De uns anos para cá as equipes de corrida de aventura começaram a se preocupar com os problemas do meio ambiente e passaram a fechar importantes parcerias com empresas e organizações voltadas a esse cuidado.
Motorola SOS Mata Atlântica
A primeira delas foi a SOS Mata Atlântica, liderada por José Pupo, que recebeu apoio da organização de mesmo nome e passou a realizar a análise das águas dos rios e lagos por onde as corridas passavam. A equipe também fornecia um mini-laboratório para escolas locais e explicava como utilizar o material para coleta e medição das águas. Hoje a equipe está focada em um novo projeto, o Cidadão Consciente, que visa a mudança de atitudes dos seres humanos para minimizar seu impacto no meio ambiente. A equipe estará representada pelos atletas de percurso Zé Pupo, Márcio Franco, Marcelo Macuco e Manoela Vilaseca.
Selva NSK Kailash
A equipe Selva NSK Kailash seguiu um caminho diferente e obteve a certificação Carbono Neutro e se tornou a primeira equipe brasileira de esportes não-motorizados a ter o selo. O conceito do projeto tem como base o movimento global de neutralização de emissões de gás carbônico, uma espécie de compensação do homem à natureza pela poluição provocada por seus atos cotidianos. O cálculo de neutralização segue uma metodologia internacional do IPCC – Intergovernamental Panel on Change Climate (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão da Organização das Nações Unidas – ONU e a neutralização é feita por meio da compensação em projetos ambientais, que poderão estar no Brasil ou em qualquer parte do mundo.
Paradofobia
A equipe Paradofobia volta mais uma vez ao Ecomotion Pro, e espera trocar mais experiências com as melhores equipes do mundo.
Mesmo sem terem feito nenhuma prova com 100% dessa formação, Telmo Carvalho, Guilherme Mattos, Eduardo Lima e Sabrina Koester vêm treinando junto desde o começo do ano para a etapa do AR World Series. Acreditando no sucesso da equipe, o Grupo Guascor - multinacional espanhola do ramo de geração de energia – fechou uma parceria com o quarteto.
Com a detenção de tecnologias de geração de energia através do biogás de aterros sanitários e de dejetos suínos, a Guascor tem um compromisso ambiental muito forte e sente uma boa sinergia com as corridas de aventura e os princípios dos atletas na conservação do meio ambiente.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website