A Chauás Race abriu neste final de semana a temporada 2007 de corridas de aventura em São Paulo. A prova foi realizada no Parque das Neblinas, em Taiaçupeba, e teve como vencedora a equipe Tribus Adventure Team, do Rio de Janeiro, que chegou a cair para a última colocação no começo da corrida e recuperou posições ao longo do percurso. Em segundo lugar chegou a dupla masculina Mata Team, de Santos e em terceiro a primeira dupla mista, Lebreiros, de Ribeirão Preto.
» Site oficial |
» Audios |
O Parque das Neblinas é uma reserva privada de 1332 hectares de área pertencente à Companhia Suzano de Celulose e administrada pela ONG Ecofuturo. O objetivo é transformar o local em um campo-escola, promovendo o desenvolvimento sustentável da área. Atualmente é realizada no local diversas pesquisas científicas e a observação de pássaros, além de começar a focar também no ecoturismo com arborismo, passeios em trilhas a pé e de mountain bike e canoagem.
A forte chuva que caiu no dia anterior obrigou a organização a mudar o local de largada, da margem da Represa Jundiaí para o centro de Taiaçupeba. O caminho ficou intransitável para os ônibus que levariam os atletas até o local e o percurso teve um aumento de cerca de 7 Km de trekking.
Logo no começo de prova algumas equipes se perderam nas pequenas entradas para chegar à represa e muitas tiveram que atravessar um pequeno riacho para conseguir chegar na saída dos ducks, mas os participantes até agradeciam o banho forçado, que aliviou um pouco o calor que fazia na manhã de sábado. Um erro no mapa também fez com que a organização desse uma bonificação de 12 minutos para algumas equipes.
Um dos pontos críticos da prova foi o trekking final, já dentro do Parque da Neblinas e quando os atletas chegavam até um mirante de onde era possível ver o litoral paulista, mas um PC fora do lugar causou confusão e algumas equipes acabaram se perdendo.
Foi uma prova que teve um começo fácil, em ambiente urbano, e que foi dificultando ao longo do percurso, passando por regiões remotas e com maior dificuldade de navegação. Mas isso não desencorajou Robinson Simões Junior. Com apenas 12 anos ele já está em sua segunda prova Chauás, correndo ao lado do seu pai, Robinson Simões, na equipe Uirapuru / Selva Aventura. Vindo de uma família de corredores de aventura, sua primeira participação foi na Chauás Series, etapa Fortaleza de Itaipu, no final do ano passado.
Classificação Final
Categoria Mista
1º - Lebreiros - Ribeirão Preto - SP (Frederico Jorge dos Reis /
Leticia Velloso)
2º - O Carlão com Calo no Pé - São Paulo-SP (José Roberto Pedroso Lopes / Carla Francini Sanches)
3º - Cabeça Fria - Rio de Janeiro - RJ/ Campinas - SP (Marcos de Faria Pavarini /
Alicia de Faria Pavarini)
Categoria Masculina
1º - Equipe Tribus Adventure Team / Facha - Rio de Janeiro - RJ (Bernardo Tillmann /
Gilmar Azevedo)
Apoio: Fast Runner / Clube de Regatas Guanabara / Acad. Velox
2º - Mata Team - Santos - SP (Roberto Cortez /
Humberto E. Dutra Alemão)
3º - Java Team - Santos - SP (Ralf Alemão /
Renato A. Silva Java)
Categoria Feminina
1º - Hits FM/Galpão 40 - Santos-SP (Alzira Marques /
Cecilia Jorge)
Mais informações: www.chauas.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website