Como toda prova internacional, o custo envolvido em toda a logística, inscrição e compra de novos equipamentos é bastante alto e a equipe só conseguir estar presente nesta corrida porque contou com o patrocínio da ADCO - Abu Dhabi Company for Onshore Oil Operations - a maior empresa exploradora de petróleo dos Emirados Árabes Unidos
Nesta última quarta-feira (19/12/07) a equipe apresentou uma palestra na Kailash Concept Store e falou um pouco da prova e da experiência de ter participado de uma prova em um local tão distante e com muitas equipes de alto nível técnico. As modalidades utilizadas foram a orientação, trekking, mountain biking, canoagem oceânica, camelos e técnicas verticais.
A aventura começou já em São Paulo, pouco antes de embarcar, com a falta de um dos ítens obrigatórios e continuou durante toda a viagem, com o extravio de uma caixa de equipamentos e reservas de hotéis que acabaram não sendo confirmadas.
A equipe conseguiu contornar a falta de lugar para dormir, inclusive ganhando uma diária a mais no hotel 5 estrelas onde ficaram hospedados antes e depois da prova, mas a caixa de equipamentos acabou custando uma hora de penalização já no primeiro dia de corrida. Apesar dos esforços dos atletas para conseguir comprar parte do kit de primeiros socorros e outros equipamentos nos poucos dias anteriores à largada, a organização se mostrou bastante rigorosa na checagem.
O formato da corrida é por etapas, com largada e chegada todos os dias, e com postos de controle obrigatórios e facultativos, exigindo que equipe trace uma boa estratégia para conseguir descansar o suficiente para manter o bom ritmo durante os 6 dias de corrida e não perder os horários de inicio das seções à frente. Ao final de cada etapa os atletas encontravam um grande acampamento com chuveiro quente e um buffet. As pernoites eram feitas nas barracas que as equipes levaram para a prova.
Os atletas contaram que no começo da etapa de trekking nas dunas seus tênis se saíram muito bem, não permitindo a entrada da fina areia e fazendo com que a equipe ganhasse diversas posições. Mas a alegria durou pouco e logo os atletas estavam parando a todo momento para tirar a areia que apertavam seus dedos. Percebendo que estavam perdendo muito tempo a cada parada, os atletas se arriscaram a colocar os tênis na mochila e seguir apenas de meia ou papete, o que acabou se mostrando uma boa opção e impressionando até os atletas de outros países pela coragem de seguir em frente daquela maneira.
Outro caso interessante foi durante a etapa noturna de orientação em que Marcio Campos viu uma pequena luz na parte mais baixa de uma duna e acreditou que era o local do PC. Confiante, ele desceu tudo e conseguiu convencer seus companheiros de equipe, que acreditavam que o local correto era mais à frente, que ele estava certo. Mas não estava. Os atletas acabaram encontrando um beduíno acampanhado no meio do deserto, que lhes ofereceu chá e leite (de camelo).
O melhor momento para a equipe durante a corrida aconteceu durante a travessia junto com os camelos, ou no caso da Selva, um camelo fêmea. Na seção anterior a equipe decidiu buscar todos os postos de controle enquanto as outras equipes buscaram apenas alguns deles. Quando eles chegaram no início dessa nova seção, todas as equipes já tinham partido e eles não tiveram como escolher outro animal. Com uma hora de atraso em relação ao pelotão da frente, a Selva deu sorte com seu animal porque aos poucos ela foi encontrando as outras equipes paradas no meio do deserto, com seus camelos empacados. Mas infelizmente a seção foi cancelada e a equipe perdeu um grande avanço na classificação.
Essa prova encerrou um dos melhores anos para a equipe Selva e adicionou mais um resultado no curriculum de provas internacionais. Este ano a equipe conquistou o 4° lugar no Desafio de los Volcanes, o 8° lugar no Ecomotion Pro e agora, o 17° lugar no Abu-Dhabi Adventure Challenge.
Mais informações: www.selvaaventura.com
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website