Na Espanha são eleitas as principais provas do calendário de 2008 e estas acompanham uma determinada pontuação. Estas provas acontecem sempre no formato de trio (3 atletas) na categoria Elite (220 Km) ou Aventura (170 Km), sendo que na Aventura dois atletas correm e um, fica na assistência, ou seja como apoio, mas pode haver substituição. Já na Elite é fixo, os três atletas que largam, têm que chegar juntos ao fim do raid.
Para a Liga Espanhola não há obrigatoriedade de ter uma pessoa do sexo oposto na equipe, porém com uma integrante feminina dentre os três, a equipe mista - na categoria Elite - tem um bônus no tempo final de 5%. Na Aventura, o bônus é de 10% se há uma mulher na equipe e se toda a equipe for formada por mulheres, o bônus aumenta para 20%.
Gostei muito desta regra, o que acham de adotarmos também no Brasil? Será uma boa para nós da equipe Atenah...hehehe. Desta vez, não corri como Atenah na Espanha, mas com outros dois homens bastante fortes e profissionais da Teva La Pinilla Trangoworld: o mountain biker Albert Roca e o corredor de montanha Aurelio Olivar, equipe que já vem desde o início do ano na liderança da Liga Espanhola.
A corrida teve a participação de 46 equipes, 14 na categoria Elite e 32 na Aventura e aconteceu ao redor de Cabrera, comunidade de Madrid. Todos ali buscando o título do IV Gran Premio Teva, que teve como vencedores, nós, da equipe Teva La Pinilla Trangoworld.
A nublada manhã de sábado trazia a previsão de um fim de semana carregado de chuva, mas ainda assim começamos um duro trekking com mais de 1600 m de desnível acumulado que ascendía desde a localidade madrilenha de Cabrera até Cancho Gordo, Celemín e Mondalindo, a 1825 m de altitude, para continuar com uma rápida descensão até Lozoyuela, onde tomamos os patins para fazer um pequeno trecho de 5 quilômetros até a estação de trem abandonada de Lozoyuela.
Uma longa e bastante técnica seção de mountain bike de 50 quilômetros embaixo de chuva, com muita pedra e cascalho, nos levou até uma das partes mais bonitas da prova, uma canoagem de 13 quilômetros em duck e caiaque simples no lago de El Atazar. Depois fizemos uma curta corrida de 6 quilômetros no qual tívemos que escalar, jumariar outro trecho de cordas, e subir por uma escada de espeleologia, descendo posteriormente em tirolesa desde uma base no alto de um campo de técnicas verticais. Logo depois um desafio novo pra mim, uma prova de arco e flecha seguido de um trecho de skitandem, como um esqui, porém para terra.
Neste ponto a classificação ficou bem nítida, conseguimos nos distanciar bem (com mais de uma hora) das equipes que vinham atrás como a Buff, Salomon Santiveri, Fórum Sport e Gallaecia Bugarrent Cucos.
Enquanto isto, as equipes de Aventura realizavam uma curta seção de bike até o pueblo de El Atazar, onde se encontrava a meta parcial deles de sábado, podendo parar para dormir até a largada do estágio de domingo. Nós, da categoria Elite, tínhamos que enfrentar uma dura pernada de bike e trekking noturno com muitas dificuldades na orientação até Puebla de la Sierra, atravessando alguns dos incríveis parques da Serra Norte de Madrid.
Domingo de madrugada as equipes realizaram as duas últimas seções do Raid. uma etapa com muita lama (como o Ecomotion de 2004 na Costa do Dendê, quem fez com certeza lembrará) em mountain bike, desde Patones e Ponton de Oliva até o pueblo de Espartal. Continuando com força total nas pernas, uma ascenção em patins com mais de 5 quilômetros até Vellon, onde tivemos que partir para nosso sprint final, corridão até a charmosa praça de Pedrezuela.
Assim, por volta das 4h da manhã, com quase 21 horas de prova sem parar, conseguimos a vitória. Eu, Aurelio e Albert ficamos muito realizados, felizes e emocionados. Duas horas mais tarde chegou a equipe Salomon Santiveri, dos famosos irmãos espanhóis da aventura Miguel e David Torres, com a veterana corredora de aventura e triatleta Nerea Martinez. Na terceira colocação ficou a Forum Sport e em quarto lugar, a equipe Buff.
Na categoria Aventura as equipes realizaram no domingo um trecho de bike, seguido de patins numa estrada de asfalto. A vencedora foi Peña Guara. Vale mencionar a quarta colocação da equipe Tjalve, 100% feminina, formada por mulheres que já deram a volta ao mundo de bike.
A premiação foi presenciada pelo presidente da Federação Madrilenha de Orientação, Gonzalo Villamarin, e por uma saborosíssima Paella (comida típica a base de frutos do mar e arroz) oferecida pelo pessoal de Pedrezuela.
Elite
1º - Teva-La Pinilla-Trangoworld - 20h 56´
2º - Salomon Santiveri - 22h 41´
3º - Forum Sport - 23h 50´
4º - Buff - 25h 26´
5º - Gallaecia Bugarrent Cucos - 26h 42´
Aventura
1º - Peña Guara - 12h 55´
2º - Union FENOSA´ - 13h 00´
3º - Los lanzeros - 13h 14´
4º - Tjalve - 13h 46´
5º - Tronador - 14h 02´
Mais informações:
www.meridianoraid.com
www.raids.fedo.org
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website