforço exigido numa corrida de aventura de curta duração.
A partir do próximo dia 03 de novembro, os atletas selecionados, representando quatro equipes, vão iniciar o estudo com a coleta de sangue. Logo depois, eles passarão por uma bateria de exames. “A intenção é estudar alguns padrões bioquímicos e fisiológicos e a partir daí produzir um estudo, uma vez que há pouca literatura científica sobre o esporte”, ponderou o professor Bassan, que está concluindo seu doutorado na Espanha.
Este estudo também vai servir de base para o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Barbierini.
Segundo Bassan, os oito atletas selecionados vão passar por um monitoramento de várias enzimas presentes no sangue antes, durante e após a corrida, mostrando o real estado de preparação física de cada atleta.
Está programado um estudo da composição corporal, testes físicos e bioquímicos. Serão coletadas amostras sangüíneas 15 dias antes da competição, logo após cada um dos oito atletas selecionados cruzar a linha de chegada. A operação será repetida 24 horas,72 horas e uma semana após a prova. O objetivo é medir os níveis de lactato, glicose, triglicerídios (principais bases energéticas), níveis plasmáticos do hormônio cortisol e da enzima creatina quinase responsáveis pelo estresse muscular causado em determinadas atividades físicas de grande esforço, como é o caso da Corrida de Aventura.
Segundo a equipe de pesquisa, “se tudo ocorrer como esperado vamos dar uma grande contribuição para técnicos e atletas do esporte, pois a partir do resultado, eles poderão realizar um treinamento com um conteúdo científico mais sólido, o que na atualidade é difícil pela escassez de material disponível”, explicou Barberini.
Nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, aconteceu a primeira reunião do grupo de atletas e dos coordenadores da pesquisa. A seleção dos atletas foi feita a partir do interesse dos mesmos em participar do estudo. São eles: André Vinicius Gusso (equipe Tomb Raider), Cristiano Vidal (91Rock), Eriston Schypula (Tramontrip), Flávia Pacheco (Lost), Iberê de Assis Júnior (Eco Brasil Team), João Luiz Carneiro (Tomb Raider), Luiz Fabiano Pinheiro (Caapoã Webmountain) e Marcelo Abreu (Eco Brasil Team).
As inscrições para a quarta prova da temporada seguem abertas até o próximo dia 10 de novembro. E nesse sábado, dia 28 , vai acontecer na Represa Capivari Cachoeira o treinamento de canoagem para os atletas interessados. O valor cobrado será de R$15,00 (quinze reais) por atleta mais R$ 3,00 (três reais) para entrada e estacionamento no local que será utilizado como base. Para mais informações basta acessar o sítio informativo: www.extremaventura.com.br, baixar as fichas médica e de inscrição e o termo de responsabilidade, preenchê-los e enviar para a (rua Monsenhor Manoel Vicente, 335 – Água Verde).
Mais informações: www.extremaventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website