MINISTÉRIO DO TURISMO
GABINETE DA MINISTRA
Ofício-Circular nº 04 /2008/GM/MTur
Brasília, 08 de janeiro de 2008.
Aos Membros do Conselho Nacional de Turismo
Assunto: Febre Amarela.
Senhor (a) Conselheiro (a),
1. O Ministério do Turismo recebeu aviso expedido pelo Ministério da Saúde a respeito de suspeitas de casos de febre amarela no país. Neste aviso, o Ministério da Saúde reitera a recomendação de vacinação contra febre amarela para viajantes nacionais e estrangeiros que se destinem a regiões de risco. A vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência à chegada no destino. O mapeamento das regiões onde prevalece a orientação está descrito em nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, anexa a este ofício..
2. O Ministério do Turismo recomenda especialmente a todos que operam a venda de viagens para que prestem as devidas informações aos viajantes, de modo que estes possam, no caso de se dirigirem às áreas de risco, tomar a vacina, o que pode ser feito em postos de saúde e nos aeroportos. Será produzido um folder com esclarecimentos sobre a prevenção da febre amarela, elaborado em conjunto pelos ministérios da Saúde e do Turismo, que será distribuído em aeroportos, rodoviárias, agências de viagens e demais pontos de acesso de turistas.
3. Ressaltamos que a maior parte do litoral brasileiro, destino preferencial dos turistas no verão, está praticamente livre da febre amarela. Essa faixa vai do litoral do Rio Grande do Sul até o litoral do Piauí, salvo parte do litoral do Espírito Santo e do Sul da Bahia, onde é baixo o risco de ocorrência da enfermidade.
Atenciosamente,
MARTA SUPLICY
Ministra de Estado do Turismo
Mais informações: www.turismo.gov.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website