Equipe feminina é formada na Bahia e conquista ótimo resultado em sua estréia

Por Arnaldo Maciel - 16 Out 2008 - 09h23

A Bahia dá mais um passo importante na história das corridas de aventura e monta seu primeiro quarteto feminino e competitivo. Formado por corredoras experientes com Luciana Freitas e Taty Paiva que correram o Brasil Wild Extreme por equipes da Bahia, mais Gabriela Carvalho, corredora desde as primeiras provas no estado e que após a maternidade está de volta e Sara, que embora com menos experiência que as companheiras, mas já com uma Carrasco 2008 e um CNA Sergipe, provas com mais de 200 km no seu curriculo, foi formado a equipe "Penelopes do Agreste" que debutou na corrida Bahia ao Xtreme em 12 de Outubro, obtendo um ótimo resultado (5º lugar na categoria Pró) e que prometem ser uma equipe que incomodará muitos marmanjos por aqui.

Vejam abaixo o release da prova feito pela capitã e navegadora, Luciana Freitas:

© Arnaldo Maciel

© Arnaldo Maciel

© Arnaldo Maciel

Desafio- montar uma equipe só de mulheres
A grande oportunidade veio com a corrida Bahia ao Xtremo. Fora do Ranking, barata, em casa. Taty, Saroca e Gabi aceitaram de primeira. Como éramos quase todas do Agreste, resolvemos usar nosso sobrenome "de guerra" e assim surgiram as Penélopes do Agreste. Nos inscrevemos, fizemos camisas Rosa Pink de Penélopes, organizamos tudo (equipe de mulheres é organizada viu?!), treinamos juntas e nos divertimos muito com os preparativos até chegar o grande dia.

Depois do briefing, fiquei até 2 da manhã olhando aquele mapa e me perguntando porque diabos eu nunca tinha treinado em Pituaçu. Acho que todo mundo conhecia aquele parque, menos nós. Vamos lá! Equipe bonitinha, tudo rosinha, colete de prova esculhambando nosso uniforme, entrevistas, piadinhas, apelidos "criativos", apelidos generosos.

Largamos no bolo, pequena dificuldade de alinhar os barcos. Gabi remando igual a louca junto com Saroca, eu e Taty logo atrás. PC1!! PC2! Pegamos as bikes no PC3! Fomos para o PC4 em alta, gritando para o povo sair da frente. Voltamos pelo mesmo caminho para pegar o PC5. Entramos na trilha logo atrás da Atlas Brasil. "Que bom! Não estamos sozinhas!" Trilha errada, voltamos! Desanimar nem pensar!! Enquanto eu navegava, Saroca conferia tudo. Lugar maravilhoso! Fizemos a prova curtindo cada momento. Cada ladeirona!! O porta-mapas tremia junto com meus olhos! De vez em quando diminuía a velocidade para enxergar! PC5 UHUUU! Deixamos a bike no 6.. PC7 no trekking, lá vamos nós subindo a ladeira, êpa, volta! Pugliese, valeu pela forcinha! Seguimos a trilha do 7. Tinha que prestar atenção no mapa! O caminho para o 8 era cheio de trilhas. Acabamos despencando ladeira abaixo, nos embrenhando em cansanção e tiririca, chegamos perto do rio, andamos pra esquerda e nos embrenhamos ladeira acima pra pegar ao PC.

Cada chegada nos PCs era uma alegria! O pessoal sempre fazia festa, incentivava, ficamos famosas! Tinha muita trilha para o PC9, por isso eu e Gabi (Exímia contadora de passos) descemos a ladeira até o cruzamento do PC7, sem medo de sermos felizes e voltamos contando passos. Nossa! Que precisão!! Lá estávamos nós no PC9. Já estávamos decididas a atravessar o rio para o 10, mas Taty teve dúvida. Saroca a convenceu com aquela vozinha bem mansa, dizendo que não a deixaria, que não tinha risco, blá, blá, blá... enquanto isso eu e Gabriella do Agreste guardávamos algumas coisas para os procedimentos de travessia. Saroca (nossa super nadadora) nos orientava o tempo todo sobre como era melhor nadar, posição da cabeça, dos braços, etc. Lá fomos nós, Penélopes do Agreste, nos deliciando com aquela água suja do Parque de Pituaçu, nos refrescando, falando da beleza daquele lugar, do prazer de estarmos ali juntas.. Já chegou na beira!! Taty mandou super-bem!! Nadou rápido, superou o medo e curtiu o momento junto com a gente! Batemos o azimute-PC10 na cara! O 11 foi beleza e lá fomos nós escalar. Saroca e Taty ficaram nas tentativas enquanto eu e Gabi fomos pegar as bikes. A parede era totalmente diferente dos treinos de escalada que fizemos, tava todo mundo se acabando pra subir, inclusive os que nos humilharam terrivelmente nos treinos da AABB, subindo muito rápido.

Ops!! Pneu furado!! Êta diacho! "Gabi vai lá ver se nesse trecho pode dar apoio enquanto vou tentando trocar". Quando Gabi chegou esbaforida a bike já estava pronta. Quando iniciava a cirurgia de troca, o meu anjo da guarda, Zé, mandou O Gordo e o Magro (não tão magro..) do Agreste para ajudar. Valeu meninos!

Vamos lá pessoal! Falta pouco pra gente sair desse Parque! PC14 e preferimos não atravessar com as bikes, apesar de temos nos preparado amarrando garrafinhas vazias nas bicicletas. Fomos para o 15 pela trilha, a contragosto de Saroca. Destemida, esta figura citada anteriormente, resolveu descer aquela pirambeira do meio do caminho pedalando, caiu com tudo e precisou de ajuda no processo de separação :"bike X pessoa" . Ganhou um tornozelo inchado e uma meia lascada de presente.

No PC15 fomos informadas que a corrida acabaria no Jardim dos Namorados. Bastava fazermos o Trekking/costeira. Cancelado o remo até o Espanhol. "Vamos lá gente!! Vamos o mais rápido que pudermos. Tem uma equipe atrás de nós e quatro na frente. É correr para eles nem avistarem a gente, senão já sabe: dá estímulo ao adversário. Vamos reduzir nosso tempo de prova!". Vimos Léo e Paty da R2 em nossa frente e miramos neles e nos meninos da Daventura que estavam correndo pra caramba. Gabi segurava em minha mochila e Saroca na de Taty, seguimos alternando corrida/trekking por todo o trecho até o Jardim dos Namorados. A união fez a maior diferença.

A prova foi linda! Massa mesmo! Nem preciso dizer o quanto nos divertimos! Agradecemos aos que torceram pra sairmos vitoriosas porque isso estimula muito, a energia é muito boa e a gente fica mais confiante. E também aos que não acreditaram porque funciona da mesma forma: só dá vontade de ir bem mais longe.

Meninas!!! Que SHOOOOW!!

Taty: Mulher retada! Sempre concentrada, poderosa, preparada, vitaminada!! Ninguém ouvia a respiração dela. Tenho que treinar mais pra acompanhar esta moça!

Saroca: Uma fofa! Caaalma! Tranquila, atenta, forte, prestativa, corajosa! Parece que nasceu fazendo Corrida de Aventura.

Gabi: Nossa!! Essa daí nem se fala! Não teve tempo para se dedicar aos treinos como gostaria. Mas Gabriella ri na cara do perigo! Não tem palavrão que ela não saiba pronunciar! Não tem sofrimento que a faça parar! É força bruta mesmo! E o passo dela dá a conta fechada! Nunca vi um negócio daquele!!

Euzinha tenho muito o que aprender, concentrar, observar, confiar. Navegar com equipe é bem diferente de uma prova solo ou de orientação. Se lenhar sozinha é diferente de botar todo mundo pra se lenhar. O desgaste é maior! Cheguei em casa exausta, com sono, preguiça! Mas o sentimento era de êxtase, de felicidade plena e absoluta!! Não cabia em mim de alegria!

Mauroba! Você é muito bacana viu!!?? Que apoio massa!! Arnaldo, você é um amigão mesmo! Valeu meninos!

Beijos a todos!

Lulu do Agreste
Retroceder Nunca, Render-se Jamais e Divertir-se Sempre

Arnaldo Maciel
Por Arnaldo Maciel
16 Out 2008 - 09h23 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais