Foi realizada com a presença de 15 pessoas, as 20h do dia 14/04, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, a primeira reunião do Comitê Pró Federação Paranaense de Corridas de Aventura.
Aberta pelo atleta Sandro Valério Klock que fez uma breve introdução aos assuntos que seriam abordados a seguir, foi iniciada uma mesa redonda. O primeiro a intervir foi o organizador do Circuito Extremaventura, Julio Camargo, que expôs alguns dados sobre o esporte no Paraná e sua visão a nível estadual e nacional. À medida que os assuntos foram sendo colocados, todos os participantes foram interagindo, sendo possível perceber diversos pontos de vista.
Em consenso, num clima muito agradável e cordial, a pauta transcorreu bem. Nesta primeira reunião o ponto discutido foi a forma como serão conduzidos os trabalhos. Ficou acertado que os modelos de estatutos disponibilizados ao comitê por outras federações serão apreciados e debatidos até o dia 01/03, data da segunda reunião que baterá o martelo sobre o estatuto definitivo, a formação da primeira chapa que concorrerá aos cargos pertinentes e as associações integrantes da futura FPRCA.
Para Clodoaldo Pasquini, a entidade que está se formando ajudará o esporte para os atletas que ainda virão. "Estamos organizando uma Federação para a próxima geração do esporte, já estamos até meio velhinhos", brincou Pasquini.
Já Adriano Safiano, o Cruel, os participantes presentes poderão dar uma contribuição ainda maior no futuro. "Daqui a certo tempo, iremos nos aposentar do esporte e aí poderemos assumir compromissos ainda maiores na consolidação da Corrida de Aventura no Brasil", emendou Cruel.
Para Sandro Klock, o fator determinante no sucesso da federação, será a abertura de um canal de comunicação com o poder público. "Com as diversas leis de incentivo existentes no Brasil, precisamos de uma força política forte para nos representar. A federação terá maiores chances para interagir não só com o poder público, mais também, com as empresas estatais." finaliza Sandro.
No final, o consenso geral que o futuro do esporte passa pela estruturação de federações estaduais e a formação da Confederação Brasileira de Corridas de Aventura.
Confira a lista de presentes na reunião (nome e equipe ou instituição):
Sandro Valério Klock - Piatã Curitibikers
Clodoaldo Adriano Pasquini - Marumbi
Karina Bruning de Oliveira - Body Imports Adventure
Romeu Carlos Moreira Filho - Os Curupiras
Eriston Schipula - Tramontrip
Evandro da Luz Machado - Tramontrip
Luiz Fabiano Pinheiro - Caapuã Webmountain
Alexandre Carrano - Fênix
Paulo R. Nenevê - Caramuru
Douglas Alves Ribeiro - Caramuru
Rafael Cerqueira - Sundown Audax
Julio Cezar Fortes de Camargo - Circuito Extremaventura
Andrea Caroline Menighini - Circuito Extremaventura
Adriano José Safiano - Marumbi
André Vinicius Gusso - Tomb Raider