Paranapiacaba, a 48 km da capital de São Paulo, é um pedaço inglês incrustado na Serra do Mar. A cidade, construída em 1867 e tombada pelo patrimônio histórico, surgiu de um acampamento montado para a construção da estrada de ferro que ligava Santos à capital. Por ela transportava-se café. As marcas desta construção estão lá como um dos raros registros da presença britânica no país: 360 casas de madeira construídas em estilo vitoriano e com pinho-de-riga trazido da Irlanda, tijolos ingleses e telhas francesas; e o velho relógio da estação - uma réplica do Big Ben, de Londres.
Esse é o cenário da última etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha da temporada 2007, que será disputada no dia 24 de novembro, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André (SP). Nesta que já é a quarta edição da prova na vila, a organização espera a participação de mais de trezentos atletas dos mais variados estados Brasileiros.
Para quem deseja encarar as corridas de montanha pela primeira vez, a prova é uma experiência alucinante. Para encarar o percurso de doze quilômetros não precisa ser nenhum Super-Atleta, basta ter muita força de vontade para encarar os trechos de paralelepípedo, trilhas na mata atlântica e estradas de terra, além de algumas travessias por riachos. A constante variação de percurso, o prazer de passar por locais ainda pouco explorados e desconhecidos para a maioria e a constante quebra de ritmo, são diferenciais em relação à cadência das corridas de rua.
“As montanhas exercem sobre o ser humano um tipo de força indefinível e inexplicável. O fascínio da dimensão da natureza frente ao nosso insignificante tamanho. A mesma atração fatal de querer conquistar, de querer chegar ao topo, de querer atravessar, de desafiar a natureza e de descobrir os seus segredos. Sempre foi assim. Mas também foram sempre só alguns com coragem para ceder a esta força e ir à aventura, à procura. A maioria contenta-se em ficar sentado a deixar o olhar perder-se na vastidão, aceitando a inevitabilidade do ser...” comenta Fábio Galvão Borges Presidente do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha a respeito do crescente aumento no número de participantes nas corridas de montanha.
Outra opção para quem acha que os doze quilômetros são muito “puxados” é participar da caminhada, cuja largada será simultânea à largada da corrida, indo em direção ao mirante de Paranapiacaba, de onde se pode avistar a cidade de Santos. A caminhada será acompanhada de guias de eco-turismo. Todos os participantes receberão medalha de participação e exclusiva camiseta da prova em poliamida desenvolvida pela KM10 Confecções Esportivas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro ou até se atingir o limite máximo de inscrições (300 atletas). Cerca de oitenta por cento das inscrições já estão comprometidas então quem desejar participar da ultima etapa de 2007 deve correr para não ficar de fora.
A largada e a chegada tanto da corrida como da caminhada serão em frente ao antigo mercado. Após o término da corrida, acontecerá a festa de confraternização do circuito 2007, na qual serão conhecidos os campeões de 2007.
Mais informações: www.corridasdemontanha.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website