Gantuá (BA)

Por Lilian Araujo - 11 Ago 2008 - 14h51


Com formação diferente da atual, equipe posa para foto oficial da Brasil Wild Extreme

Campeã baiana em 2005, 2006 e 2007, a equipe Gantuá (BA) continua colhendo bons resultados este ano. Foi a melhor equipe baiana na Brasil Wild Extreme (15°) e na Carrasco (5°), duas grandes competições realizadas em 2008 no nordeste brasileiro e atualmente lidera o Circuito Baiano, organizado pela FBCA.

Leia abaixo a entrevista com Pedro Martins, capitão da equipe:

Formação Atual
Pedro Martins - 28 anos - Bacharel em direito
Alan Pedreira - 30 anos - Estudante de veterinária
Angelo Oliveira - 32 anos – Empresário
Julia Loyola - 28 anos - Personal trainner

A história da equipe
Experiências de vida que se cruzaram foram a chama para surgir a Equipe Gantuá. Eu e o Alan criamos a equipe e continuamos unidos até hoje. Desde a adolescência eu viajava muito para a região da Chapada de Diamantina (BA), explorando a região nativa e, sem contar com a ajuda de guias, tive a oportunidade de descobrir diversos locais. Estas experiências sem guia me proporcionaram muitas dormidas no mato ou em acampamentos improvisados e sem comida. Depois de muitas perdidas, passei a me guiar pelos elementos da natureza, criando afinidade com a navegação, elemento primordial nas corridas de aventura.

Depois de assistir no canal Discovery Channel programas do Eco Challenge, descobri a corrida de aventura e me apaixonei. Passei a ter uma afinidade maior com o esporte, até sob uma visão mais competitiva, mas ainda faltava uma equipe. O Alan, que mora na vizinhança, foi chamado para correr apenas por aparecer montado numa bicicleta. Como adora competição, topou o desafio sem nunca ter ouvido falar do esporte. Estava formada a Equipe Gantuá.

Nossa primeira prova ocorreu em agosto de 2004 e, por falta de integrante feminina, corremos em dupla, conquistando a primeira colocação na categoria e segundo lugar na geral. Apesar do bom resultado, a prova foi uma loucura. Nos perdemos completamente e começamos a seguir as equipes que transmitiam maior segurança, sem saber que elas também estavam perdidas. Com a experiência de hoje, acredito que teríamos completado a prova em pelo menos metade do tempo (risos).

Participação nas Corrida de Aventura
Cumprimos fielmente as seis etapas do calendário do Circuito Baiano. Noto que, a cada ano, o esporte tem se tornado mais organizado e, neste ano de 2008, já contamos com a Federação Baiana de Corridas de Aventura -FBCA (www.fbca.com.br), o que tem contribuído muito para a qualidade do crescimento.

Competimos também no Circuito Nordestino, porém, por falta de recursos, muitas vezes não conseguimos disputar todas as provas. A vontade é a de correr em, principalmente conhecer, todas as regiões do país e descobrir o mundo, porém esbarramos na falta de incentivo ao esporte no nosso Estado e na falta de condições financeira dos integrantes da equipe.

Pontos fortes e a função de cada um na equipe
O meu ponto forte é a tranqüilidade, visão estratégica e a qualidade na navegação. O Alan é competitivo ao extremo, o que eleva sempre o ânimo para um melhor desempenho. Ele é forte como um touro. A dedicação, a tranqüilidade e a raça são as principais características do Angelo. A Julia Loyola é recém chegada, ainda não competiu com a equipe.

Treinamentos
Durante a semana fazemos treinos individuais, muitas vezes utilizando as modalidades para nos locomovermos na cidade e resolvermos compromissos. E treinos coletivos em ambientes naturais aos fins de semana.

Origem do nome da equipe
Gantuá é o nome do local onde eu resido. Como a idéia inicial era um grupo formado de pessoas do mesmo local, por terem dividido muita experiência em trilhas, o nome veio e ficou.

Objetivos
São vários: conhecer nossos próprios limites e vencê-los, conhecer pessoas e lugares, competir e expandir os horizontes. Correr aventura é voltar à infância, é brincar na roça, é explorar a natureza, é desafiar-se. É o gosto pela competição e pela aventura.

Principais resultados até momento
2008 - liderando ranking do circuito baiano

2007 – Campeã Circuito Baiano
3ª Colocada no Campeonato Nordestino de Aventura (CNA)

2006 – Campeã Circuito Baiano
Campeã Circuito Try On Meeting- PAletada;

2005 – Campeã Circuito Baiano
Campeã Circuito Try On Meeting- PAletada;
5ª Colocada na final Try On Meeting e Melhor Equipe Norte-Nordeste;

Dica aos novatos
Na primeira prova que competimos, em 2004, três integrantes da equipe campeã tinham mais do que 50 anos. Isso nos serviu de aprendizado que, para começar, não podemos subestimar nada. Nada mesmo!

Episódio
Numa etapa do circuito nordestino estávamos disputando a primeira posição, até que fizemos uma opção errada de caminho. Entramos numa região repleta de lama até os joelhos, carregando as bikes, à noite, sem trilhas e perdemos algumas horas. Saímos de lá esgotados, com todos os pneus furados e abandonamos a prova.

Depois não conseguimos lidar com a frustração de parar a prova. Deixamos a competição ficar em primeiro plano e não buscamos força para superar o desafio e motivação para nos aventurar.

Nosso objetivo não é somente competir. Não é por isso que estamos nesse esporte. Agora, desistir somente se estiver em risco a nossa saúde.

--------------------------------------------------------------------------------------

Para ver os resultados conquistados: www.adventuremag.com.br/equipes/gantua
Para conhecer mais a equipe: www.gantua.com.br

Lilian Araujo
Por Lilian Araujo
11 Ago 2008 - 14h51 | Equipedomes |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais