Contagem regressiva para a mais desafiadora e importante corrida de aventura das Américas. O Ecomotion/Pro 2007, etapa do Circuito Mundial de Corrida de Aventura (AR World Series) será disputado de 18 a 27 de outubro e terá como base a cidade de Búzios, ao norte do Estado do Rio. É no charmoso balneário fluminense que as cerca de 55 equipes (nacionais e estrangeiras) ficarão concentradas até a largada, no dia 21 de outubro. Serão cinco dias de prova, com os quartetos percorrendo 444km e sete cidades na região até a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo.
Como acontece desde 2004, o Ecomotion/Pro servirá como seletiva para o Campeonato Mundial, que será realizado Brasil no próximo ano. Garantem vaga no Mundial os dois primeiros colocados. A premiação em dinheiro no Ecomotion/Pro 2007 chega a US$ 60 mil, divididos entre os oito primeiros classificados.
"Esperamos um nível técnico bastante elevado este ano, já que teremos a participação de sete das oito primeiras equipes do Mundial 2007, sem falar nos principais times do ranking brasileiro", comenta o organizador do Ecomotion/Pro, Said Aiach Neto.
Até o momento estão inscritas 19 equipes estrangeiras e 36 brasileiras. A direção técnica havia limitado em 50 o número máximo de quartetos participantes, mas a grande procura de vagas obrigou a organização aumentar em 10%, deixando varias equipes internacionais e nacionais em lista de espera por uma vaga a mais.
Para percorrer os 444km será preciso unir técnica e estratégia e dominar as modalidades orientação, mountain bike, trekking, canoagem, técnicas verticais e, este ano, também equitação, já que um trecho será obrigatoriamente com os quatro integrantes à cavalo. Outros obstáculos aos atletas são o sono, a fome, o cansaço, o medo, a dor, uma vez que a prova leva entre quatro e seis dias ininterruptos, com os participantes atravessando madrugadas embrenhados no mato ou atravessando rios e mares.
"A prova pode até parecer um pouco mais light do que no ano passado, mas não será menos bonita", garante Aiach, adiantando que o percurso passará por áreas isoladas, isoladas, lugares únicos, exclusivos, que não estão nos guias de turismo tradicionais
Apenas na cerimônia de abertura, no dia 20, véspera da largada, é que as equipes conhecerão o mapa da prova, informação guardada a sete chaves até o momento.
"Ações conscientes e reações rápidas, bem como mudanças de estratégias e escolha de novos caminhos são competências exigidas pelo Ecomotion/Pro. E tudo isso está atrelado aos mistérios e obstáculos que os ambientes naturais escolhidos para a quarta edição do evento proporcionarão aos atletas. Seguindo essa filosofia, queremos dar condições idênticas de informações para todas as equipes, independente de sua origem, garantindo uma competição limpa e com elevado espírito esportivo", diz Aiach, justificando o 'mistério' em relação ao percurso da prova.
Pioneirismo em Neutralização de Carbono - Nas corridas de aventura, as equipes praticam esportes em contato direto com natureza preservada. Só isso já seria motivo suficiente para justificar a preocupação com a preservação do meio ambiente.
A preocupação em realizar eventos ecologicamente corretos esteve sempre presente na filosofia do Ecomotion/Pro, mas esse cuidado tomou uma proporção ainda maior no ano passado, após o alerta mundial sobre o aquecimento global.
Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a empresa Max Ambiental, foi calculado todo o CO2 emitido nos dez dias do evento Ecomotion / Pro 2007 e realizada a sua neutralização. Em 2006, o Ecomotion/Pro já tinha sido pioneiro no âmbito esportivo em relação à neutralizar sua emissão de gás carbônico. Até então, nenhum evento havia realizado uma ação de neutralização de carbono no país.
Nos cálculos do Programa Carbono Neutro da Max Ambiental entraram todos os itens relativos ao evento, como as passagens aéreas dos staffs e competidores, o combustível dos veículos de apoio e da organização, incluindo helicópteros, ônibus, caminhões, lanchas e automóveis, a energia elétrica gasta nas bases e estações repetidoras, o lixo produzido e etc.
Para neutralizar o evento, foram plantadas 1.100 árvores pela SOS Mata Atlântica, auditoradas pela Price Waterhouse. Além disso, a organização distribuirá 10 mil mudas ao longo dos dez dias de evento.
Mais informações: www.ecomotion.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website