Com a 4ª colocação no Ecomotion Pro 2008, a equipe Sundown Oskalunga sagrou-se a melhor equipe brasileira no evento, título conquistado também em 2005 (Serras Gaúchas) e em 2007 (Búzios). O resultado marca também a melhor colocação brasileira nas edições do AR World Championship. Depois de muito tempo correndo com a formação tradicional dos quartetos, este ano a equipe decidiu mudar e apostou na presença de duas mulheres, trazendo mais equilibrio de acordo com Guilherme Pahl.
Conheça um pouco da história e como foi o preparativo da equipe para este mundial:
Formação atual
Frederico Gall – Designer - 35 anos
Guilherme Pahl – Estudante de Educação Física - 27 anos
Barbara Bomfim – Estudante de Engenharia Florestal - 26 anos
Camila Araujo Nicolau – Estudante de Arquitetura - 23 anos
Alexandre Carrijo – Administrador de Empresas - 35 anos
Kenny Sousa – formado em Educação Física - 31 anos
Mirela Albrecht - formado em Educação Física - 32 anos
Monclair Cammarota – Engenheiro Florestal - 29 anos
A história da equipe
» Lico - A equipe Oskalunga surgiu em 2000, para participar da primeira etapa da Ecocerrado, foi a primeira prova realizada na região Centro-Oeste. Os integrantes foram: Guilherme Pahl, Monclair Cammarota e Janaína Rodrigues. Na segunda etapa eu montei uma equipe (Kalanga) e também participei. Na terceira etapa as equipes Oskalunga, Kalanga e Furando Fila (equipe da Barbara) participaram.
O desempenho da equipe foi ótimo. Estávamos começando, era só alegria. Eu, na verdade, porque ganhei a segunda etapa, hahahahahaha.
» Guilherme - na época a gente já "sabia tudo" de corrida de aventura, tanto que no trecho de trekking a gente usava bermuda de surf, na bike meias de futebol e na canoagem o salva-vidas de avião que o amigo de um amigo meu meteu na mochila durante alguma viagem... já nascemos sabendo..
Pontos fortes
» Lico - Somos uma equipe, portanto tentamos nos igualar em todos os aspectos. Acredito que a única função distinta fica com os navegadores Guilherme e eu.
» Guilherme - De fato temos caracteristicas complementares que nos ajudam dentro e fora das provas, acho que por isso nos mantemos juntos há tanto tempo.
Barbara tem um perfil General e bota ordem na casa;
Lico mantém o alto astral da equipe em todos os momentos;
Camila é super técnica em todas as modalidades;
Eu gosto de botar uma pilha no time, de vê-los motivados;
Carrijo é cara da visão de futuro;
Monclair tem o dom da comunicação;
Mirela é super competitiva;
e o Kenny é mais forte que muro de concreto!
Treinamentos
» Guilherme - treinamos, em média, de 4 a 6 horas todos os dias, descansamos uma modalidade por vez alternando os treinos de transição com corrida, bike e caiaque. Transição para o trabalho. Meu carro é meu AT e saio de casa todos os dias com meus equipamentos obrigatórios
» Lico - Fazemos nossos treinos com o acompanhamento da Top Sport Assessoria Esportiva. Trabalho e treino é daquele jeito: correria total, mas faz parte. Descansar só no caixão.
Origem do nome da equipe
» Lico - É uma homenagem aos últimos quilombolas na região Norte de Goiás, os Kalunga.
» Guilherme - Kalunga é um povo descendente de escravos que fugiram para o norte de Goias e se mantiveram isolados até a década de 80, quando ainda pensavam existir escravidão. Foi uma homenagem à resistência e à garra deste povo que encontrou um paraiso para ser livre.
Episódio
» Lico - Uma vez dei um susto, mas um susto!!! Imagina o pior da sua vida na minha equipe. Só poupei a Barbara. Estávamos realizando o trekking do Pati (Ecomotion Pro 2003) e o pessoal estava lento e morrendo de sono. Foi aí que me escondi atrás de uma pedra e Uoruoruoruouruoruouo, dei o maior susto no Guilherme e Monclair que quase se abraçaram de tanto susto. Foi hilário!!!
Pré-mundial 2008
» Lico - A temporada 2008 foi totalmente voltada para o mundial. Escolhemos as provas com muito cuidado e, a partir do segundo semestre, nos focamos no Ecomotion 2008. Os treinamentos foram estafantes, mas muito corretos. Acredito que o diferencial tenha sido a nutrição, que com apoio da Clínica 449, realizamos um excelente trabalho. A busca por patrocínio é constante, mas felizmente podemos contar com a Sundown Bikes que já esta trabalhando conosco há 4 anos.
A definição da equipe também foi um ponto forte, optamos correr com duas mulheres para tentar estabilizar a equipe, além de dar mais resistência e beleza, hahahahahahaha. Vários fatores influenciaram a escolha dos atletas, mas os mais importantes foram a vontade e o comprometimento.
» Guilherme - Com duas mulheres a equipe ficou mais equilibrada. Soubemos manter um ritmo crescente do inicio ao fim da corrida. Tenho certeza de que foi a estratégia certa. Sobre o treinamento também fizemos uma preparação muito mais específica do que em todas as outras temporadas. Focamos em treinos longos e no desenvolvimento do endurance, chegando a fazer sessões de 9 horas de canoagem, 6 horas de corrida e 10 horas de pedal. Simulamos, o quanto pudemos, as condições da prova e para isso treinar em Brasilia foi ideal. Enquanto todos os brasilienses reclamavam do calor e da seca, nós rezavamos todos os dias por um Sol mais forte... Teve um treino especifico que desenvolvemos junto ao Fernando, nosso nutricionista da 449, onde simulamos a situação de desidratação. A idéia era reconhecer como nosso corpo e nossa performance como equipe reagiriam nesta condição. Para isso corremos 3 horas com 500ml de água... Valeu a pena.
O mundial
» Lico - A equipe foi ótima, fizemos quase tudo certo. Planejamos a prova depois do briefing e podemos visualizá-la com muitos detalhes. Sem perrengues. Pensamos muito durante toda prova e resolvemos nos poupar para o final.
Relacionamento: com o compromisso, esquecemos de tudo enquanto estamos competindo;
Apoios: 100%;
Tempo de sono: O obrigatório;
Alimentação: A melhor para o melhor resultado, graças à clínica 449.
» Guilherme - Sem dúvida fizemos a melhor prova da nossa carreira até aqui. Fizemos uma estratégia perfeita para as características do nosso time. Sabiamos que nossa caracteristica era diferente das outras equipes e que as estratégias seriam diferentes, por conta disso fizemos um pacto entre nós de não ler nenhuma planilha de PC. Fizemos a prova toda sem nos preocuparmos com as escolhas dos outros times. Tínhamos nosso plano e nos momentos que precisamos reavaliar a estratégia, tomamos nossas decisões baseadas na nossa corrida e não na prova que as outras equipes vinham fazendo. Acertamos nas táticas.
» Camila Nicolau - Foi muito gratificante o resultado obtido no mundial. Batalhamos muito por isso, fizemos treinos específicos e focamos, investimos nossas fichas todas na prova. Quando chegamos lá, sabíamos o que fazer, tínhamos nos preparado para o que vinha pela frente. Durante a prova fomos calmos, visualizamos o percurso e traçamos uma estratégia que foi cumprida. Não nos importamos com colocações.
O fato de serem duas mulheres na equipe contribuiu para a constância, paramos super pouco, somente o necessario, e a agilidade nas transições, por exemplo. O apoio foi 10 também, selecionamos somente quem fosse realmente essencial. Cada um tinha papel fundamental. O Fernando, por exemplo, é nosso nutricionista que calculava em cada perna a quantidade exata de comida e água pra nós. Saímos como camelo, nunca carreguei tanta água nas costas e eram sempre no mínimo 2 sacos de hidratação com isotônico e água. Em nenhum momento pensamos em economizar, sempre tinhamos o suficiente para a sobrevivência e para a boa performace, já que a desidratação é um dos maiores sintomas na queda de performace durante as provas. Queríamos andar forte, estar bem o tempo todo, por isso não achamos ruim estar sempre carregados de muita água!! A alegria da chegada tambem foi única, quase como a vitória! Foi muito bom estar entre os melhores do mundo, mas não vamos descansar enquanto não chegarmos lá, no lugar mais alto. Do ano passado para esse aprendemos com os erros cometidos, esse ano foram detalhes que nos atrasaram e assim seguimos para 2009 à procura da prova perfeita. O primeiro passo esta dado: é a vontade!
Queria colocar que tenho muito orgulho de fazer parte d'Oskalunga, que é um time com grande garra. Apesar de ser quase que a mais nova atleta do time, já fui contagiada pela perseverança e vontade da equipe. E por mais que diferenças existam, nosso foco é o mesmo e é único!
A equipe estará no Mundial 2009?
» Lico - Se Deus quiser! A temporada 2009 será toda voltada para o campeonato mundial em Portugal. Já estamos agendando uma prova na Espanha e gostaríamos de fazer uma outra, talvez também em Portugal.
» Guilherme - Sim. Queremos manter o foco no Campeonato Mundial. Estamos há 8 anos no circuito nacional participando de provas em todas as regiões do Brasil, com uma média de 15 corridas de aventura por temporada. Isso nos deu uma base bem sólida para nesse momento galgar o Circuito Mundial. Aproveito para agradecer a toda galera que torceu pela Oskalunga no mundial e em toda a nossa trajetória. Vocês que nos dão força quando estamos andando no final da fila, lá no meio da mata. Obrigado por manterem a Fé Inabalavel.
Copyright©2000-
Adventuremag - Informativo sobre corrida de aventura - Política de privacidade
Proibida a reprodução, modificação e distribuição, total ou parcial de qualquer conteúdo deste website