Sob um forte calor e com um percurso exigente, foi finalizada no último sábado, dia 01 de dezembro, a temporada paranaense de Corridas de Aventura, na cidade de Campina Grande do Sul. A etapa teve a participação de 128 atletas de 3 Estados brasileiros, divididos nas categorias Pró (quartetos mistos) e Expedição (duplas) que percorreram aproximadamente 110 quilômetros e Aventura (duplas) com percurso de quase 60 quilômetros. Com o tempo de 13h.10min. a Body Imports Adventure, de São José dos Pinhais, cruzou linha de chegada, conquistando pela primeira vez o título estadual.
Mesmo sem completar a prova, devido a uma contusão, a equipe Eco Brasil/ Atairu garantiu o título da Expedição, que teve vitória da parnanguara Santa Rita Adventure com o tempo de 15h.21min.
Quem venceu na Aventura foi a Londrinense Radical Team II que finalizou o percurso em 5h.55min. Mesmo com a vitória, o título nesta categoria ficou com a GR Aventura de Curitiba, que com o 3º lugar na etapa alcançou os 245 pontos no ranking.
A largada aconteceu às 9h10min. na praça central de Campina Grande do Sul. Com a temperatura elevada, em torno dos 26 graus, os atletas partiram para a primeira modalidade da prova, o mountain bike que foi em direção ao rio Capivari em aproximadamente 11 quilômetros entre muitas subidas e descidas íngremes.
No PC 1, enquanto a Aventura partia para enfrentar 8 quilômetros de canoagem no rio Capivari, a Pró e Expedição seguiam para deixar suas bicicletas e sair para um longo trekking de 21 quilômetros. E foi justamente nesta modalidade que aconteceu a parte mais difícil da etapa.
Iniciando a 801 metros de altitude, o objetivo era atingir o cume do Camapuã a 1706 metros de altitude. No caminho, uma trilha preservada em meio ao maior maciço da Floresta Atlântica brasileira, entre Campina Grande do Sul e Antonina, já no litoral paranaense. Devido a inclinação da subida e o forte calor que fazia na metade do dia, muitas equipes diminuíram seus ritmos para se preservarem para o final da prova. Na chegada ao cume, a vista recompensadora fazia valer a subida. “Este local é muito lindo” foi a expressão utilizada pelo atleta Valdemar Castro Junior, da equipe Camamu Ciclovece Sundown, de São Bernardo do Campo, mas que poderia ser utilizada para qualquer equipe, já que foi a frase mais mencionada neste trecho da prova.
Após a descida da montanha os atletas da Pró e Expedição seguiam até a represa do Capivari para o percurso de 12 quilômetros. Com uma estratégia um pouco inusitada, a equipe Açores, de Florianópolis/Curitiba, resolveu trocar 6 quilômetros de canoagem por 4,5 a pé carregando o bote na cabeça. A tática deu certo, fazendo com que a Açores pulasse da 4ª para a 3ª posição.
Para finalizar a prova, mais duas modalidades após a canoagem. Um pequeno trekking e uma cansativa bike de aproximadamente 38 quilômetros entre as localidades do Taquari e o centro de Campina Grande do Sul.
A classificação final da etapa ficou assim:
Pró
1º Body Imports Adventure. Tempo 13h.10min.
2º Açores MBMT. Tempo 14h.31min.
3 Sundown Audax. Tempo 14h.47min
4º Marumbi Depimiel Rio Sagrado. Tempo 15h.17min.
5º Tramontrip. Tempo 13h.40min (sofreu corte no PC 9).
Expedição
1º Santa Rita Adventure. Tempo 15h.21min
2º Camamu Ciclovece Sundown. Tempo 16h.58min
3º Os Curupiras. Tempo 13h.07min (sofreu corte no PC 9).
4º Aventureiros do Fogo. Tempo 15h.30min (sofreu corte no PC 9).
5º Campeão e Perigoso. Tempo 14h.39min (sofreu corte no PC 9)
Aventura
1º Radical Team II. Tempo 5h.55min.
2º Ecoracers. Tempo 6h.02min.
3º GR Aventura. Tempo 6h.30min.
4º GR Aventura II. Tempo 6h.31min.
5º Tucum. Tempo 6h.36min.
Mais informações: www.extremaventura.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website