» Relato: Carlos de Paula |
» Google Maps |
» GPS Track |
» Site oficial |
Por menos de uma roda de diferença, Samuel Ferraz venceu a terceira etapa do Gaia Adventure, realizada neste domingo (15/07) na cidade de Igaratá, interior de São Paulo. Ele impôs um ritmo bastante forte desde o começo e junto com José Reginato, alternaram a liderança durante toda a prova.
Mas a grande disputa aconteceu na descida final, dentro do condomínio Águas de Igaratá, quando os dois atletas desceram bastante rápido para cruzar o pórtico de chegada. "No finalzinho eu achei que já tinha ganho, quando de repente ele apareceu do nada na subida", disse Reginato. "Na entrada do pórtico eu dei uma brecada leve por segurança e ele, que é 13 anos mais novo do que eu e mais arrojado, me passou por uma roda".
Essa etapa se mostrou um pouco mais estratégica que as anteriores ao oferecer diferentes opções de caminho em alguns postos de controle, tornando a prova mais dinâmica. E também chamou a atenção a ausência de alguns atletas de ponta que estiveram em outras etapas.
Os atletas largaram correndo e poucos metros adiante pegaram os caiaques para iniciar a etapa de canoagem. O primeiro picotador estava localizado na parte de trás de uma ilha e para alcançá-lo as equipes se dividiram por dois caminhos diferentes. A grande maioria dos atletas optou seguir pela direita (veja mapa no GPS Track) mas enquanto os primeiros colocados remavam até o local correto, alguns deles perceberam que era mais rápido correr. O baixo nível da represa facilitou a manobra de encostar o caiaque na margem da represa e os atletas passaram a correr até o local do posto de controle.
Mas a falta de atenção e a ansiedade do começo de prova fez com que os primeiros atletas passassem ao lado da placa presa na árvore e não vissem a mesma. Em poucos segundos começou a chegar gente de todos os lados e o caos estava formado, com todos querendo picotar sua folha de controle ao mesmo tempo e se não fosse a organização de uma fila pelo atleta Fabio de Paula, a bagunça não iria terminar nunca.
Mas então começou um problema de lentidão na perfuração da folha, o que deixava os atletas na fila bastante nervosos, o que obrigou André |Iervolino, diretor de prova, a ficar com o perfurador na mão e fazer a marcação das folhas para agilizar o processo.
No primeiro posto de controle com staff, os atletas receberam outra folha e seguiram para um trekking onde deveriam fazer 3 marcações e entregar na volta, mas por estarem com a mãos molhadas, muitas delas voltaram praticamente destruídas.
Após o trekking os atletas voltavam ao mesmo local e faziam o tiro de arco e flecha. Quem acertasse alguma parte do alvo, retornava remando para pegar as bicicletas. Quem errasse tinha que seguir a pé ao longo da margem da represa.
Durante o trecho de mountain bike os atletas passavam por mais 3 picotares até chegar na Marina Castelinho, de onde partiram para outro trekking e depois retornavam às bicicletas para seguir em direção à chegada.
Na primeira seção o atleta Mauricio Estevez percebeu que um dos pedais estava um pouco solto e que poderia perdê-lo até o final da corrida e por isso tentou ganhar o máximo de tempo no trekking, fazendo os caminhos mais curtos e mais rápidos. Infelizmente sua previsão estava certa e quase toda seção final de bike foi feita com um pedal só. "A estratégia foi no plano seguir como patinete; na subida, empurrar; e na descida, o que Deus quiser", disse Estevez. Apesar das dificuldades, o atleta não foi ultrapassado e conseguiu manter sua posição.
E sorte teve o atleta Ricardo Gold. Durante o trecho final da corrida ele percebeu que tinha perdido sua folha de marcação dos picotadores. Sem muita opção ele seguiu direto para a chegada, mas para sua surpresa o atleta que vinha atrás a encontrou e lhe entregou a folha perdida.
A quarta e última etapa do Circuito Gaia Adventure definirá os campeões de 2007, mas ainda não tem data e local definidos.
Solo Masculina
1 - Samuel Ferraz
2 - Alexandre Maturano
3 - Carlos de Paula
Solo Feminina
1 - Denise Hajjar
Solo Master
1 - José Reginato
2 - Ricardo Vieira Guilarducci
3 - Fabio de Paula
Duplas Mista
1 - Mitsubishi QuasarLontra
2 - Trópicos AON
3 - AKSA
Informações: www.gaiaadventure.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website