No final do mês de março terá início o circuito Brasil Wild 2007, com a primeira etapa sendo realizada nas cidades de São Lourenço, Caxambu e Baependi, em Minas Gerais. Os atletas alcançarão chapadões da Serra da Mantiqueira localizados a quase 2.000 metros de altitude e de onde se pode ter uma visão belíssima da região, com imensas cachoeiras que compõem os canyons.
A organização promete uma prova divertida, com a largada em charretes e um deslocamento de trem Maria Fumaça até o local efetivo da largada de Bike em estilo “Lê Mans”. Apesar dos 154 Km do percurso e de um trecho de bike mais técnico, esta deverá ser a prova mais rápida que a Brasil Wild já fez, em virtude de:
- Quase 2/3 do percurso serem de Bike;
- As duas pernas mais difíceis são as duas primeiras e provavelmente diurnas para quase todas as equipes;
- Haverá apenas um trecho de canoagem, praticamente sem orientação;
- A última perna será de Bike e plana;
- Serão seis, no máximo, sete pernas, com orientação constante, porém sem nenhum trecho de grande dificuldade em se orientar.
Para os apoios será um grande passeio por estradas vicinais beirando as Serras e conhecendo três municípios pitorescos, que fazem parte da estrada real. Veja abaixo os detalhes de cada modalidade:
Pré - Largada: Será realizado um desfile pela cidade em Charretes típicas da região. Cada equipe terá sua charrete com o condutor, e passará pela principal avenida de São Lourenço, que estará comemorando o aniversário da cidade.
Em direção a Largada: As charretes deixarão os atletas na estação de trem de São Lourenço, onde todos embarcarão em uma Maria Fumaça de 1928 que levará os atletas até o local da largada. O percurso de trem é curto, mas muito bonito e divertido.
Largada: De Bike, em estilo “Lê Mans”
Bike: 3 pernas - 105 Km - As pernas de Bike serão todas por estradas vicinais e 100% pedaláveis. Um dos trechos envolverá muitos down hills noturnos e técnicos e haverá um divertido single trek de 3 Km por uma região de mata ciliar.
Trekking: 2 pernas – 37 Km - Em um deles será atingido o ponto mais alto da prova. Este tem características de alta montanha, onde os atletas passarão por enormes chapadões da Serra da Mantiqueira, observando enormes Canyons que se formam nas serras paralelas. A vista é deslumbrante e quase todos as equipes devem terminar ainda de dia este trekking. O outro será mais curto e mais próximo da zona urbana, porém com um trecho onde existe uma enorme quantidade de boulders.
Canoagem: 1 perna – 12 Km - Serão utilizados ducks em um pequeno rio de águas cristalinas, onde há pequenas corredeiras que podem atingir até nível II. Todas estarão sinalizadas e com segurança, e com opções de rápidas portagens. Quase não há orientação no trecho de canoagem.
Orientação: mapas do IBGE atualizados, na escala 1:50000. Será constante, sem nenhum trecho com grandes dificuldades e em quase todos os trechos há boas referencias geográficas. Serão entregues duas cópias por equipe.
Técnicas verticais: Existirá apenas uma “estação” de técnicas verticais, em local já definido. Ainda estão sendo analisadas as possibilidades existentes neste local, a fim de realizar ascensão, rapel e tirolesa. Todas as equipes devem passar pela estação, pois será na segunda perna da prova. No entanto, a fim de evitar gargalos, somente dois da equipe deverão realizar alguma atividade vertical.
Ride and Run: A organização está tentando viabilizar uma perna curta, em torno de 5 Km, em cavalos pela estrada real.
Trekking turístico: Nesta prova, a Brasil Wild abrirá a possibilidade para as pessoas que desejarem realizar um dos trekkings da prova, poderem fazer com segurança e diversão. Este trekking é de rara beleza, e será do AT1 para o AT2. As pessoas interessadas serão acompanhadas de guias e poderão observar as equipes competidoras de perto. Os interessados receberão um road book para chegar no começo e no final do trekking e deverão estar auto-suficientes em termos de transporte e alimentação. O trekking tem aproximadamente 23 Km e a previsão deste passeio é de 6 horas. A saída do AT1 será às 9:30, antes das equipes competidoras. No alto da Serra, nos chapadões, as equipes competidoras começarão a passar. Os interessados, poderão também participar do almoço de premiação.
Informações: www.brasilwild.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website