Cerca de 27 países estão confirmados para a disputa da 39ª edição do Campeonato Mundial Militar de orientação, que acontecerá entre os dias 06 e 12 de novembro nos municípios de Guarapuava e Pinhão, no Paraná. Justifica-se a escolha dessas regiões por serem as que mais se assemelham às condições técnicas exigidas para a realização de um evento internacional de Orientação. Dentre as condições pode-se destacar o relevo, a vegetação, o exemplo de preservação ambiental desenvolvido e a existência de pessoal de altíssimo nível técnico e de comprovada experiência dentro da modalidade, tanto na parte organizacional, quanto na parte de confecção de mapas, fatores estes, primordiais para o que o Paraná possa ajudar o Brasil a se tornar o palco da orientação mundial no inicio do mês de novembro.
Serão 02 representantes da Ásia, 04 da América do Sul, dentre eles o Brasil, 01 da América Central e 20 países da Europa. Esta é a terceira vez que o Brasil sediará o Campeonato Mundial Militar de Orientação, sendo a primeira realizada em Curitiba em 1983 com a participação de 9 países e a segunda em Brasília em 1992, que contou com a participação de 12 países.
Cabe ressaltar, que o número de participantes no 39° WMOC, representa um novo recorde histórico para a Orientação brasileira, o que confirma o conceito e o respeito mundial que a Orientação brasileira têm na atualidade, perante a Comunidade Desportiva Militar Mundial.
Atualmente, o Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM) congrega 127 países, sendo a terceira maior organização desportiva do mundo, somente o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), possuem uma quantidade maior de membros.
O evento terá coordenaçã da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), entidade ligada ao Ministério da Defesa e responsável no Brasil pelo desporto militar e contará com o apoio do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro, representado pela 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército, e pelos 27° Batalhão Logístico, sediado em Curitiba e do 26° Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, sediado em Guarapuava, e também com os apoios institucionais do Governo do Estado do Paraná, das Prefeituras Municipais de Curitiba, Guarapuava e Pinhão e da Polícia Militar do Estado do Paraná.
Mais informações: www.defesa.gov.br/wmocbrazil
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website