A corrida de aventura está vivendo um boom entre as mulheres na Nova Zelândia. Os Macpac Autumn and Spring Challenges, são duas provas organizadas por Nathan Fa’avae, lenda do esporte, capitão da extinta equipe Seagate - campeã do Eco Challenge 2002 em Fiji e do Mundial 2005 na Nova Zelândia - e sua esposa, Jodie.
Em 2007, a prova inaugural, Spring Challenge (Desafio da Primavera) contou com a presença de 309 participantes. E devido à grande demanda da mulherada, eles resolveram realizar o Desafio de Outono, em Taupo no último dia 26, uma prova de 6 horas de duração para equipes de 3 mulheres, cujas modalidades são rafting, trekking, orientação e mountain bike.
72 equipes (216 mulheres) participaram deste segundo evento. Um número expressivo, levando em consideração que a corrida de aventura vive um momento difícil e por se tratar de mulheres. “É maravilhoso ver tantas mulheres se arriscando e experimentando um novo desafio. O percurso realizado em Taupo foi muito bonito e uma recompensa para todas as participantes. O grande número de equipes, a maioria nunca participou de uma corrida de aventura”, conta Jodie. "A cada ano um região diferente sediará o desafio."
Spring Challenge 2008 - Atenah vence prova disputada!
Sol, chuva e neve. O início da primavera proporcionou alguns desafios a mais para as 190 equipes no evento deste ano. Foi literalmente o dia das 4 estações, uma situação bem normal em uma corrida non-stop com duração de vários dias, mas não para uma prova de apenas 12 – 24 horas.
A organizacão do evento, comandada pelo corredor de aventura Nathan Fa'avae - chegou a Kaikoura na semana do evento para descobrir que o percurso planejado teria que ser alterado devido ao alto nível dos rios, causado pelo descongelamento da neve nas montanhas da região. Afinal de contas, aqui é a Nova Zelândia, onde o volume dos rios pode mudar em questão de minutos.
"Kaikoura sofreu 3 inundações recentemente. A última foi o que é chamada 1 em 100 anos. Isto significou que os percusos planejados não foram possíveis," diz Fa'avae. "Tivemos um dia em que só tivemos más notícias - não tivemos outra escolha a não ser mudar o percurso - foi incrível realmente."
Na sexta-feira as equipes receberam os mapas e acompanharam o briefing. Mesmo com as alterações, a organização prometia uma grande desafio para ambas as provas e as previsões para a chegada das primeiras equipes eram de 7 horas (90 km) para o evento de 6 horas e 11 horas (100 km) para o evento de 12 horas.
Dada a largada as equipes favoritas logo assumiram a liderança. A Atenah (Nora Audrá, Sia Svensden e Sarah Fairmaid) e a campeã de 2007, Daniell-Smith Lei Team (Elina Ussher, Fleur Lattimore e Jodie Fa'avae - esposa de Nathan) foram as primeiras a chegar na primeira transição e dividiram o rafting abrindo ainda mais a vantagem em relação às outras equipes.
Após 1 hora descendo o Rio Clarence, os primeiros botes chegaram na segunda área de transição, onde a prova realmente começou. Nesta transição as equipes tomaram rumos diferentes. As equipes que disputavam a prova de 12hrs partiram para um longo trekking de 20km com 1100m de ascensão. A primeira equipe a sair da transição foi a Atenah, seguida de perto pela Daniell-Smith Lei Team.
A disputa entre as duas equipes foi acirrada. Após uma mountain bike de 40km ambas equipes chegaram juntas na última transição decisiva, saindo para um trekking até o topo do Mount Fyffe em mais uma bruta escalada de mais de 1400m.
A Atenah foi mais eficiente na transição e partiu na frente da Daniell-Smith, chegando ao topo com uma vantagem de 5 minutos e foi imbatível na descida. Após uma rápida transição a equipe partiu rumo a chegada.
Após 10 horas exatas de prova, a Atenah cruzou a linha de chegada para sagrar-se campeã do Spring Challenge 2008, 5 minutos a frente da Daniell-Smith.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website