Se uma corrida de aventura de 42 quilômetros não surpreende pela distância, surpresas virão pelo caminho. Depois de um sábado chuvoso, o domingo (dia 21) amanheceu nublado, mas sem indícios de precipitação. Sessenta atletas participaram da 3ª etapa do Circuito Proadventure, organizado pelo Clube de Aventura de Londrina. A cidade da largada foi Faxinal e o percurso foi finalizado em Mauá da Serra. A Serra do Cadeado, desta vez, aguardava ansiosa pelos aventureiros.
A largada foi dada às 9h30 da manhã. Sob frio intenso, a primeira modalidade foi natação. Os corredores que optassem fazer o percurso de 300 metros fora do lago teriam três horas de penalização. Um trekking fez introdução a uma das partes mais complicadas da prova. O canyoning passou por lugares de beleza indescritível e grau de dificuldade altíssimo. Por causa da chuva na véspera, a correnteza do rio era forte e o terreno estava escorregadio. Duas cachoeiras de 40 metros tiveram que ser contornadas pelos aventureiros. A organização do circuito teve que colocar cordas de segurança e obrigou os corredores a fazerem o percurso com cadeirinhas, fitas e mosquetões. O grau de inclinação do terreno era muito alto, exigindo força extra das equipes.
Depois do grande esforço físico para fazer os 14 km de trekking e canioing, era hora de pegar as bikes. Alguns quilômetros de pedal antecederam o rapel numa cachoeira de 90 metros. Terminada a técnica vertical, vinha pela frente mais bike, que veio para testar o conhecimento dos aventureiros em orientação. Montanhas e trilhas em mata fechada confundiram diversos corredores. Apesar da exatidão do mapa, foi grande o número de atletas que se perderam nessa parte da corrida.
Com 9h27min de prova e muito frio, chegou o campeão da categoria solo, Marcelo da S. Santos da equipe Big Wall/ Pavioli/ Villagio. A competição contou com a participação de Pedro Gonçalves Pinheiro, da equipe catarinense Ultrasport/ Narrobada que ficou com o segundo lugar na categoria solo, fechando o percurso em 13h08min. Pedro e Marcelo tem no currículo provas de longa distância como Brasil Wild Extreme e Bull of Africa. Na categoria duplas, a equipe Patrulha das Águas levou a melhor com um tempo de 10h10min. Entre os quartetos, Recreio completou com exatas 11h22min. Cerca de 23 atletas tiveram que ser resgatados pela organização.
Se os corredores estão acostumados a fazer provas de 40 quilômetros em três horas, terão que mudar esse conceito quando se trata da Proadventure. O circuito tem crescido muito a cada ano e se destaca quanto à organização. Vale lembrar que o norte-paranense conta pontos para o Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA). O próximo desafio será nos dias 08 e 09 de novembro.
Classificação final
Quartetos
1 - Recreio
2 - GOST Adventure Team
3 - Quality
Duplas
1 - Patrulha
2 - Santa Ritta Adventure
3 - Clube de Aventura/ Forma d' Água/ Vital Sports
4 - Nupêlo
Solo
1 - Marcelo da S. Santos
2 - Pedro Gonsalves
3 - Wanderlei Favaro
4 - Adilson Koizumi
Para mais informações acesse www.clubedeaventura.com.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website