A Adventure Sports Fair 2007 terá uma área exclusiva para o trade, batizada de Business Point, em qual acontecerão rodadas de negócios. Os agendamentos são coordenados pela MG do Brasil, empresa que organiza o evento. A expectativa é promover aproximadamente 350 reuniões, das quais 150 para o mercado de equipamentos e acessórios de aventura, entre os fabricantes presentes na feira e 12 grandes lojistas confirmados dos Estados do RS, SC, MG e RJ, além de lojistas internacionais, e outros 200 encontros para o mercado de turismo. Cerca de 40 empresários ofertarão os destinos brasileiros a 12 das maiores operadoras nacionais e até o momento duas grandes empresas da Inglaterra e da Espanha.
A área está localizada no segundo pavilhão e conta com seis salas para reuniões, sendo que uma para vídeo conferência, um lounge com espaço para cerca de dez pessoas e um mini auditório com capacidade para 60 lugares, que abrigará palestras para o trade e apresentação de produtos.
“A Adventure tem como objetivo continuar a ser o principal pólo de negociações para o crescimento, organização e profissionalização do mercado de aventura no país, agora com criação de mecanismos permanentes, como a rodada de negócios, uma oportunidade única para micros e pequenos empresários ofertarem produtos e serviços a grandes empresas”, ressalta Eric Henderson, diretor da Media Group do Brasil, empresa que adquiriu da Promotrade a gestão da feira.
Em quase uma década de esportes e turismo de aventura, o evento bateu recordes e congregou empresas, serviços e público num único lugar. Principal canal para comunicação entre as iniciativas pública e privada e ONGs, a feira é palco para importantes eventos e acontecimentos no segmento de aventura. Foi na Adventure que em 2006, pela primeira vez, representantes da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura), AEMA (Aliança das Empresas do Mercado de Aventura) e ABIKE (Aliança Bike) se reuniram para iniciar um projeto de colaboração mútua, tendo em vista os rumos do mercado de aventura no Brasil.
A feira será realizada de 22 a 26 de agosto, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Diferentemente dos últimos anos, em que o primeiro dia era reservado a lojistas e empresários, todos os dias serão abertos ao público em geral e simultaneamente ao trade.
Na edição 2006, a Adventure Sports Fair contou com 297 expositores e recebeu 70.000 visitantes, com geração de R$ 90 milhões em negócios. A expectativa para este ano é de ampliar esses números em 5%.
A Adventure Sports Fair 2007 é organizada pela Media Group do Brasil com promoção da Promotrade, patrocínio de Fiat e apoio de Tam Viagens, Rádio Eldorado, Go Outside, Crystal, ESPN Brasil e UOL.
Melhorias para o público
As novidades também atingem o público final. Além de nova planta que estimula maior interatividade e estandes direcionados para o consumidor final, a organização da Adventure promove algumas ações que possam facilitar e aumentar o número de visitantes. A principal delas é aprimorar o sistema de estacionamento em torno da Bienal do Ibirapuera, com a implantação de sistemas de vallet. Outra ação em prol do visitante será direcionada aos expositores, estimulando-os a pararem seus automóveis nos bolsões de estacionamento, aumentando assim o número de vagas para os visitantes no estacionamento da Bienal.
A campanha “Vá de Bike”, que inclui um espaço no qual o visitante pode deixar sua bicicleta gratuitamente e com segurança, também será colocada em prática em 2007.
Adventure Surf
Outra novidade para 2007 é a criação de uma área exclusiva para os amantes do Surf, em qual abrigará cursos, desfile, oficina de pranchas e exposição de peças que conta a história do esporte. “Inserimos o Surf pela primeira vez no evento porque o esporte tem total sinergia com o espírito de aventura, sobretudo nos aspectos de preservação da natureza, preocupação com a saúde, a busca por novos destinos. O Surf atende a estes valores, assim como as demais atividades já presentes na feira”, comenta Sérgio Franco.
Atrações
Bem como no último ano, as atrações de interatividade com o público estarão disponíveis em diferentes setores. Para 2007, estão confirmados os tanques de caiaque e mergulho e as pistas para test-drive, de esqui e de quadriciclo. Destaque novamente para as toneladas de gelo vindas da Patagônia, mas que desta vez ocuparão um aquário no interior do Pavilhão, para que o visitante sinta a magia e o frio de caminhar sobre as áreas gélidas. Outra novidade é a Praça de Aventura, que contará com a presença dos grandes ícones de cada modalidade e de famílias aventureiras.
Na prática, a Adventure Sports Fair reúne vários segmentos do mercado em um único evento: Turismo de Natureza; Equipamentos e Vestuário; Esportes Aquáticos; Veículos; Ciclismo; e Surf, além de um pavilhão de Turismo Sustentável e Meio Ambiente.
Turismo de Natureza
O Turismo de Natureza foi um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Na Adventure 2006, nada menos que 22 Estados brasileiros estiveram representados. Só os destinos turísticos municipais foram mais de 30 cidades brasileiras exibindo ao público lugares especiais para a prática de esportes ao ar livre. Já internacionais, marcaram presença Argentina, Peru, Chile, França, Alemanha, Republica Checa e Espanha.
O setor reúne também agências e operadoras de viagem que operam para destinos de ecoturismo e turismo de natureza.
Equipamentos e vestuário
No setor de equipamentos e vestuários, um dos mais disputados da Adventure Sports Fair, os expositores vão mostrar seus últimos lançamentos e também vender produtos, como roupas, calçados, mochilas, acessórios e os mais modernos equipamentos para esportes de aventura. “As grifes que produzem esse tipo de vestuário já não estão voltadas mais apenas para quem efetivamente pratica esportes de aventura mas, também, para quem gosta do estilo descontraído e, ao mesmo tempo, do glamour das roupas inspiradas nesse tipo de esporte”, afirma Sérgio Franco.
Além da presença de grandes marcas nacionais, o setor receberá também este ano alguns expositores internacionais vindos entre outros da Argentina e EUA
Setor de veículos
Tradicionalmente uma das grandes atrações da Adventure Sports Fair, o Setor de Veículos ocupará uma área de 5 mil metros quadrados e reunirá fabricantes de automóveis, motos, quadriciclos, acessórios e pneus.
Os destaques serão as pistas para test-drive: a 4x2 da Fiat e, pela segunda vez, uma pista de quadriciclo, montada pela Honda.
Os visitantes também poderão assistir a palestras e cursos teóricos sobre as técnicas mais adequadas de condução de diversos tipos de veículos off-road, suas características, os sistemas de tração, a importância da suspensão e dos pneus na otimização da performance, os equipamentos para uso off-road e as características dos principais tipos de obstáculos e terrenos.
Mergulho, Vela e Canoagem
O setor de esportes aquáticos estará muito bem representado na feira, com a presença das principais marcas de caiaques, botes e veleiros.
O mergulho também é destaque, uma vez que conta com estandes de importantes fabricantes, os quais mostrarão o que existe de mais moderno para o setor, além do tanque de mergulho, uma das atrações para o público presente.
Praça Bike
A edição 2006 da Adventure Sports Fair promoveu um novo conceito de exposição de equipamentos que agradou expositores e público. A Praça Bike reuniu no mesmo espaço sete fabricantes e importadores de bicicletas e acessórios, num formato de estantes abertos, configuração que volta a ser aplicada em 2007. Dividida por ilhas, nas quais as empresas mostraram aos visitantes suas novidades e lançamentos, a Praça Bike ainda disponibiliza e um bike café. As empresas aproveitarão o período da feira para fazer uma promoção de venda de bicicletas, envolvendo também os bike-shops.
Turismo sustentável e meio ambiente
Este é o setor mais nobre da Adventure Sports Fair e vai ao encontro de um dos principais objetivos dos organizadores: tornar o evento não apenas uma oportunidade comercial, mas um espaço de discussão e reflexão que possa garantir o desenvolvimento sustentável do turismo de aventura, com preservação plena do meio ambiente e desenvolvimento sócio-econômico dos destinos.
Este setor ocupará parte do segundo piso e do subsolo da Bienal, onde agora encontram-se os auditórios, que receberão eventos, reuniões e simpósios. Haverá também um espaço que reunirá fornecedores de produtos com tecnologia limpa para pousadas e hotéis, Organizações Não-Governamentais ligadas ao turismo sustentável e preservação do meio ambiente e o Sebrae, além dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente.
Outro espaço muito disputado na feira é o Go Outside Adventure Congress. Trata-se de uma série de palestras e mesas para debates sobre os mais variados assuntos dos esportes de aventura, com participação de ícones da aventura no Brasil. As palestras serão realizadas de 22 a 26, voltadas ao consumidor final e trade, com objetivo de atrair o público interessado em conhecer mais sobre o tema. Em 2006, aproximadamente 1.300 pessoas assistiram a alguma das 22 palestras. As palestras são gratuitas e a inscrição é feita pelo site www.adventurefair.com.br.
O Portão das Artes, localizado no subsolo do Pavilhão, também abrigará eventos paralelos à feira:
· Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura:
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento abordará temas como: dados do mercado de turismo de aventura no Brasil; planejamento estratégico; gestão empresarial , gestão de segurança; formatação de produtos e estratégias de marketing; responsabilidade sócio-ambiental; entre outros. As palestras e os debates acontecerão nos dias 23 e 24 de agosto, das 10h às 20h, no Porão das Artes do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.
As inscrições são feitas através do site www.aventurasegura.org.br.
· IV Fórum Interamericano de Turismo Sustentável:
Acontecerá pelo quarto ano consecutivo e consolidará a importância das discussões sobre os princípios de sustentabilidade para o turismo na natureza e as atividades de aventura no Brasil e América Latina. Participaram das três primeiras edições, em diversas palestras e conferências, cerca de 1.500 profissionais ligados ao meio ambiente e turismo. O fórum é promovido numa parceria entre o Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS) e o Instituto de Hospitalidade (IH), que coordena o Programa de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS).
ADVENTURE SPORTS FAIR 2007
Local do Evento
Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n
Portão 3 do Parque do Ibirapuera
São Paulo - Capital
Valor do ingresso: R$ 18,00/dia (Não há descontos para estudantes)*
Datas e Horários
- Público Geral
Data: 22 a 26 de Agosto de 2007
Horário: Quarta a Sexta das 14h as 22h
Sábado das 10h às 22h e Domingo das 10h às 20h
21 Ago 2007 - 17h47 | geral |
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website