Dificuldades extras com frio e chuva na 2a etapa do Circuito Catarinense de Corrida de Aventura

Por Redação - 23 Mai 2007 - 14h33
» Galeria de Fotos
» Site oficial
Após um minuto de silencio em homenagem ao assessor de imprensa e fotógrafo do evento, Andrés Baró, que faleceu há um mês, foi dada a largada da Sul Brasilis Adventure, 2a etapa do Circuito Catarinense de Corrida de Aventura.

Categoria Expedição - Sábado, 21hs: os 88 atletas da categoria expedição partiram do pórtico da cidade de Pomerode para os 7km iniciais de trekking, subindo uma trilha antiga, muito escorregadia e dominada por bambuzais, até atingir o cume do Morro da Turquia, cartão postal da cidade e ponto de decolagem para o vôo livre.

Dali, ainda de trekking, seguiram até a Casa do Imigrante (Pomerode Fundos), onde pegaram suas bikes para percorrer 27km. Enfrentaram dois up-hills (subida de montanha), que totalizaram 1.400 metros de ascensão vertical. Neste momento, a chuva começou e a neblina passou a predominar no cenário.

No PC3, iniciou-se um dos trechos-chave da prova: a canoagem noturna na represa do Rio Bonito. A etapa consistia em cruzar a represa de leste a oeste, fazendo um desvio em um de seus braços ao norte, conhecido como Vacas Brancas, onde estava o PC4. Quase todas as equipes tiveram problemas com a navegação, indo direto ao PC5, o que lhes custou 2 horas e 8km a mais de força nos braços!!! Para algumas, este erro custou também a prova, já que o frio, a chuva e o desgaste extra causaram-lhes princípios de hipotermia e por consequência, a desistência.

Após a saída da represa (PC5), as equipes encontravam suas sacolas de reabastecimento de comida e com roupas secas, o que lhes deu energia adicional para seguir para outro ponto-chave: 23km de trekking (PC6 e 7) sob baixíssima visibilidade, com diversas bifurcações e um trecho de azimute em um pinheiral, entre os morros das Vacas Brancas e do Rio Bonito. Houve mais algumas desistências neste trajeto.

No PC8, mesmo local do PC3, mais uma transição para o mountain bike. Equipes que não atingiram este ponto até meio-dia do domingo, tiveram que seguir direto para a chegada. Daqui em diante, dentre as várias opções de caminho que haviam, o menor, de 33km, obrigava os atletas a subir mais uma serra, passando por Rio Cunha e Travessão do Tigre, até alcançar a Igreja Luterana de Benedito Novo (PC9), para o segundo trecho de canaogem, no Rio Benedito, onde corredeiras classe II aguardavam os atletas.

Foram 16km de descenso no rio (com direito a alguns caldos!) e 2,5km de portage obrigatória, para evitar uma sessão batizada pelos canoístas locais de corredeira da "Norma", classe IV. Apenas 8 equipes (4 quartetos e 4 duplas), não levaram este corte (13:30hs), e tiveram o privilégio de descer as 3 horas do rio e fazer a sessão de cordas no final da prova: enquanto 3 da equipe faziam os 120 metros de tirolesa por cima do rio Benedito, outro integrante teve o equilíbrio desafiado numa falsa-baiana de 50 metros de extensão.

Daí, era só correr pela ponte para cruzar o pórtico de chegada em frente ao restaurante Taphyoka!!!

A grande vencedora da categoria expedição foi a Dupla Big Wall, de Canoas/RS, formada pelos atletas Márcio Palermo e Charles da Silva, com o tempo de 16hs e 50 minutos de prova. O primeiro quarteto foi a Papaventuras, de Venâncio Aires, RS, que chegou 20 minutos após a dupla.

Categoria Aventura - Domingo, 10hs: Para a categoria Aventura, prova montada especialmente para iniciantes e praticantes esporádicos, o percurso de 40km foi vencido pela equipe Tucum, de Curitiba, com tempo de 4:00hs, seguido pela dupla Os Incríveis, também de Curitiba, 2 minutos atrás dos seus conterranos.

Os aventureiros largaram no meio da ponte central de Timbó, correndo por 5km até o Museu de Música, na localidade de Dona Clara. De lá partiram para 14km de mountain bike, passando pela serra de Santa Rosa até Ribeirão dos Russos. Deixaram suas bikes para mais uma volta de 8km de Trekking, retornando ao mesmo ponto para mais 10km de bike.

Novamente em Dona Clara, partiram para o trecho final: 5km de caiaque pelo Rio Benedito até a ponte de onde haviam largado. Aí, era só cruzar a ponte para alcançar o pórtico da chegada.

Resultados Parciais
EXPEDIÇÃO - QUARTETO MISTO
1o lugar - Papaventuras / Venancio Aires / RS - 17:10hs
2o lugar - Mountain Brasil / Florianópolis / SC - 17:52hs
3o lugar - Body Imports Adventure / S. José dos Pinhais / PR - 18:02hs

EXPEDIÇÃO - DUPLA
1o lugar - Big Wall / Canoas / RS: 16:50hs
2o lugar - Rio Grande / 2 Irmãos e Rio Grande / RS - 19:00hs
3o lugar - Bike Aventura / Ibirama / SC - 19:40hs

AVENTURA - QUARTETO MISTO
1o lugar - Tucum / Curitiba / PR - 4:00hs
2o lugar - Expedição Xokleng / Criciúma / SC - 4:56hs

AVENTURA - DUPLA
1o lugar - Os Incríveis / Curitiba / PR - 4:02hs
2o lugar - M2 / Blumenau / SC - 4:03hs
3o lugar - Amigos da Copel / Curitiba / PR - 4:20hs


Informações: www.sulbrasilis.com.br

Redação
Por Redação
23 Mai 2007 - 14h33 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais