Começa neste sábado, dia 1.º de fevereiro, a primeira temporada paranaense de corrida de aventura, um esporte que alia força e resistência à orientação e vê seu número de praticantes aumentar a cada temporada. São vários esportes de ação, praticados em contato com a natureza, fazendo parte de uma mesma competição. E a largada da temporada será na Ilha do Mel, com uma prova de curta duração, que será disputada numa distância de 37,5 km.
Com a realização de quatro etapas numa temporada (além da Ilha, serão disputadas outras três etapas), o Paraná começa o ano como sendo o Estado com o maior e mais organizado circuito do Sul do Brasil.
Com isso, os realizadores esperam chamar a atenção e trazer para a disputa das etapas do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, atletas e equipes de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e países vizinhos - Uruguai e Argentina- , para que atletas e equipes do Paraná possam ter um intercâmbio capaz de melhorar o nível de competitividade de nossos atletas. "Não há como negar que São Paulo é o grande centro de corridas de aventura no Brasil", pondera Julio Camargo, organizador do Circuito. "Porém, gostaríamos de fazer do Paraná um centro de referência nacional, trazendo para cá os competidores não só de São Paulo, assim como de outros Estados que possuam grandes atletas. Entendemos que somente com a participação dos melhores do Brasil, poderemos proporcionar a evolução do esporte no Paraná", reitera Julio.
Com isso, os organizadores esperam ter entre os inscritos, de uma ou mais etapas, os melhores atletas brasileiros de corridas de aventura.
E a temporada começa com uma prova curta, que terá como palco a paradisíaca Ilha do Mel, no Litoral norte do Paraná. A prova será disputada no sábado, dia 1.º de fevereiro, e terá aproximadamente 37 km de desafios nas modalidades orientação, trekking, natação, mountain bike e costeira. Foram abertas inscrições para no máximo 120 atletas, que podem se reunir em duplas, trios ou quartetos.
Mas, somente os quartetos mistos entram na luta pelos pontos válidos para a formação do Ranking Paranaense de Corrida de Aventura.
A primeira etapa do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura têm o patrocínio da Ford Slaviero, apoio da Prefeitura de Paranaguá, Fundesportes de Paranaguá, Solaris Comunicação e Camargo Advocacia. A realização e organização é da Extrema Aventura.
Evento: 1.ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura
Data: sábado, 1.º de fevereiro de 2003
Local: Ilha do Mel
Número de participantes: 109
Distância: 37,5 km
Modalidades: orientação, ciclismo (mountain bike), corrida (trekking) e natação.