Portugal Ecoaventura: NúcleoDuro/ Sportzone

Por - 17 Jan 2003 - 16h39

Inesperadamente ou talvez não, os experientes aventureiros do Núcleo Duro/ Sportzone venceram o 1º Challenge do Oeste e colocaram-se numa excelente posição para disputarem a liderança do campeonato com os atuais campeões nacionais, a equipe Prisma/ Ciclonatur.


Organizadores fazem o briefing antes da largada
foto: Portugal Ecoaventura


Competidor marca um dos primas espalhados pelo percurso.
foto: Portugal Ecoaventura

Após dez duras etapas de “Aventura”, o Núcleo Duro/ Sportzone logrou uma confortável vantagem de 3 Pc's (postos de controlo), sobre o seu mais direto perseguidor, o Clube Praças da Armada e na terceira posição classificou-se a Prisma, que recuperou uma posição no domingo, trocando com a melhor equipe da região, o CLAC/ NEL, que se classificou em quarto lugar; por último, a fechar o lote dos cinco premiados surgiu pela primeira vez nesta temporada a equipe Grande Evasão.

No tocante à “performance” das equipes mistas assistiu-se a uma excelente prestação, com várias a chegar a classificar-se nos primeiros dez lugares: Prisma/ Ciclonatur, Salmões Extreme e UTL Aventura, esta última composta por três mulheres e um homem. Desilusão foi novamente o resultado das equipes espanholas, onde somente os galegos da Quintena Artabros conseguiram chegar à metade superior da tabela com um honroso 10º lugar. Novamente foram as questões relacionadas com a orientação e com a gestão do tempo, as grandes dificuldades destes nossos ” hermanos”.

De fato, esta foi uma prova muito exigente nestes dois capítulos, primeiro porque o Oeste tem um relevo extremamente ondulante, com pequenas montanhas que se sucedem com uma enorme frequência e que encerram uma infinidade de pequenos vales densamente cultivados. É também uma zona extremamente humanizada, onde os pequenos e muito pequenos núcleos urbanos servem claramente de suporte à principal utilização das terras que felizmente ainda é a agricultura.

Aproveitando ao máximo estas características do terreno, o organizador da prova, o Prof. Vitor Milheiro da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, montou um precurso duro e complexo a exigir das equipes muito cuidado nas opções e a provocar autênticas situações de “pânico” com as equipes literalmente a voar para a meta e a chegar no minuto de “tolerância”. Em termos de exigência fisica a ascensão logo no sábado de manhã ao alto dos Candeeiros e os mais de 160 kms de distância total da prova atestam bem a dureza do desafio; o terreno pesado e o “manto de gelo” que cobria muitas zonas criaram dificuldades adicionais ao participantes que tiveram de se socorrer de todas as suas valências técnicas para as ultrapassarem.

Foi de fato interessante verificar o elevado desempenho das equipes, tanto em termos físicos como em termos técnicos e sobretudo notar que a experiência acumulada ao longo destas já três etapas de Portugal Eco Aventura é uma componente fundamental para ultrapassar as dificuldades.

Uma característica muito própria desta região e que agradou muito às mais de 200 pessoas que viveram este 1º Challenge do Oeste foi a bondade do clima que, apesar de frio, apresentou sempre um sol radioso e quase fez esquecer que Portugal se encontra em pleno Inverno e debaixo de uma intensa frente de frio polar. Outro grande destaque desta prova foi a etapa de multiatividades em estratégia que aconteceu em plena vila de Óbidos juntando suas construções medievais com as atividades de Aventura, certamente uma etapa que irá ficar na memória da “caravana” do Portugal Eco Aventura como uma das mais bem conseguidas de sempre.

No entanto, desta difícil prova que recomeçou o campeonato em 2003 já só resta na memória dos participantes as sensações e os desafios que viveram, estando agora a sua atenção e as suas expectativas voltadas para os próximos desafios que se avizinham. A norte estão os organizadores de Chaves, do Clube Montes e Vales que trabalham afincadamente no também 1º Troféu Aventura Outdoor do Alto Tâmega onde em Março a montanha e aventura serão os “pratos” principais. Em Maio e a sul se realizará a grande aposta da UTL Aventura para 2003, o 1º Raid Internacional do Algarve, que graças ao prêmio em dinheiro e ao inegável fascínio do “interior secreto” do Algarve concentra já muitas atenções.

Mais informações e fotos: www.portugalecoaventura.pt

Por
17 Jan 2003 - 16h39 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais