Nem o frio, nem o vento, nem a chuva assustam os intrépidos aventureiros nacionais e internacionais que a mais de uma semana do 1º Challenge do Oeste já reservaram o seu lugar na 1ª Grande Aventura de 2003. São já 40 as equipes inscritas na 3ª prova da temporada 2002-2003 do PEA e espera-se que batam o recorde de Vimioso continuando a aproximar-se das 50 (200 participantes) que é o número máximo admissível neste evento, desta feita organizado pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
Do programa proposto destacam-se a travessia de cavernas e a canoagem, duas atividades que regressam em 2003 à competição e refere-se uma notória diminuição das distâncias e o surgimento de várias etapas de estratégia e multiatividades, ou seja, mais uma vez o trabalho de equipe e a estratégia vão jogar os papéis principais: ganhar não será tarefa fácil.
A orientação será a modalidade base desta prova, numa zona “rica” em cartografia de Orientação pelo que neste capítulo a experiência e habilidade nesta modalidade serão fatores decisivos para o sucesso.
Em termos de ranking nacional aguarda-se uma prova muito disputada com a liderança da Prisma a ser questionada em toda a linha: Clube Praças da Armada, Núcleo Duro/ Sportzone, Associação Nacional de Sargentos, CLAC/NEL e Megamédia irão espreitar todas as fraquezas dos campeões nacionais e tentar levar de vencidos este temível adversário, a equipe Prisma.
Importa ainda referir “O Oeste” e a sua particular apetência para os Esportes de Aventura, em particular no Inverno com as suas temperaturas “suaves” e com os seus recantos abrigados que certamente irão proporcionar excelentes imagens e recordações a todos os entusiastas das corridas de aventura. Quanto à prova, pensamos que mais uma vez será dimensionada para todos os gostos, desde os “extremistas” aos iniciados pois tal como em qualquer uma das provas deste campeonato, são as equipes que em cada instante decidem o seu próprio caminho e Aventura.