Prudentópolis, município conhecido como a Terra das Cachoeiras Gigantes por abrigar as maiores quedas d’água do Paraná, recebe neste sábado, dia 29, a segunda etapa do Circuito Extremaventura 2007, valendo pontos para o Ranking Paranaense e Brasileiro de Corridas de Aventura.
Participarão em Prudentópolis 130 atletas dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul divididos nas três categorias em disputa. Na Aventura, serão 21 duplas que irão percorrer 43 km. A categoria Pro, composta de quartetos mistos, terá 48 atletas, enquanto a Expedição terá a participação de 12 duplas, com o desafio para estes dois grupos perfazendo 110 km de percurso.
Todas as categorias irão disputar a prova em seis modalidades: orientação, mountain bike, trekking, canyoning (caminhada por cânions), rapel de cachoeira e canoagem.
Percurso - A largada acontecerá na modalidade de mountain bike às 9 horas na Praça Coronel José Durski, no centro da cidade. Serão 19 quilômetros entre subidas íngremes até a localidade do Saltinho, onde as equipes realizarão a canoagem e o Canyoning no Rio São João. Serão ao todo quatro cachoeiras durante o trajeto, sendo três delas com altura superior aos 80 metros. Um dos pontos altos da competição será durante o canyoning que chegará na base do Salto São João e o rapel de cachoeira realizado no Salto Mlot, que fica em frente ao Salto São Sebastião, ambos com 120 metros de altura.
Para esta etapa, a organização da prova reservou locais que irão surpreender os participantes. Segundo seu organizador, Julio Camargo, esta será uma prova inesquecível. “Durante o levantamento da prova, que durou cerca de um mês, pude confirmar o potencial natural de Prudentópolis para os esportes de aventura. Com diversas escarpas, cânions, cachoeiras e rios preservados, o local é fantástico para o esporte de aventura. Esta será a primeira de uma série de seis provas inéditas que realizarei no município até 2012” comentou empolgadamente Julio.
Além da participação no circuito estadual, quatro equipes da categoria Pró utilizarão esta competição para seu último treinamento antes da etapa brasileira do Circuito Mundial de Corridas de Aventura, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de outubro entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
As equipes Body Imports Adventure e Marumbi Depimiel.com defenderão por seus times originais os pontos oferecidos pela prova nos rankings paranaense e brasileiro antes de se unirem para formar a equipe Rio Sagrado - Marumbi/Body Imports.
Para Karina Bruning, capitã da Body Imports, as equipes irão correr separadas nesta a prova, mas precisarão se unir no mundial. “Precisamos montar um time unido para conquistar um grande resultado para o nosso Estado”. Outra equipe paranaense na etapa mundial é a Sundown Audax, que corre junta a dois anos e que na última edição não obteve um bom resultado devido a contusão de um dos seus atletas. “Vínhamos bem no ano passado e chegamos a estar em 3º no Ranking Brasileiro, mas devido a uma contusão minha não pudemos prosseguir. Para este ano esperamos concluir a prova entre os primeiros brasileiros”, relata Erick Marques, capitão da equipe.
Outro time que estará participando neste sábado antes de defender o Brasil é a equipe Trópicos AON de São Paulo, que possui experiência internacional em provas disputadas no Brasil, Argentina e Venezuela.
Mais informações: www.extremaventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website