Desafio final da Extremaventura 2007 reúne atletas de 3 Estados

Por Redação - 29 Nov 2007 - 13h30

Campina Grande do Sul, município a leste de Curitiba, situado na Região Metropolitana da capital, recebe neste sábado, dia 01, a última prova do Circuito Extremaventura 2007, valendo pontos para o Ranking Paranaense de Corridas de Aventura e também para o ranking brasileiro da modalidade.

Participarão da etapa, 128 atletas divididos nas três categorias em disputa. Na Aventura, são 28 duplas que irão percorrer aproximadamente 47,6 km. A categoria Pró, composta de quartetos mistos, terá 48 atletas, enquanto a Expedição terá a participação de 10 duplas, com o desafio para estes dois grupos perfazendo 110 km de percurso. Todas as categorias vão disputar a prova em quatro modalidades: orientação, mountain bike e trekking e canoagem/duck.

A Corrida de Aventura volta ao município 6 anos após a realização da primeira prova do gênero no sul do Brasil. Na época, com a participação de apenas 7 trios, a modalidade era apresentada ao público local como uma nova prática esportiva de contato com a natureza. Hoje, a Corrida de Aventura é um esporte praticado por centenas de atletas, possui uma Federação Estadual – Fecap – e um ranking a nível nacional que indica as melhores equipes brasileiras na temporada.

“A Extremaventura é disputada desde 2001 e já virou tradição entre os competidores de Corrida de Aventura do Paraná. Foi ela quem lançou a modalidade no Estado, criou um circuito estadual e foi decisiva na formação da Federação. Muita gente só participa desta prova”, revela Julio Camargo, idealizador e organizador da Extremaventura.

Disputa pelo título - E pelo sexto ano seguido a decisão da temporada vai acontecer na última prova. A concorrência mais acirrada está na categoria Pró, de quartetos mistos, onde a Sundown Audax tem uma pequena vantagem em pontos sobre a Body Imports Adventure – 175 a 165 pontos. Correndo por fora, estão as equipes Marumbi Depimiel – 150 e Fênix Betim Bikes com 140 pontos. Como os vencedores lutam por cem pontos, a briga deve ser acirrada entre as quatro equipes.

Na categoria Expedição, a dupla líder do circuito, Eco Brasil/Atairu, com 200 pontos, tem boa vantagem sobre a equipe Superação, que soma 110 pontos e precisa vencer e torcer para que a Eco Brasil não encerre a etapa até a décima posição, pois assim a decisão iria para os critérios de desempate.

Na Aventura, o destaque fica por conta da disputa entre as equipes GR Aventura, líder com 170 pontos, Radical Team II que com os seus 135 pontos briga para levar para Londrina o título da categoria e a experiente Papaléguas, que vem realizando uma campanha regular. Como o time está com 100 pontos é o mais experiente dos três, tem boa chance de se sagrar campeão.

Convênio - No Congresso Técnico da competição que será realizado no dia 29, será assinado um convênio entre o Circuito Extremaventura e a Fecap – Federação de Corridas de Aventura do Paraná, para a arbitragem e o julgamento das competições do Circuito Paranaense. Esta medida é inédita no Brasil e visa dar maior credibilidade ao Circuito Extremaventura e ajudar a fomentar o esporte no Estado do Paraná.

Para Julio Camargo, da Extremaventura, esta medida, mesmo sendo uma novidade, já vem com certo atraso. “Os organizadores de uma competição devem se preocupar apenas com a estrutura, segurança e desenvolvimento do seu evento. Compete à Federação a arbitragem e o julgamento das questões pertinentes a prova para dar maior clareza a disputa. Em 2008 a Corrida de Aventura faz 10 anos de Brasil e nós queremos com esta idéia ajudar a fomentar este esporte que a cada ano ganha cada vez mais adeptos. É necessária a normatização do esporte e é por isso que estamos lançando esta idéia”, comenta Julio.

Este convênio vai além das questões de arbitragem e julgamento e também inclui o estudo sobre critérios para realização de provas, adesão de participantes, criação de clubes e um fator crucial para o esporte, a preservação ambiental. Para Sandro Kloch, presidente da Fecap, o Paraná servirá de exemplo para o país. “Estas medidas que estão sendo tomadas fortalecerão o esporte. Acreditamos que, quando o estudo de todas estas questões estiver pronto, e aprovado pela Diretoria da Fecap, iremos dar um salto de qualidade e estaremos prontos para representar a modalidade na esfera estadual e nacional. Acredito que este modelo seja a base para criação da Confederação Brasileira que a Fecap irá sugerir as outras entidades do desporto estadual”, conclui Kloch.

A Etapa Campina Grande do Sul terá largada às 9 horas na praça central de Campina Grande do Sul e a previsão de término é as 00 horas do dia 02.

Confira a lista de equipes participantes:
Pró
01 - Sundown Audax / Curitiba - PR
02 - Marumbi Depimiel.com / Curitiba - PR
03 - Trópicos AON / São Paulo - SP
04 - Fênix Betim Bikes / São José dos Pinhais - PR
05 – Tramontrip / Curitiba - PR
06 - Chauá Caratuva / Curitiba - PR
07 – Waimiri Atroari / São Paulo - SP
08 – Sundown Audax II o retorno / Curitiba - PR
09 - Açores MBT / Florianópolis - SC
10 – Body Imports Adventure / São José dos Pinhais - PR
11 – Ventures / Bragança Paulista – SP
51 – K’lango / Joinvile / SC

Expedição
12 - Eco Brasil Team Atairu / Curitiba - PR
13 - Os Curupiras / Curitiba - PR
14 – Aventureiros do Fogo / Curitiba - PR
15 – Capivara Safada / Campinas - SP
16 – Santa Rita Adventure / Paranaguá / PR
17 – Dupla Expedição/ São Paulo - SP
18 – Superação / Curitiba - PR
19 – Camamu Ciclovece Sundown / São Paulo - SP
20 – Campeão e Perigoso / Curitiba - PR
21 – Carpe Diem / Curitiba - PR

Aventura
22 – TrilhaZen / Curitiba - PR
23 – Nefelibatas / Curitiba - PR
25 - Green Fit Team / Curitiba - PR
26 - Gr Aventura / Curitiba - PR
27 – Itambé Radical / Curitiba - PR
28 – Itambé Radical II / Curitiba - PR
29 – Nico / Curitiba - PR
30 – Papaléguas / Curitiba - PR
31 - Piatã Curitibikers / Curitiba - PR
32 - Clorella Aventura / Curitiba - PR
33 – Licancabur / Curitiba - PR
34 - Born To Be Wild / Curitiba - PR
35 – Extremaloucura / Curitiba - PR
36 - Gr Aventura II / Curitiba - PR
37 – Radical Team II / Londrina - PR
38 - Radical Team III / Londrina - PR
39 - K2 Adventure Team / Curitiba - PR
40 – Avante / Curitiba - PR
41 – Skypper Lobisomen / Guarapuava - PR
42 – Sataré Mawé / Irati - PR
43 - Vegetarianos e Furiosos / Curitiba - PR
44 – Ecoracers / Curitiba - PR
45 – Amplo Logística Aventura / Curitiba - PR
46 – Mutação R7 / Curitiba - PR
47 – Tucum / Curitiba - PR
48 – Dorflex / Curitiba - PR
49 – Correr e terminar não tem preço / Ponta Grossa - PR
50 – Kaimã / Ponta Grossa - PR

Mais informações: www.extremaventura.com.br

Redação
Por Redação
29 Nov 2007 - 13h30 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais