Equipe de corrida de aventura Makaíra, formada por atletas baianos foi a primeira a se inscrever na Corrida das Fronteiras. O evento, promovido pela Brasil Wild Esportes de Aventura, acontecerá de 5 a 13 de abril e os atletas participantes irão atravessar quatro estados do nordeste brasileiro, passando desde a Zona da Mata Pernambucana até as regiões mais áridas da caatinga.
Durante os cinco dias de prova, as equipes se guiarão por mapas e bússolas e terão que encontrar os Postos de Controles (PC´s) para concluírem com êxito a competição. Os atletas desempenharão provas de mountain bike, natação, canoagem, trekking e técnicas verticais. Faltando pouco mais de 20 dias para a largada, os treinamentos se intensificam e os esportistas esperam ansiosos os 650km que os aguardam.
Para quem vai encarar o desafio, esse é o momento de intensificar ao máximo os treinamentos e se concentrar na prova. De acordo com o professor de educação física, especialista em fisiologia do exercício e mestre em biotecnologia, Cláudio Roberto Costa, “esse período requer atenção para os treinos específicos, para lapidar detalhes que possam fazer diferença na hora da competição”, mas ele alerta, “durante um programa de treinamento, os princípios básicos têm de ser aplicados e respeitados, quando isso não ocorre o programa não terá o efeito desejado e o atleta poderá sofrer lesões irreversíveis”.
Quanto ao treinamento, o atleta Mateus Lordelo, que já foi vice-campeão mundial de natação e hoje é corredor de aventura, diz que “mesmo com toda preparação, a organização, os objetivos alinhados e respeito aos companheiros são fatores que contarão mais que o treino físico. O maior treino é o mental que nos deixará preparados para as mais adversas situações que enfrentaremos.” Lordelo é integrante da equipe Makaíra, também composta pelos atletas Náru Soares, Clara Corrêa e Alexandre Ferreira.
Para Náru Soares, corredor de aventura há três anos e eleito pelos atletas baianos, melhor corredor de aventura e navegador de 2005, esse é o momento de se manter motivado para continuar treinando forte já que esta prova requer treinamentos específicos como o de trekking e remo.
A Equipe Makaíra, que treina em média seis vezes por semana em um volume total que pode chegar a 20 horas semanais, não vê a hora da largada e conta o segredo para se manter motivada: “nosso esporte é maravilhoso por termos opções de treinos diversos, modalidades diferentes e em locais distintos, jamais é um treino monótono”, afirma Soares.
Mais informações sobre a equipe: www.makaira.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website