Muito sol, calor intenso, sofrimento, muito sobe e desce, vegetação agressiva com muitos espinhos, típica do sertão nordestino, equipes com mais de 15 pneus furados, foram os ingredientes básicos da última etapa do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura – “O Desafio das Serras”. Estas palavras resumem o que foi a 2ª edição do Desafio CPCA / 2007, que teve o quarteto da equipe TryOn Tapuia como a grande campeã da prova.
Os 203 km de percurso foram percorridos pelas equipes da categoria Expedição, da tarde da sexta-feira (02/11) a madrugada do domingo (04/11). Já para a categoria Aventura, com percurso de 51 km, o percurso foi realizado no sábado (03/11).
A prova foi dominada em sua grande maioria pelos experientes atletas da Try On Tapuia. A largada, na modalidade trekking, aconteceu às 15h de sexta, na cidade de Serra de São Bento, de onde 14 equipes, dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, iniciaram a disputa pela prova mais “difícil” do circuito, neste ano, na opinião da grande maioria dos atletas participantes do CPCA.
Este trekking inicial, com 15 km, teve um nível médio de dificuldade, motivado pelo relevo bastante acidentado e uma vegetação por demais agressiva. Concluída essa etapa, as equipes retornaram à Praça das Crianças, localizada na cidade de Serra de São Bento, onde fizeram a transição para o mountain bike. O destino agora era o açude Japi II, localizado na cidade de São José do Campestre, este trecho também apresentava grandes dificuldades de transposição, forçando as equipes a manter um ritmo menos forte.
Por volta das 20 horas, as primeiras equipes chegaram ao açude japi II, onde realizaram a primeira etapa da travessia a nado, com 500 metros. Seguiram de mountain bike, com destino a cidade de Japi, passando por um PC virtual, situado no assentamento Canoas.
Segundo dia - Ao chegar a Japi, na madrugada do sábado (03/11), onde estava localizado o PC 10 / AT 04, no Clube Municipal, os atletas deixaram as bikes e seguiram para um alça de trekking, passando pelas Serras de Três Irmãos e Samanau. Esse trekking foi decisivo para a desistência de algumas equipes, motivada pelas condições climáticas apresentadas no momento de sua realização, por volta do meio dia, com “o sol derretendo o juízo”, segundo o fiscal Gil, nativo da cidade de Japi. De volta ao clube as equipes retomaram as bike, para seguir até a Fazenda Pituassu, situada no município de Monte das Gameleiras, passando pela Serra da Queimada, onde chegaram a uma altitude de 550 metros acima do nível do mar, passadno pelos assentamentos Milagres, Queimadas e Barbaço.
Ao chegar à Fazenda Pituassu, PC 19 / AT 06, os atletas saíram da modalidade mountain bike para realizar uma outra alça de trekking, realizado nas trilhas da Serra de Monte das Gameleiras, passando por um PC que ficava no ponto mais alto da serra, onde está localizado o cruzeiro da cidade. De volta à Fazenda Pituassu, as equipes retornaram ao mountain bike e seguiram para o local conhecido como “Pedra da Boca”, cruzando no percurso as Serras do Pico e da Confusão.
A segunda noite de prova prometia. Após esse trecho de mountain bike, os atletas alcançaram o PC 26 / AT 08, que ficava na Casa de Seu Tico, guia turístico muito conhecido na região, lá, realizaram um trekking passando pelas três cavernas localizadas no Parque Estadual da Pedra da Boca: ZAMBOCA, OLHO D’ÁGUA e CAMA DO CAÇADOR. Retornando a casa de Seu Tico, as equipes teriam que realizar uma etapa de ride’n run e travessia a nado, mas, tivemos que substituir o ride’n run por um trekking, pois tivemos que liberar os cavalos pelo avançado da hora (noite/madrugada)mas foi mantida a travessia de 800 metros no açude Calabouço.
Terceiro dia - Na madrugada do terceiro dia, os atletas entraram na reta final da prova, ao sair do PC da Pedra da Boca, seguiram com destino a Fazenda Floresta, situada em Serra de São Bento, onde realizaram uma Pista de Orientação de 5 km com a descida de um rappel negativo de aproximadamente 70 metros.
Às quatro da madrugada do domingo (04/11), com 37 horas de prova, a equipe TryOn Tapuia, cruzou o pórtico de chegada, localizado na Praça das Crianças, na cidade de Serra de São Bento, abrindo uma vantagem de aproximadamente 5 horas da segunda colocada a equipe Bike Aventura / 04 Elementos que, com esse segundo lugar, sagrou-se campeã do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura de 2007.
Das 14 equipes que iniciaram a competição na categoria Expedição, apenas sete conseguiram superar mais esse Desafio com 203 km, denominado de “DESAFIO DAS SERRAS”, e completar a prova. Vale registrar a bravura, a coragem, a superação e a determinação da atleta Ingrid Kelly da equipe Carbono Zero / Unicred que realizou praticamente 95% da modalidade mountain bike com apenas uma marcha, pois teve o passador traseiro de sua bike quebrado logo no início da competição.
Aventura - No sábado (03/11), foi realizada a prova da categoria Aventura, nos municípios de Serra de São Bento, Passa e Fica e Araruna/PB. A largada da Aventura aconteceu às 10h, da Praça das Crianças de Serra de São Bento. Esta categoria percorreu um total de 51 km durante todo o dia, com as seguintes modalidades, trekking (montanhismo), trekking em cavernas, travessia a nado, mountain bike e orientação com bússola.
Alguns trechos desta categoria também foram utilizados pelas equipes da categoria expedição, mas em sentido contrário e com PC’s que proporcionaram uma navegação menos complicada proporcionando, assim, uma prova mais simples e rápida, que é a proposta do CPCA para essa categoria de entrada. A chegada também foi na praça das crianças em Serra de São Bento e a primeira equipe a passar pelo pórtico de chegada foi a BICHOS DO MATO, com o tempo de 09 horas e vinte minutos, 20 minutos depois chegada a PAPALÉGUAS, que, com esse resultado, sagrou-se a campeão do CPCA / 2007 nesta categoria.
O Desafio CPCA 2007 foi válido pela sétima etapa do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura - CPCA (www.cpca.com.br ) e pelo Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura – RBCA (www.rbca.com.br), com patrocínio da Bike Sport, Loteamento Alto da Serra, Transportes Trampolim da Vitória, Prefeitura Municipal de Serra de São Bento e o apoio da Prefeitura Municipal de Japi.
Resultado final por categoria
Expedição –203 Km
1º - TryOn Tapuia/RN
2º - Bike Aventura / Quatro Elementos/RN
3º - SOS Tabatinga / Nitro/RN
4º - CarbonoZero / Unicred/RN
5º - Direction/PE
6º - Hi Fit/ Bike Sport/ Os Extremos II/RN
7° - Terra do Sol / Top Car Imports/RN
Desistentes:
Ápice/RN
Caboclos de Lança/PE
Tribo Jaguar/PE
Rapanui/RN
Urtigueiros/CE
Yawara/PE
Kayapó/RN
Aventura – 51 Km
1º - Bichos do Mato/RN
2º - Papaléguas/RN
3º - Coyote/RN
4º - Puluca/PE
5º - Maximus Aventura/RN
6° - Tucunaré/PE
Desistentes:
Astúrias
Mutley
Ovelhas Negras
Iguana
Mais informações: www.expedicaocarcara.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website