Vai começar o Circuito de Aventura Alagoas 2008. A prova que abre a temporada alagoana de esportes de aventura será realizada no dia 15 de Março e terá diversas novidades.
Será um desafio de 25 km de aventura, divididos em trechos de trekking (caminhadas em trilhas), travessia (transpondo braços de rios e lagoas), remo, técnicas verticais (rappel), aquatrekking (caminhadas em trechos com água) e orientação com mapa e bússola; sendo disputada em duplas (mistas ou não mistas).
De acordo com a organização do circuito, a prova de abertura foi montada pensando não apenas nas equipes que já participam de esportes de aventura, mas também nas iniciantes. "Essa será uma corrida inteligente que exigirá das duplas muita estratégia e planejamento na escolha das melhores trilhas, já que os mapas estão cheios de PC (pontos de controle) aleatórios", comenta Paulo Cezar Ramos, da Oskaba Eventos Esportivos, empresa que organiza o circuito.
Cerca de 50 equipes devem participar da primeira etapa, com atletas de Alagoas e outros Estados. Parte desse aumento no número de novos atletas em Alagoas é atribuída à forma de organização das provas. Para incentivar a prática de esporte de aventura, desde o ano passado, a empresa fornece às equipes todos os equipamentos necessários para os trechos de técnicas verticais (cadeirinha, mosquetões, fitas tubulares e freios ATC) e canoagem (coletes salva-vidas, remos e caiaques). "As provas de aventura estão ganhando cada vez mais adeptos em Alagoas. Em 2007, a primeira etapa reuniu 28 equipes e no fim do circuito chegamos a 65 inscritas", afirma Paulo Cezar.
Diferente de modalidades tradicionais como o futebol ou a natação, a prática de esportes de aventura exige dos atletas um maior investimento na compra de equipamentos, que vão desde acessórios para a prática do mountain bike a equipamentos de segurança para escala."As equipes mais experientes, que têm metas em longo prazo, investem na compra desses equipamentos, mas quem está começando no esporte nem sempre está disposto a essa despesa inicial. Antes de gastar com artigos para técnicas verticais e remo, é importante o atleta conhecer o esporte e até mesmo o que há disponível no mercado. Por isso investimos no apoio logístico às equipes que estão iniciando", afirmou PC.
Novidade -
Uma das novidades para as provas em 2008 é o uso de caiaques duplos, inédito em todo Nordeste. Até o ano passado, os trechos de remo das provas de aventura eram feitos com o uso de canoas nativas, este ano a Oskaba investiu na substituição dos equipamentos visando incentivar a profissionalização das equipes.
A diferença é que nas canoas nativas os atletas geralmente utilizam remos de pá simples. Já nos caiaques são utilizados remos de pá dupla, exigindo uma melhor técnica. O que a princípio pode aumentar o grau de dificuldade da prova, na verdade, colocará os atletas de Alagoas em condições de competitividade com equipes das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
"O uso de caiaques duplos exige sincronismo entre os atletas. Esse é equipamentos é comum no Sul e Sudeste. Estamos treinando nossos atletas para competir em pé de igualdade com as equipes de lá. Além de fornecer os caiaques duplos, durante as provas também vamos disponibilizar os remos e os coletes salva-vidas", explica Paulo Cezar.
O Circuito - O Circuito de Aventura Alagoas 2008 é um circuito de provas que reúnem, em uma única etapa, várias modalidades esportivas, como o mountain bike, trekking, canoagem, travessia em rios e lagoas, técnicas verticais (rapel, tirolesa, escalada e arvorismo) e orientação. O circuito será dividido em cinco etapas, com percursos que podem ter de 50 a 80km. As provas serão dinâmicas, com constante troca de modalidades e PC que provocarão a divisão das equipes, estimulando o desenvolvimento de estratégias e uma melhor integração entre os atletas.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website