Mais de 50 equipes já confirmaram presença no Estoril Portugal XPD Race 2008

Por Redação - 21 Out 2008 - 17h54

A pouco mais de um mês da largada de mais uma edição do Estoril Portugal XPD Race o limite de inscrições já está praticamente atingido. Isto porque 50 equipes vindas de 20 países já confirmaram a sua presença na mais longa corrida de aventura já realizada em Portugal, que acontecerá entre 30 de Novembro e 4 de Dezembro.

Depois do sucesso da edição de 2007, em 2008 o Estoril Portugal XPD Race promete surpreender ainda mais os participantes. Para isso a organização tem estado no terreno a traçar e a testar um percurso repleto de novidades, mais longo e ainda mais exigente. No total serão mais de 700km por áreas tão distintas como o Parque Natural da Arrábida, o Estuário do Sado, Montejunto, a Arriba Fóssil da Costa de Caparica, Montejunto e o Parque Natural de Sintra-Cascais. A progressão será sempre feita sem recurso a meios motorizados e uma boa estratégia e gestão de esforço serão fundamentais para um bom resultado final.

A cerca de mês e meio da largada desta etapa do Adventure Racing World Series (ARWS), a qual dará novamente a qualificação — desta feita não apenas ao vencedor mas aos três primeiros classificados — para o Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura, que em 2009 decorrerá em Portugal, a organização não podia estar mais otimista. “As inscrições só fecham em 15 de Novembro e neste momento temos 50 equipes confirmadas. O limite é 60 e estamos convencidos que, muito provavelmente, será superado”, refere Alexandre Guedes da Silva, coordenador do XPD.

Certa é já a presença dos vencedores de 2007, os espanhóis da TEVA, que Alexandre acredita que “vêm para ganhar.” Quanto ao percurso, é também este responsável que levanta um pouco o véu sobre o que espera as equipes. “Irão atravessar tipos de terreno muito variados, desde praias e dunas até montado e floresta mediterrânica. Irão encontrar desde golfinhos até touros e terão de fazer uma boa gestão de prova. Até porque tudo está planeado para recompensar a formação que efetuar as melhores opções”, refere Guedes da Silva, garantindo que, “o descanso, a navegação noturna, a seleção de equipamentos, a boa nutrição e hidratação serão cruciais para resistir até ao fim.” Ao longo dos cinco dias de competição, as equipes nunca recorrerão a meios motorizados para progredir no terreno, socorrendo-se sempre de meios amigos do ambiente para o fazer. Assim, além da corrida e da caminhada, os atletas ainda terão de utilizar MTB, canoagem, patins, Trikke, natação, surf/bodyboard ou mesmo espeleísmo para superarem os desafios do percurso.

Entre as novidades da corrida deste ano, que terá 100 horas, mais 19 horas do que no ano passado, contam-se a criação de áreas de espectadores, onde será possível acompanhar a passagem das equipes, e a transmissão online, no site da prova, do desenrolar da competição.

Mais informações: www.portugalxpdrace.com

Redação
Por Redação
21 Out 2008 - 17h54 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais