Sundown Audax vence a segunda etapa da Extremaventura, realizada em Prudentópolis

Por Wladimir Togumi - 02 Out 2007 - 12h15
» Relato: Fênix Betim Bikes
» GPS Track
» Tracks no Google Maps

» Galeria de fotos

» Site oficial
A equipe Sundown Audax foi a vencedora da segunda etapa do Circuito Extremaventura, realizado no último sábado (29/10) na cidade de Prudentópolis (PR). A cidade possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que algumas delas possui mais de cem metros de altura e por esse motivo é conhecida como a cidade das cachoeiras gigantes. O município recebeu esse nome em homenagem ao presidente Prudente de Morais e devido à imigração no final do século XIX, cerca de 80% de sua população é formada por descendentes de ucranianos.

O dia amanheceu nublado mas não estava frio e os cerca de 130 competidores, divididos em 3 categorias - Pró, Expedição e Aventura - se aglomeraram na Praça Coronel José Durski, no centro da cidade, para a largada. Pouco antes do início da corrida eles receberam a coordenada do PC1 virtual e os navegadores se apressavam para marcar o ponto em seus mapas.

As subidas e descidas foram constantes e as pernas foram bastante exigidas na prova em que o mountain biking foi a modalidade predominante. Depois do PC1 Virtual as categorias eram divididas e os atletas procuravam os postos de controle em sequência diferentes, mas o destino era o mesmo: o rio São João.

Com uma quantidade menor de embarcações disponíveis, a organização montou algumas estratégias de divisão das equipes para permitir que todas as equipes remassem. Na categoria Pro, 2 atletas remavam e os outros dois levavam as 4 bicicletas até o PC seguinte. Enquanto alguns competidores empurravam uma delas enquanto pedalavam, os atletas da Audax foram mais criativos. Eles simplesmente prenderam a roda da frente no bagageiro de suas bicicletas e puxaram a outra como se fosse uma carreta, fazendo menos esforço.

Com 3 categorias e cada uma delas fazendo um percurso diferente, mas sempre cruzando com todos os outros participantes, alguns atletas deixaram de ler suas instruções e acabaram confundindo. No PC2 as equipes Latitude Zero e UTM, da Expedição, acabaram pegando os botes posicionados para a categoria Aventura, deixando sem embarcações as equipes Itambé Radical e Sevandijas, obrigando-as a seguir a pé pela trilha.

E a movimentação de gente chegando de bicicleta, a pé e remando no mesmo ponto também confundiu alguns fiscais. A equipe Voitto, competindo na categoria Expedição, deveria ter remado apenas uma parte do rio, mas no ponto aonde deveria deixar os ducks o fiscal disse para seguir em frente e eles acabaram fazendo todo o trajeto da categoria Pro, remando cerca de 4 quilômetros a mais, além de ter que voltar todo o trecho a pé para pegar as bicicletas.

A Sundown Audax foi a primeira a completar o trecho de remo. Logo depois veio a Body Imports Adventure, mas um dos atletas esqueceu sua mochila no PC anterior, com colete salva-vidas e equipamento de rapel, e a equipe foi obrigada a voltar, deixando escapar a segunda colocação.

Um dos pontos altos da prova foi o canioning no Rio São João. E para se chegar até o ele, os atletas enfrentaram um grande desnível de 200 metros em 800 metros de percurso. Uma descida tão íngreme que a era necessário se agarrar às raízes e troncos para não cair morro abaixo. O destino era chegar a base do Salto São João, cachoeira formada por escarpas de arenito com 82 metros de altura. Com as chuvas que caíram no dia anterior o nível da água subiu muito, deixando o trajeto crítico. Com isso foi reduzido uma parte deste canyoning, impossibilitando a vista da cachoeira de dentro do cânion.

O trânsito de atletas indo e vindo e negociando o melhor caminho entre as pedras era intenso. Alguns escorregões e batidas nas pedras eram inevitáveis e a progressão não era muito rápida e por isso os atletas da Eco Brasil optaram por descer o canion por dentro do rio. De acordo com eles, muito mais rápido. E divertido.

Fora da água, o desafio maior era subir de volta os 200 metros de desnível. Os cipós e raízes dessa vez ajudavam no apoio dos pés e das mãos. De vez em quando o esforço de quem estava mais acima fazia uma pedra descer e quem estava para baixo, se proteger. A sorte é que não estava chovendo porque se a trilha estivesse molhada, seria quase impossível subir.

Mas o ceú começou a ficar cinza e logo mais começaria a chover. Enquanto as primeiras equipes do percurso mais longo estavam de volta às bicicletas e seguiam em direção ao rapel no Salto Mlot, os atletas da categoria aventura se dirigiam de volta para a cidade para finalizar sua prova.

Para chegar no rapel os atletas tinham que passar pela Serra da Rita, encarando um longo downhill até o PC localizado no fundo do vale e um uphill gigante até o PC seguinte. A chuva forte complicou ainda mais a vida dos participantes e a lama que se acumulava nas bicicletas não permitia uma progressão rápida e começou a causa problemas mecânicos como falta de freio e a quebra de correntes e marchas.

Pouco antes de chegar no rapel a atleta da Caapuã H2O Aventura não conseguiu fazer uma curva e bateu de frente com uma moto. Apesar da violência da batida a atleta não sofreu nada de grave e foi levada para o hospital da cidade, aonde ficou apenas para observação.

A próxima etapa acontece no dia 01 de dezembro em local a ser definido.

Classificação final (corrigida):
Pró
1º - Sundown Audax - 8:28
2º - Marumbi Depimiel.com - 08:58
3º - Trópicos Aon - 09:45
4º - Body Imports Adventure - 10:29
5º - Fênix Betim Bikes - 11:48
6º - Açores MBT - 12:34

Expedição
1º - Ecobrasil Team / Atairu - 09:28
2º - Aventureiros do Fogo - 10:27
3º - Os Outros Aventureiros do Fogo - 11:46
4º - Superação - 12:14

Aventura
1º - Radical Team II - 05:15
2º - GR Aventura - 05:33
3º - TrilhaZen - 05:40
4º - Saci II - 05:55
5º - Itambé Radical - 05:58
6º - Sevandijas - 06:01
7º - Papaléguas - 06:15
8° - Radical Team III - 06:25
9° - The Coyotes - 06:35
10º - Designando Aventura - 06:45
11º - Eco Brasil Team II - 06:50
12º - Tazz Puzzle Adventure - 06:53
13º - Extremaloucura - 06:58
14º - Curitibikers.com e K2 - 07:25
15º - Piatã Curitibikers - 07:39
16º - Itambé Radical I - 07:45
17º - Clorella Aventura - 07:57
18º - Nico - 08:18
19º - Radical Team IV - 08:28
20º - Green Fit Team - 08:30

Mais informações: www.extremaventura.com.br

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
02 Out 2007 - 12h15 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais