Travessias marcam a primeira edição do Desafio das Águas (RN)

Por Redação - 26 Mai 2008 - 12h42


© Riccardo Carvalho


© Riccardo Carvalho

A escolha do nome não foi a toa. O Desafio as Águas exigiu de seus participantes muita destreza dentro da água e também fora dela. No percurso com cerca de 48 quilômetros os competidores em três categorias precisaram transpor um rio, fazer uma travessia a nado e ainda remar em caiaques, além de correr e pedalar. O local escolhido para essa verdadeira maratona foi o município de Nísia Floresta, distante cerca de 30 quilômetros da capital potiguar, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. A cidade possui dentro de seus limites um total de 27 lagoas. O destaque na primeira edição do Desafio das Águas foi a atleta Gilmara Gomes, que completou o percurso com o tempo total de quatro horas e cinquenta e oito minutos. Na categoria Solo Masculino, a vitória ficou com o atleta Rafael Campos.

A prova teve início às 9h30 com a largada em frente à centenária igreja de Nossa Senhora do Ó, no centro da cidade. Saíram juntos os competidores das categorias Solo Masculino, Solo Feminino, Duplas.

Além da corrida de aventura houve ainda duas categorias para corredores de rua, chamada de Cross Country, uma com menor percurso, de cinco quilômetros, e outra com dez quilômetros. Após cerca de 30 minutos de prova, o melhor resultado ficou com Nerivaldo da Silva, 37 anos, atleta de Nísia Floresta. Nos 10 quilômetros, três amigas chegaram simultâneamente, e ficaram por decidir quem seria a campeã. Para Gerlane Yara, 20 anos, Lucineide Ferreira, 23, e Kelly Regina, 38, "o importante é a união. Somos uma equipe em uma prova solo", explicou Gerlane.

Enquanto os atletas de rua já cruzavam a linha de chegada, a prova estava apenas começando para os 42 inscritos na corrida de aventura. Logo de cara, no primeiro PC, eles precisavam enfrentar um dilema. Ou deixavam as bikes e seguiam a pé direto para o próximo posto de controle ou entravam em uma mata fechada em busca de três bônus que dariam descontos de 40 minutos cada no tempo final. Quem tinha mais familiaridade com navegação se deu bem nesse trecho. Já os que estão melhores fisicamente preferiram adiantar o percurso.

As belezas naturais do município impressionam. Na localidade conhecida como Travessia dos Patos, os corredores precisaram atravessar um charco com água pela cintura. Para o atleta Alexandre Azevedo, foi a chance de refrescar um pouco e diminuir o calor provocado pelo sol forte na manhã de sábado. No restante da corrida, os competidores tinham ainda pela frente que transpor a lagoa de Arituba utilizando caiaques e a de Carcará a nado. São as duas maiores e mais conhecidas lagoas permanentes de Nísia Floresta. Equipes do Corpo de Bombeiros estavam a postos para qualquer eventualidade. Em Carcará, era preciso chegar até um PC do outro lado da lagoa. Na volta, o trajeto era opcional. Quem voltou correndo perdeu menos tempo.

Os primeiros competidores terminaram a prova por volta das 14h. O atleta convidado Rafael Campos terminou quase 30 minutos antes do segundo colocado na Solo Masculino. Fernando Fregni e Renato Gurgel fecharam as três primeiras colocações. Gilmara Gomes, Taritza Puggina e Juliana Bezerra foram as melhores colocadas na Solo Feminino. Já entre as duplas, Terra de Santa Cruz, Iguana e Limite Extremo chegaram na frente.

Competidores driblam dificuldades no Cross Country - Os corredores de rua Marcelo Ferreira, 42 anos, e Cláudio Germano, 30, não estavam preocupados com o resultado e nem com a desvantagem em relação aos outros competidores. Deficientes físicos e atletas da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN) eles queriam mesmo era finalizar a prova. "O esporte é a minha vida. Aqui posso desafiar meus limites. Estou muito feliz em poder participar", disse Marcelo, que não tem movimento em uma das pernas. Obstinado, ele convenceu o parceiro deficiente auditivo Cláudio Germano a enfrentar o percurso mais longo, de 10 quilômetros. No final, eles comemoraram juntos: "É muito bom cruzar a linha de chegada", disse Marcelo.

A corrida contou com patrocínio do Grupo Ávila, Prefeitura Municipal de Nísia Floresta e apoio do Safari Hotel.

Solo Masculina
1 - Rafael Campos
2 - Fernando Fergni
3 -Renato Gurgel
4 - Wanstampton Lourenço
5 - Leonardo Extremos
6 - Ricardo Sá
7 - Jairo Martins
8 - Jael Cipryano
9 - Raphael Galhardo
10 - Tegoys
11 - Alexandre Azevedo
12 - Ivaldeci Hipólito
13 - Jussier Lourenço
14 - Jalon Barbosa
15 - Renato Luis
16 - Pedro Paulo
17 - Luiz Marcelo
Corte
18 - Camilo Dias
19 - Chiquinho

Solo Feminina
1 - Gilmara Gomes
2 - Taritza Puggina
3 - Juliana Bezerra
4 - Cristiane Maria
5 - Heloísa Melo
6 - Fernanda Siqueira
7 - Soraya
8 - Roberta
9 - Débora Barbosa
10 - Ieda Maria Melo
Corte
11 - Cibele Correia

Duplas
1 - Terra de Santa Cruz
2 - Iguana
3 - Limite Extremo
4 - Selva
Corte
5 - Pernalonga is Jack Low

 

Mais informações: www.desafiodasaguas.com

Redação
Por Redação
26 Mai 2008 - 12h42 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais