Bairro da Serra vence a terceira etapa do Powerbar Reebok Short Adventure

Por Wladimir Togumi - 09 Dez 2002 - 16h20

A equipe Bairro da Serra, de Iporanga, foi a vencedora da terceira e última etapa do Circuito Powerbar Reebok Short Adventure, realizada neste final de semana no Petar (Parque Estadual do Alto do Ribeira), em São Paulo. A corrida teve a participação de 128 equipes de dois atletas e um percurso de 57 km nas modalidades de orientação; mountain bike (31 km); trekking (17 km), com trechos de travessia de caverna; bóia cross (3 km); canoagem (6 km); rapel (140 metros); e Special Tests (que nesta prova consistiu no salto de uma cachoeira de 7,5 metros de altura em uma piscina natural).

A dupla vencedora é formada por Ivan Andrade, monitor ambiental, e Leandro Lima dos Santos, pedreiro (ambos com 21 anos). O tempo dos primeiros colocados foi de 5h45min. Em segundo lugar, ficou a equipe Techocean/Hik/Conap 3, de Santos (6h02min), seguida pela Mamelucos, de São Paulo (6h06min) em terceiro, Landscape, também da capital paulista (6h10min), em quarto, e Morcego Radical, de Iporanga, em quinto (6h35min).

Leandro Lima dos Santos fez neste sábado sua primeira corrida de aventura - o parceiro de Ivan era seu amigo de infância Alcides de Oliveira Monteiro, que morreu no dia 26 de outubro em um acidente de carro. “Praticava mountain bike e, claro, senti dificuldades na prova, principalmente nas etapas de duck e remo. Mas fomos muito bem e vencemos”,
afirmou. “Esta vitória é dedicada ao Alcides”, completou o pedreiro. Ao cruzar a linha de chegada, Ivan e Leandro choraram muito e lembraram do amigo.

Não se pode dizer que a equipe Bairro da Serra venceu por conhecer a região. Os locais por onde a corrida passou é bem conhecida por quem já participou de outros eventos que aconteceram no Petar. Um dos caminhos que poderia ser utilizado como atalho para se chegar à entrada da caverna foi mostrado para todos os atletas antes da largada. A única parte que exigiu um pouco de navegação foi entre os pc's 6 e 7, quando as equipes entraram em um trilha em direção ao Rio Ribeira para pegar os ducks.

A largada aconteceu no campo de futebol do Bairro da Serra, de onde os competidores partiram já com as bóias na mão, para um trekking de 1km até a entrada no rio. O azar rondou alguns competidores logo no início da corrida quando tiveram suas bóias furadas e perderam muito tempo para terminar a primeira modalidade. A Runner Adventure foi a primeira a desistir depois que o capitão da equipe, Diglu Gomes, bateu o joelho em uma pedra durante a descida do rio. O atleta tentou continuar mas com as fortes dores que sentiu no caminho para o Special Test, resolveu parar.

Na caverna Alambary de Baixo o cuidado tinha que ser redobrado na descida pelas pedras escorregadias. Todos tiveram que entrar na água gelada e nadar por um trecho curto até encontrar a saída. O ambiente frio e úmido das cavernas fazia o corpo soltar fumaça. Várias equipes relataram ter visto um sujeito tocando um instrumento de sopro (uns dizem clarinete, outros saxofone) dentro da caverna, sozinho, no escuro.

Os 7km de subida de mountain bike em direção à Lage Branca quase no final da corrida, testou a força de vontade das equipes, principalmente as que vinham nas últimas colocações. Depois da chuva que desabou no final da tarde a situação piorou porque a estrada ficou bastante escorregadia. A lado positivo é que seriam 7km de descida até a chegada, que aconteceu na Pousada das Cavernas.

Os 140m de rapel na Lage Branca impressionava tanto quem descia pelas cordas como quem chegava por baixo para esperar seu companheiro de equipe. Quem desceu o rapel teve que fazer muita força para conseguir chegar no final porque o peso da corda acabava freiando o atleta, que tinha que puxar a corda para cima para conseguir descer.

De acordo com Said Aiach Neto, organizador da prova, esta etapa foi a mais técnica e rústica das três etapas. “Fechamos com chave de ouro o circuito. Tivemos muitos atletas que competiram pela primeira vez, assim com aconteceu nas etapas anteriores, e para 2003 vamos repetir este modelo de corrida”, disse. “Estamos preparando outras provas diferentes e que, tenho certeza, farão muito sucesso, assim como o Short Adventure, que cumpriu seu papel de ampliar a base desta modalidade no Brasil”, completou Said.

Classificação geral

1o - Bairro da Serra (Iporanga/SP) - 5h45min
2o - Techocean/Hik/Conap 3 (Santos/SP) - 6h02min
3o - Mamelucos (São Paulo/SP) - 6h06min
4o - Adventure Camp (São Paulo /SP) - 6h10min
5o - Morcego Radical (Iporanga/SP) - 6h35min
6o - The Hunters I (Rio de Janeiro/RJ) - 6h37min
7o - Xenopus (São Paulo /SP) - 6h52min
8o - Nevone/Cia. Atlhetica/Lobo Guará I (São Paulo /SP) - 6h55min
9o - Quati (Brasília/DF) - 6h59min
10o - Techocean/Hik/Conap 1 (Santos/SP) - 7h

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
09 Dez 2002 - 16h20 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais