» GPS Track |
» Galeria de fotos |
» Site oficial |
Mas o projeto vai além da competição e busca proporcionar aos seus participantes um maior contato com a natureza, estimulando a prática de atividades físicas, que por sua vez, possibilitarão uma melhor qualidade de vida.
Apesar da mudança de nome, a Universidade de Ribeirão Preto ainda é uma das grandes patrocinadoras do evento, garantindo a infra-estrutura necessário a para a realização do evento. É também de dentro de suas salas de aula que vem a maioria dos participantes, muitos fazendo uma atividade deste tipo pela primeira vez.
Com o crescimento da corrida, aconteceu também a divisão em categorias, possibilitando a evolução dos participantes de outras edições. A novidade desta etapa foi o mountain biking, que exigiu um pouco mais fisicamente dos participantes da categoria Race. Os eventos realizados até o ano passado tinham somente a orientação, trekking, canyoning e técnicas verticais.
Além da Race, as duplas que não tinham bicicletas (ou intimidade com a magrelas), puderam participar na categoria Adventure. E as crianças também não ficaram de fora e tinham sua própria categoria, a Kids, com apenas as modalidades de trekking e canyoning e um percurso bem mais curto.
Na noite de sexta feira os participantes se reuniram no teatro da Universidade para acompanhar a clínica de orientação e no ginásio, a de técnicas verticais. Saber onde estar e para onde ir é informação essencial para ir bem na prova e mesmo depois de encerrada a clínicas, muitas pessoas recorriam ao organizador Arthur Rizzi para tirar suas dúvidas. Seu companheiro de equipe na ARS Aventura, Leonardo Guerra, também ajudava na instrução com o mapa e a bússola.
Na manhã de sábado os participantes começaram a chegar no Hotel Fazenda Morro Azul, e já olhavam ao redor para tentar identificar no terreno aquele monte de linhas do mapa. Caramonholas cheias, um pouco de alongamento e aquecimento e todos estavam prontos para a largada.
Os primeiros a partir foram os Kids e logo depois as outras duas categorias saíram para a aventura. A estiagem na região deixou o terreno seco e a poeira vermelha e fina subia apenas com os passos rapídos dos competidores. Mas logo a empolgação do início deu lugar a um grande esforço físico, sendo os atletas obrigados a enfrentar uma subida longa e íngreme. Nos trechos mais difíceis o pé escorregava na terra fina e um passo à frente dava lugar a dois, para trás.
Em pouco tempo o grupo se espalhou para todos os lados, uns pedalando, outros correndo, mas todos buscando os postos de controle montados no meio dos canaviais e estradas da região.
O ponto alto da prova foi o rapel montado na cachoeira do Ribeirão Sant'Anna, realizado apenas por um dos integrantes das duplas. Depois de se reagrupar, as equipes percorriam um trecho por dentro do mesmo rio para depois, finalmente, seguir para a linha de chegada.
Quem mais tentava animar os competidores no meio do percurso era a atleta Rose Hoeppner, que ficou de fiscal logo no primeiro posto de controle e depois ajudou na orientação da subida de uma outra cachoeira.
Vale destacar a participação do deficiente visual Saulo Abad, que contava com a ajuda e informações dos companheiros de equipe para "visualizar" a região por onde estava passando e o que deveria fazer para conseguir seguir adiante. Na longa subida inicial, Abad segurava na cintura de uma participante enquanto tateava o piso para saber onde colocar os pés.
Na categoria Race a vitória com os atletas João Paulo Vergueiro e Letícia Velloso. Já na categoria Adventure, quem chegou na frente foram Michel de Oliveira Teodoro e Guilherme Lepore.
O evento cresce a cada ano em relação à estrutura e também ao número de participantes. A primeira edição aconteceu dentro das instalações da UNAERP. Nesta edição da prova as modalidades aumentaram e contou com a participação de 65 duplas.
A segunda etapa do circuito Adventure Race acontecerá em novembro, em data e local a serem definidos.
Mais informações: www.arsaventura.com.br/ar2008
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website