Oskara vence a primeira prova do Circuito de Aventura Alagoas 2008

Por Redação - 04 Mar 2008 - 17h57

A equipe Oskara, formada pelos atletas João Mariano e Tiago Bueno, foi a vencedora da prova de abertura do Circuito Aventura Alagoas 2008. A competição, realizada no último sábado (1), reuniu 32 equipes em um dos locais mais bonitos de Alagoas, o povoado de Barra Nova, a 10 km de Maceió.

Às 8h30 as equipes já estavam concentradas para receber as orientações e o mapa com o percurso da prova. A largada foi às 10h10, às margens da Lagoa Mundáu, e a Oskara levou 2h10 para completar o percurso de 25km, divididos em trechos remo, trekking, técnicas verticais (rappel), aquatrekking (caminhadas em trechos com água) e orientação.

A competição exigiu dos atletas técnica, força e estratégia, já que o remo foi a modalidade predominante na prova. “Essa foi uma prova de força e estratégia. O remo decidiu a ordem de chegada da prova”, comentou João Mariano.

O uso de caiaques duplos, inédito em todo Nordeste, é grande novidade do circuito alagoano. Até o ano passado, os trechos de remo das provas de aventura eram feitos com o uso de canoas nativas; para 2008 a Oskaba Eventos Esportivos investiu na substituição dos equipamentos visando melhorar o nível técnico das equipes de Alagoas. “O uso de caiaques duplos exige sincronismo entre os atletas e já é um equipamento comum no Sul e no Sudeste. Queremos que nossos atletas possam competir de igual para igual com as equipes de lá”, comentou Paulo Cezar Ramos, da Oskaba Eventos Esportivos.

“Foi uma prova curta, mas que não deixou a desejar em nada. As provas de Alagoas têm a melhor organização do Nordeste”, afirmou Aline Pedrosa, da equipe Ospato Odontoserv, segunda colocada na competição.

“É muito bom ver que Alagoas resgatou o circuito de corrida de aventura e com provas com essa proporção e organização”, comentou Hélio Jugurta, da equipe Usbão, campeã do Circuito Nordestino de Aventura em 2007 e terceira colocada na prova deste sábado.

Outra novidade da prova foi a adoção de Pontos de Controle (PC) aleatórios. Com o mapa em mãos, coube a cada equipe decidir a ordem de passagem pelos PC, exigindo dos atletas raciocínio para escolha da melhor estratégia.

O colorido dos caiaques e a movimentação das equipes na Lagoa Mundaú também foi um atrativo para os moradores da região, acostumados com a calmaria da vida ribeirinha. “Esses ‘cabas’ tão preparados para guerra”, comentou seu Raimundo dos Santos, pescador da região.

Iniciantes - Apesar de ter exigido técnica e força dos atletas, de acordo com a organização, o percurso foi montado para incentivar a participação de equipes que estão iniciando no esporte. “Facilitamos a logística das equipes e procuramos escolher as melhores trilhas para mostrar que corrida de aventura é um desafio que pode ser encardo sem muito sofrimento”, comentou Paulo Cezar.

A prova foi a estréia dos atletas Flávio Lage e Claúdio Lopes, da equipe OI, em corrida de aventura. “Foi nossa primeira prova. Ótima, bem organizada. Com certeza estaremos nas próximas etapas”, afirmou Flávio.

O Circuito Aventura Alagoas 2008 deverá ter outras cinco etapas até novembro. A próxima será no dia 15 de março, podendo ser disputada em duplas ou quartetos, e válida pelo Ranking Brasileiro de Corrida de Aventuras (RBCA).

Circuito Aventura Alagoas 2008 - prova de abertura

Classificação Parcial
1º Oskara
2º Ospato Odontoserv
3º Usbão
4º Massaio Q
5º Los Hombres
6º Os Ureba
7º Ospato Espaço Forma
8º Limite Infinito
9º A Fera e a Peste
10º A Supremacia Café com Leite

Mais informações: www.oskaba.com.br

Redação
Por Redação
04 Mar 2008 - 17h57 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais