Prisma vence Aventura Nordestina em Terras de Vimioso

Por - 03 Dez 2002 - 20h47
Afinal só o “barro” é que conseguiu levar de vencidos os campeões da equipa Prisma. Apesar de passar o tempo limite da 5ª Etapa B, a orientação em mountain bike noturna, porque como referiu Luís Sousa “Ficamos atolados num verdadeiro mar de lama e por mais que pedalássemos, o barro colava-nos ao chão”, os atuais campeões foram capazes de recuperar da desvantagem de 2 PC’s com que partiram para a última etapa, uma duríssima etapa de orientação em mountain bike com obstáculos e dar a volta ao resultado vencendo pela margem mínima, um PC. Menos sorte tiveram os rivais do Clube de Praças da Armada que viram o azar bater-lhes à porta, com as suas mountain bikes a cederem ao forte “castigo” que os trilhos do nordeste lhes impuseram e a serem derrotados por um escasso PC: 56 contra os 57 da Prisma.

Surpresa, ou talvez não, foram as classificações dos 3os e 4os classificados, as equipes CLAC/NEL e a Megamedia, que se superiorizaram ao Núcleo Duro/Sportzone e só desempataram no tempo final, levando a melhor a equipe do centro, CLAC/NEL que realizou 52 PC’s em 15 horas e 24 minutos menos 37’ que os rivais de Lisboa. No capítulo das equipes mistas, à parte a equipe Prisma, só a formação dos Salmões Extreme logrou classificar-se entre os 10 primeiros, realçando-se assim a diferente exigência física desta prova em que a primazia da resistência foi substituída pela da força.

De resto, os prêmios por etapas foram repartidos pelos 3 primeiros classificados cabendo o troféu para a melhor equipe feminina à equipe UTL Aventura BB e o de melhor equipe do distrito de Bragança ao IPB- Biobásicos. Infelizmente o “troféu do azar” foi novamente para os CCA Sintra que viram um dos seus elementos fraturar a clavícula numa queda de bike no escorregadio e traiçoeiro empedrado de uma das inúmeras aldeias visitadas pelos participantes do PEA ao longo do povoado de Vimioso, local onde ocorreu a totalidade da prova deste fim de semana.

Em relação ao traçado da prova a opinião das equipes foi quase unânime, lindo e duro: lindo porque a paisagem assim o propiciou, com os bosques de árvores folhosas a disputarem o espaço palmo a palmo com os campos de cultivo; duro porque o planalto transmontano é rasgado por linhas de água fundas que o transformam num verdadeiro “carrossel “. No entanto, a marca da Escola Naval ficou bem marcad nas excepcionais atividades de cooperação (team-building) que propuseram a todos os participantes na bem sucedida prova de multiatividades em estratégia com que se abriram as “hostilidades” nesta 2ª prova da Liga Portuguesa de Corridas de Aventura – Portugal Eco Aventura em terras de Vimioso.

Um outro aspecto que importa referir foi a excepcional receptividade que a prova, a primeira a norte do Douro, teve no Norte do pais. Foram sete as equipes novas que se juntaram ao Team Ronal (o único representante permanente mais a norte) e que animaram do principio ao fim esta corrida de aventura e que deram ao Portugal Eco Aventura um verdadeiro ar de “campeonato nacional” de corridas de aventura.

Por último, refere-se que o nosso website www.portugalecoaventura.pt está em atualização e disponibilizará as classificações completas e as fotografias do Iº Escola Naval/ Terras de Vimioso Outdoor Challenge. Já estão também abertas as inscrições para a 3ª prova do Portugal Eco Aventura, o 1º Challenge do Oeste que decorrerá a 10 a 11 de Janeiro e será organizado pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

A prova Iº Escola Naval/ Terras de Vimioso Outdoor Challenge contou com o apoio total da Câmara Municipal do Vimioso, da Escola Naval, da Junta de Freguesia de Santulhão e da Região de Turismo do Nordeste Transmontano e tem o patrocínio do ginásio AquaFitness. O Portugal Eco Aventura é patrocinado pela loja Expedição e pela marca Haglöfs.

Por
03 Dez 2002 - 20h47 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais