|
Será neste contexto que acontecerá o 1º Brasília Multisport – Desafio no Cerrado. Essa será a segunda competição do gênero no país e é inspirada no Coast to Coast da Nova Zelândia, uma viagem de 110 km da “costa” urbana à “costa” rural da cidade, que por causa de sua modernidade conceitual tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987.
Além de arquitetura diferenciada, Brasília conta com um belíssimo lago artificial formado por três rios. Essa massa d´água é represada por uma barragem e escorre por ela formando o Rio Paranoá, que desagua posteriormente no rio São Bartolomeu, que corre para o sul rumo à bacia Platina. No Planalto Central do Brasil nascem outras duas bacias, a do Rio Tocantins e a do Rio São Francisco.
Todo esse cenário urbano e natural será explorado pelos atletas por meio da canoagem em lago e rio, ciclismo em asfalto e corrida em trilha.
A prova tem estratégias para receber os melhores corredores de aventura do Brasil e também iniciantes no esporte. Na prova principal compete-se solo, em dupla ou em times de revezamento. Para os atletas individuais há premiação em dinheiro dentro das categorias de idade. E para os campeões gerais do masculino e do feminino: inscrições grátis para o Coast to Coast 2009 !
Multisport é um tipo de competição que surgiu antes da corrida de aventura e que pode contribuir para a sua expansão. Não há orientação com mapa e bússola, não há privação de sono e não é necessário formar uma equipe mista para participar. Fatores esses que limitam o ingresso de novos praticantes na corrida de aventura. O objetivo aqui está em formar o indivíduo para que depois ele se encaixe em um time.
Além disso, no revezamento qualquer atleta que apenas corre, pedala ou rema pode aproximar-se do conceito aventura multiesportiva. Para esses atletas do revezamento há premiação em dinheiro para os melhores de cada modalidade. Mesmo que o time não seja forte, o competidor pode buscar premiação dentro de sua especialidade.
Brasília Multisport é uma prova de estratégia e velocidade que oferece a chance ao corredor de aventura de obter um resultado individual significativo que o ajudará a posicionar-se em uma equipe do seu nível.
Canoagem - A canoagem tem destaque nessa prova. O trecho no Lago Paranoá é de uma beleza cênica estonteante e a perna no rio promete emoções. A organização disponibilizará caiaques plásticos estáveis mas as embarcações são liberadas. A organização recomenda que os atletas tragam seus caiaques ou entrem em contato para alugar um de fibra de vidro de acordo com sua habilidade.
Qualquer bicicleta pode ser usada, speed ou mountain bike com configuração livre de pneus, guidão e relação.
A decisão sobre qual equipamento o atleta vai utilizar deve ser baseada nas suas ambições na prova, seja de caráter participativo ou de disputa pelas primeiras posições. O campeão será aquele que unir força, estratégia e habilidade técnica nas modalidades.
A prova acontecerá em um sábado para haver uma programação turística no domingo, já inclusa no valor da inscrição. A organização levará os atletas para conhecer por dentro o Palácio do Congresso Nacional, que abriga a fonte de cidadania democrática e também Arte e História do Brasil.
A organização oferece facilidades para atletas de outros estados para resolver a questão do apoio local necessário. Por causa do mês esportivo em Brasília, deve haver uma boa promoção para bilhetes aéreos e hotelaria em julho.
Não fique fora dessa nova onda!!!
Mais informações: www.brasiliamultisport.com.br
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website