O atleta Décio Ribeiro embarca amanhã (26/03) para o Marrocos para tentar ser o 2° brasileiro na história a completar o Marathon des Sables. A travessia do deserto do Saara acontece de 28 de março a 07 de abril e terá um percurso total de 250 quilômetros pela região de Quarzazate.
Os participantes deverão estar preparados para enfrentar o forte calor durante o dia e o frio à noite, quando estarão acampados e se preparando para os desafios do dia seguinte. As refeições noturnas também serão de responsabilidade dos atletas, que deverão ter seu próprio fogareiro e outros utensílios necessários para os preparos. Serão 6 etapas non-stop com distâncias variando de 35Km a 80Km por dia.
"A organização fornece somente água durante os 6 dias de prova. Cada atleta tem que ser auto suficiente com relação à sua alimentação, ou seja, deve levar na mochila comida pra 6 dias", relata Ribeiro. "Cobras e escorpiões fazem parte do habitat natural do local."
Além do desafio fisico os participantes mais lentos deve ter em mente outra preocupação. "40 minutos após a largada de cada etapa, 2 fiscais saem de camelo a uma velocidade média de 4km/h e caso eles te alcancem você está fora da prova", lembra o atleta.
São 800 atletas inscritos do mundo inteiro sobre supervisão de curriculo. De acordo com as informações da organização, a temperatura média durante o dia varia de 45º a 55ºC e à noite, de 0 a 8º C.