O grande vencedor da 1ª etapa do Circuito Capixaba de Corrida de Aventura, que aconteceu neste domingo na cidade de Cariacica (ES) .foi o atleta carioca Tiago Waiandt, da equipe Mão de Pedra. O atleta completou o percurso de 53 km com o tempo de 04:47 hs e logo depois chegou o atleta do Espírito Santo, Jonatas Barbosa, com 05:15 hs. Em 3º lugar ficou o atleta de São Paulo, Luís Corra, o Tio Chico, com o tempo de 05:25 hs.
Nas duplas masculinas só deu Minas Gerais nas 3 primeiras colocações. A equipe Echoes, de Viçosa, formada por Jorge Luís e Juliano Tomás, completou todo o trajeto com o tempo de 06:04 hs, em 2º chegou a equipe Advogado Aventureiro e Cia, de BH, formada por Euder Melo e Carlos Eduardo com 06:22 hs e em 3º lugar ficou a equipe Botocudos Radicore – Gerais Ecoaventuras, formada por Frederico Alexandre e Ricardo Dias.
A prova - a largada aconteceu às 07:55 hs no Vale do Moxuara, local que serviu também de palco para o briefing e chegada da prova. A primeira modalidade que os atletas fizeram foi uma pescaria de 5 minutos, onde ninguém conseguiu pegar nenhum peixe. O interessante é que logo após o término desse tempo, um garoto conseguiu fisgar um peixe de 2kg exatamente no mesmo local que os atletas estavam.
Após o término desse tempo os atletas partiram para uma perna de bike de 3km onde o atleta Tiago Waiandt já começava a se destacar, e após chegarem no PC1, os atletas partiam para 14 km de muito trekking, onde a navegação faria a diferença.
E foi o que aconteceu. Apesar do mapa estar muito bem atualizado, a inexperiência de navegação para a grande maioria dos atletas resultou em vários atletas perdidos entre os PC's 2 (virtual) e 3, onde chegavam e pegavam as suas bikes e iniciavam um trecho de 7 km de Up Hill, com um visual fantástico de toda região do vale do Moxuara.
Mas o que impressionou mesmo os fiscais e as pessoas que estavam nesse PC foi a passagem do atleta André Ventorim, de 14 anos. Ele estava na frente de atletas já bem experiêntes e seguia em 5º lugar na solo.
Já no PC 4 os atletas se refrescavam em um cabo submerso de 80m e logo após iniciavam um Down Hill de 5 km e chegavam ao PC 5 para percorrer 300m de canioning e seguir para os PCs 6 e 7, onde a navegação novamente fez a diferença. Nesse ponto a atleta Luís Corra chegou junto do atleta da Mão de Pedra.
Chegando ao PC 8 os atletas deixavam as suas bikes e iniciam a última perna de trekking da prova, com 12km. Nesse ponto Tiago conseguiu abrir boa vantagem sobre os demais concorrentes e seguiu rumo ao PC 9 mais tranqüilo, pois a briga agora ficava pelo 2º lugar, entre Luís Corra, Jonatas Barbosa e Everton Navarro, que se aproximou muito do grupo da ponta após boa navegação no trecho dos PCs 6 e 7. Porém no trecho seguinte ele acabou se perdendo e largou a briga pelo pódio.
Já no PC 9 os atletas faziam um mergulho de 2,5m para pegar o objeto que estava no fundo da Lagoa e seguiam para a chegada, onde o atleta Tiago Waiandt cruzou a linha às 12:47. Após uma prova quase sem erros, cruzou em 2º o atleta Jonatas Barbosa e em seguida Luís Corra. Completando ainda o pódio chegou Christian Paulsen em 4º e Eduardo Menezes em 5º, dois integrantes da equipe 4 elementos.
Duplas - já nas duplas a briga ficou o tempo todo entre os atletas de MG, sendo importunados algumas vezes pelos atletas capixabas da equipe Sinergia II, mas que no final acabaram se perdendo e deixaram todos os lugares no pódio para as equipes mineiras. Na categoria dupla mista, a equipe formada por Eduardo Baldessin e Stela Cristina, chegou em 1º lugar.
Todos atletas reclamaram muito do calor, que chegou a atingir 34º às 13:00, mas todos, sem excessão, elogiaram a montagem do percurso. “Parabéns a organização, a prova foi SHOW!!! Foi muito equilibrada, por exigir as qualidades dos atletas em todas as modalidades, principalmente na navegação. Estarei na próxima com certeza.”, declarou Afonso Campaneli.
Já os atletas de Viçosa, da equipe Echoes, afirmaram “a nossa nota é 99,9 para o evento, pois nada é perfeito né verdade?”
A próxima etapa acontece na região de montanha do ES, na cidade Domingos Martins.
Informações: www.corridadeaventura.v10.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website