Daniel Pincu, Ileana Suffern e Pablo Bucciarelli |
A Equipe Cristagua Timberland Trópicos, formada por atletas do Brasil e Argentina, conquistou na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o 5.º lugar na categoria mista da XK Race XTremo 6000 San Juan após 44 horas e 22 minutos de competição. O brasileiro Pablo Bucciarelli, capitão da equipe, esteve ao lado dos argentinos Daniel Pincu e Ileana Suffern numa das provas de melhor organização e premiação da América Latina.
"Foram imagens como a que presenciamos no "Balcón de los Seis Mil" que recompensaram o esforço brutal para ascender quase 3000 metros de desnível em menos de 12 horas", comentou Pablo ao final da corrida. "A chegada foi inacreditável, com milhares de populares às ruas recebendo os atletas. Não tinha como segurar a emoção", completa Daniel Pincu.
A corrida foi definida pela parte física, já que a orientação foi considerada simples pelos navegadores das principais equipes. Sem muitas opções de rota, facilitada pela geografia e vegetação da região semi-árida da Província de San Juan, Pablo não encontrou maiores dificuldades para eleger os caminhos e manter a equipe entre os 5 primeiros. O assistente, Hector "Gringo" Viriego, de San Martin de los Andes, foi elemento fundamental no resultado, pois manteve o ânimo da equipe em alta, mesmo nos momentos de maior dificuldade.
A prova teve uma largada inusitada. Em meio a uma salina, ou barreal, numa zona desértica, as 51 equipes, representadas por atletas da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, EUA e Finlândia, saíram alinhados em meio a uma tempestade de areia. Os primeiros quilômetros de mountain biking foram alucinantes, quando foi possível atingir a marca de 60 km/h de velocidade no plano.
A corrida teve 250 km de percurso, e os corredores em equipes formadas por 3 atletas praticaram trekking, canoagem em águas brancas, orientação, mountain biking, técnicas verticais, apresentando seu ponto mais alto no trekking de aproximadamente 20 horas de duração.
Apenas 14 equipes, incluindo trios masculinos, completaram todo o percurso, com a subida aos 4.810 metros, maior altitude numa corrida de aventura desde as edições do Raid Gauloises no Tibet e Equador. Muitos atletas tiveram problemas de saúde e não puderam completar o trekking, recebendo penalização em horas dos diretores da corrida.
A Classificação Final da XK Race Xtremo 6000, categoria mista, com os respectivos tempos de prova foi a seguinte:
1. Team Sole (EUA/Finlândia): 37h23'
2. Banco Hipotecário 2050 Travel.com CD Melody (Argentina): 38h40'
3. Team Garmont 2050 Travel.com (Argentina): 40h29'
4. Mamul Yafu (Argentina): 41h45'
5. Cristagua Timberland Trópicos (Brasil/Argentina): 44h22'
6. M&G Kayak Bicyshop (Argentina): 45h20'
Informações: www.xkrace.com.ar
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website