O Brasília Multisport - Desafio no cerrado será oficialmente lançado nesta sexta-feira, dia 4 de julho, às 14h, no Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), local de valor histórico, tombado em 1985, onde funcionou o primeiro hospital do Distrito Federal. Às vésperas da prova, cresce a expectativa para os competidores das categorias masculino e feminino, já que o desafio coloca em jogo vagas para a edição de 2009 do tradicional Coast to Coast, na Nova Zelândia, competição que, realizada pela primeira vez em 1983, inspirou as corridas de aventura como conhecemos hoje.
Antes de ser um museu, o prédio do MVMC abrigava o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, e hoje é o único conjunto preservado de madeira da época da construção da Capital Federal. O local foi escolhido para aliar o esporte ao conceito de turismo cidadão, como forma de positivar a imagem de Brasília, desgastada pela política, através das competições esportivas, e colocar atletas profissionais e amadores em contato com arte, cultura, legislação e história do Brasil.
Entre os favoritos para vencer a prova e competir na Nova Zelândia estão os triatletas Alexandre Manzan, campeão do XTerra Brazil 2008, Alexandre Ribeiro, bicampeão do Ultraman, o corredor de aventura Rafael Campos, brasileiro mais experiente na modalidade, com participação em três mundiais, dois Ecochallenge e uma vitória no Ecomotion/Pro, Bárbara Bonfim, vice do XTerra 2008, Leandro Macedo, que competiu em Sidney-2000 e Atenas-2004, o canoísta Sebastian Cuattrin, que foi a quatro Olimpíadas, e Aglaé Menezes, que fará um revezamento só de mulheres na prova.
Além deles, os corredores de aventura da equipe Oskalunga, melhor brasileira na Ecomotion/Pro 2007, já confirmaram presença, assim como os deficientes visuais Adauto Xavier Belli, que esteve no Parapan de ciclismo na Colômbia, e Rodrigo Feola, pré-convocado para os Jogos de Pequim pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Os dois vão competir o revezamento em tandem bikes.
Cinco jovens em risco social entre 12 e 17 anos, do projeto Meninos de Ouro, ligado à canoagem, estarão na prova curta, que tem apenas 25 km para atender aos menos experientes e aventureiros de primeira viagem.
A prova - O Brasília Multisport é a primeira prova multiesportiva no Centro-Oeste brasileiro, e pretende explorar todo o potencial ecoturístico da Capital Federal. A competição vai reunir triatletas, corredores de aventura, remadores e amantes dos esportes a céu aberto, amadores e profissionais, para uma maratona de 110 km de corrida, mountain bike e remo em caiaque, redescobrindo o DF. Também existe a opção da prova curta, de 25 km. As categorias são solo, duplas ou revezamento.
A prova principal terá 43 km de pedal, em percurso sem interdições, para estimular o convívio pacífico entre motoristas de automóveis e ciclistas. O restante do percurso tem 36 km de corrida em trilhas e 31 de remo, a parte mais desafiado do Brasília Multisport, que passará pelo Lago e o Rio Paranoá.
O desafio será uma travessia da ‘Costa Urbana’ à ‘Costa Rural’ do DF. Começa na Esplanada dos Ministérios e passa por locais como a Praça dos 3 Poderes e o Palácio da Alvorada, além do Lago Sul, tradicional ponto de treino de ciclistas e triatletas de Brasília. Os competidores ainda poderão sentar nas cadeiras dos deputados, dentro do plenário da Câmara, no dia seguinte à competição, e vivenciar conceitos de cidadania.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website