Serão 550 km de percurso em regiões inóspitas, de pura beleza, mas repletas de surpresas. As equipes de 4 atletas, em formação mista, deverão praticar orientação, trekking, mountain biking, canoagem em caiaques oceânicos, travessia de glaciar utilizando crampons e piquetas, costeira e natação às margens de rios e lagos de degelo, além de demonstrar suas habilidades em cordas fixas, praticando a escalada, através de técnicas de rapel, tirolesa e ascensão.
Em 2007 estarão presentes equipes de 19 países: Argentina, Brasil, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Guatemala, Costa Rica, Paraguai, EUA, Canadá, México, Espanha, França, Portugal, Itália, Croácia e Alemanha.
Nunca a navegação e estratégia serão tão determinantes para as equipes obterem sucesso almejado, como nessa edição de 2007 e os atletas deverão estar muito atentos no que diz respeito ao uso de cordas. Os cenários serão realmente espetaculares e inovadores. Haverá cordas em dois setores da corrida com várias ascenções de 50 metros cada uma. Haverá também uma tirolesa incrível de 150 metros de largura sobre um canyon de 100 metros de profundidade. Os setores de cordas, como nunca antes, serão um filtro das equipes na corrida!
Os trechos de kayaks cobrirão 140km em águas geladas. Os atletas devem estar aptos a remar durante muitas horas para cobrir longas distâncias, passando por PCs virtuais e lugares de beleza incomparável. O trekking cobrirá 150km, divididos em várias pernadas. Os atletas devem superar os extensos trekkings por lugares incríveis, sabendo que chegarão à maior altitude já alcançada no Desafio dos Vulcões.
Eles ainda deverão dominar a técnica de caminhar com crampons e também a técnica de auto detenção em gelo usando o machado. Durante o percurso deverão ascender por uma grande fenda coberta de neve, gelo e perigosas grutas das quais deverão evitar.
Os trechos de mountain bike cobrirão 190km de subidas bruscas e descidas velozes. Muitos trechos serão percorridos à noite, então uma boa iluminação frontal é fundamental. Os atletas ainda percorrerão um trecho de costeira de 25 km, passando por PCs ao longo do caminho.
Este ano os participantes subirão 3 vulcões e terão subidas íngremes onde será necessário utilizar crampões, piqueta e jumarear em cordas fixas para subir pela neve e gelo e ainda atravessar um glaciar.
Normalmente a prova acontece nos meses de janeiro e fevereiro, e a mudança para uma data mais longe do pico do verão aumenta muito a dificuldade em relação às técnicas em gelo e neve e ao frio. A previsão é de que a partir de quinta-feira o frio fique mais intenso ainda.
Veja abaixo a formação das representantes brasileiras no Desafio de los Volcanes 2007:
Selva NSK Kailash
Trópicos Eletrobrás
Paradofobia
Ortobom
Cosa Nostra
O percurso do Desafio dos Vulcões promete muita aventura e adrenalina! A cobertura pode ser acompanhada online pelo site www.desafiovolcanes.com . A largada será no dia 25 de março em San Martín de Los Andes e a chegada dia 1 de abril em Pucon.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website